CARE to Innovate | Oradores

CARE - Peter Hanenberg

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 


Peter Hanenberg 

Vice-Reitor para a Investigação e Inovação, Diretor da Escola Doutoral da UCP (CADOS). Doutorado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Bamberg, Alemanha, em 1993, é desde 2006 Professor Associado na FCH. De 1988 a 1995 foi professor assistente na Universidade de Bamberg e entre 1995 e 2006 coordenador de Estudos Alemães na Faculdade de Letras da UCP em Viseu. Presidente da Associação Portuguesa de Estudos Germânicos (APEG) 2006-2010. Membro do Centro de Investigação em Comunicação e Cultura (CECC), que coordena desde 2012. Vice-dean da FCH de 2016-2019. A sua investigação é dedicada à literatura e cultura europeias desde o século XVI, à ideia de Europa e à sua representação, bem como à intersecção entre as Ciências Cognitivas e os Estudos Culturais.

 


 

Prof.ª Doutora Isabel Braga da Cruz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Isabel Braga da Cruz 

Isabel Braga da Cruz integra atualmente a equipa reitoral da Universidade Católica Portuguesa, como Pró-Reitora responsável pela gestão do Centro Regional do Porto (2017-presente). Foi Diretora Executiva da PortugalFoods - Pólo de Competitividade e Tecnologia Agroindustrial: Alimentos Saúde e Sustentabilidade (2016-2017) e Executive Coordinator da Knowledge Division na PortugalFoods (2010-2016). Ao longo da sua carreira desenvolveu colaborações várias com a indústria na área da transferência de tecnologia e na identificação de oportunidades tecnológicas e de mercado, promovendo parcerias entre o tecido industrial e a academia, com objetivos de promoção da inovação, aumento do índice tecnológico e da competitividade das empresas.

Como empreendedora, foi sócia fundadora de duas empresas: a WEDOTECH – Companhia de Ideias e Tecnologias, Lda. (2006-2019) e a WEDOEKO – Produção e Comercialização de Produtos e Tecnologias de base Natural, Lda. (2015-2019).

Isabel Braga da Cruz tem um Doutoramento em Biotecnologia, pela Universidade Católica Portuguesa, em colaboração com a Nestlé, Nestlé Research Centre (Lausanne, Suíça) (2006). Pós-graduação em gestão, pela North Caroline State University e COTEC Portugal - Programa COHITEC - “Turning Technologies into Business” (2004). Mestrado em Ciência e Engenharia Alimentar (componente curricular), pela Universidade Católica Portuguesa, Escola Superior de Biotecnologia (1996). Licenciatura em Engenharia Alimentar, pela Universidade Católica Portuguesa, Escola Superior de Biotecnologia (1994).

Ao longo do percurso profissional tem tido um papel ativo junto das tutelas, comunidade empresarial e academia, traduzido pelas participações como perito e/ou integrando comissões consultivas e científicas relacionadas com o setor agroalimentar português e inovação. Integra o Conselho Superior e o Conselho de Gestão Financeira da Universidade Católica Portuguesa. É membro da Comissão Consultiva da COTEC; da Comissão Consultiva da APCER; e do Conselho Regional de Inovação da S3 NORTE, como representante da plataforma dos Sistemas Agroambientais e Alimentação, entre outras participações.

 


 

Alex Standen

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alex Standen – The London School of Economics and Political Science (LSE) 

Como Coordenadora do Desenvolvimento Académico, Alex Standen é responsável pela equipa de Desenvolvedores Académicos do Centro Eden, que oferece um vasto e variado programa de eventos, workshops e programas para todos os funcionários da LSE que ensinam e apoiam a aprendizagem. A equipa de Desenvolvimento Académico também trabalha em estreita colaboração com os departamentos académicos para oferecer orientação e desenvolvimento no ensino e aprendizagem, no aprimoramento do currículo, e na avaliação e feedback.

