O Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes desenvolve investigação artística, informada por práticas e conceitos inscritos nos impulsos humanos da nossa era pós-digital, pelos desafios e possibilidades das artes digitais e das 'digital humanities', em articulação com a complexidade dos processos e tecnologias das artes analógicas. Os debates contemporâneos das artes e das humanidades digitais e tradicionais estimularam a definição dos nossos objectivos e pesquisas, articulados em quatro focos de investigação: Som e Música, 'New Media Art', Cinema e Arte Cinemática, Património e Conservação-Restauro:

  • Como poderão as nossas experiências musicais (escutar, executar e conceber) informar-se mutuamente em processos de criação, interpretação e actividade colaborativa num mundo sonoro onde os géneros musicais e nível de encorporamento são valorizados diferenciadamente?
  • Como poderão as tecnologias sonoras digitais reactivar respostas perceptuais profundas e manter a sua força expressiva na criação de novas gramáticas musicais?
  • Como poderão as práticas actuais das artes digitais interactivas ser calibradas com os já históricos Novos Media nesta sua fase madura, enquanto alargam a sua influência na sociedade, na tecnologia, na ciência ou na economia?
  • Como poderá a relação entre o cinema e a arte e cultura contemporânea ser redefinido, recebido e produzido no nosso mundo orientado pelo digital?
  • Como poderá ser enquadrada a gestão sustentável do património para responder a antigos problemas de conservação e restauro à luz dos actuais processos de culturização, das metodologias de conservação e dos desafios colocados pelas mudanças climáticas?
  • Como se poderá integrar a preservação de património material e imaterial em redes de conhecimento conscientes das práticas em constante actualização do criador-utilizador-consumidor da era pós-digital?
Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) CITAR Research Centre Logo Memória, Mudança, Empreendedorismo e Inovação Saber Mais 1.11