Entidades Associadas

Algumas Instituições, ainda que sediadas a grande distância - é o caso da Universidade de S. José (o antigo Instituto inter-Universitário de Macau) - e com personalidade autónoma, inserem-se no quadro da Universidade Católica Portuguesa:

A Fundação D. António Ribeiro tem como finalidade promover e desenvolver os estudos teológicos e religiosos, nomeadamente através da Faculdade de Teologia.

A Sociedade Científica da UCP (SCUCP) reúne cerca de 300 sócios, docentes e investigadores de Instituições de ensino superior na sua maior parte. A SCUCP tem especialmente por finalidade promover a cultura, inspirada nos valores cristãos e a investigação científica, numa perspetiva interdisciplinar e de síntese do saber.

A Universidade de S. José foi criada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Diocese de Macau em 1996 com o nome de Instituto Inter-Universitário de Macau (IIUM), tendo mudado para o atual nome em Dezembro de 2009. A sua atividade teve início com Mestrados na área da Gestão e da Economia, que se estenderam entretanto a outras áreas, nomeadamente a Ciências da Educação e a Tecnologias da Informação. É frequentado por alunos locais e por um público internacional, sobretudo dos países asiáticos mais próximos.