Alex Standen tem um interesse particular no desenvolvimento de supervisores, mentores académicos e qualquer pessoa que trabalhe individualmente com os estudantes, através de abordagens de coaching e no desenvolvimento de culturas positivas de pesquisa e ensino. Recentemente, ela tem trabalhado mais extensivamente com líderes educacionais e é Co-Presidente da rede Education Career Track e responsável pelos Eden Fellows, o esquema acreditado pela Advance HE para todo o pessoal obter reconhecimento profissional pela sua experiência e especialização no apoio ao ensino e aprendizagem no ensino superior.

Antes de se juntar ao Centro Eden, Alex Standen trabalhou durante 8 anos no Centro Arena da UCL, onde liderou uma variedade de programas de desenvolvimento académico. Antes disso, Alex Standen ensinou Italiano e Estudos Europeus nas Universidades de Birmingham e Auckland, tendo obtido o seu doutoramento em literatura italiana contemporânea.

 


 

Fotografia de Amanda Franco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Amanda Franco

Amanda Franco é doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, e pós doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro (CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores). Os seus interesses de investigação têm sido, principalmente, a promoção do pensamento crítico no quadro do desenvolvimento e profissional de docentes do ensino superior.

 


 

Ana Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

 

Ana Oliveira

Doutorada em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa, é coordenadora do Mestrado em Serviço Social e da Pós-Graduação de Avaliação em Programas e Projetos Sociais, da Pós-Graduação em Práticas Artísticas e Inclusão Social e da Pós-Graduação em Gestão de Projetos em Cooperação para o Desenvolvimento. Investigadora do CRC-W, colabora atualmente no projeto de investigação e extensão universitária, financiado pela Porticus, “SfG Hub to address the needs of Catholic Organizations working with Children” - Desenvolvimento de uma cultura cuidadora e protetora usando abordagens positivas e centradas na criança. As suas principais áreas de investigação são a inovação social e intervenção social, a intervenção com famílias e jovens, as teorias para a prática em Serviço Social e a mediação social e intercultural. É ainda consultora nas áreas do planeamento, gestão e avaliação de programas e projetos, planeamento estratégico territorial, liderança e gestão de equipas. As suas áreas de publicação situam-se nas áreas de intervenção com jovens, nas teorias e práticas de Serviço Social e na mediação social e intercultural.

 


 

Fotografia de Ângela Maria Pereira e Sá Azevedo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ângela Azevedo

Ângela Sá Azevedo é Professora Auxiliar na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP). É Doutorada em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, desde 2006. Na mesma instituição realizou o Mestrado em Desenvolvimento e Educação da Criança (Intervenção Precoce), em1998. É licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, desde 1991.

Apresenta uma vasta experiência profissional no âmbito da Psicologia Clínica e da Psicologia da Educação, tendo nesta última área da Psicologia assumido funções de coordenação de um Gabinete Psicopedagógico dedicado à intervenção, durante 25 anos, em áreas como o Desenvolvimento de Carreira, Educação Inclusiva, Autorregulação e Motivação da Aprendizagem. Foram-lhe conferidas as Especialidades de Psicologia da Educação (2016) e de Psicologia Clínica e da Saúde (2019), assim como as Especialidades Avançadas em Necessidades Educativas Especiais (2016) e em Psicologia Vocacional e Desenvolvimento da Carreira (2016) pelo Colégio das Especialidades da Ordem Dos Psicólogos Portugueses.

Coordena o Mestrado em Psicologia da Educação desde 2008 na FFCS – UCP e é membro da Comissão de Coordenação da Licenciatura em Psicologia, desde 2020.É membro do Conselho Científico da FFCS-UCP desde 2008. É investigadora do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) da UCP nas áreas da Motivação, Autorregulação do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Relação Pedagógica, Desenvolvimento Emocional e Psicossexual, Desenvolvimento Vocacional e da Carreira, Educação Inclusiva. Apresenta publicação relevante no âmbito da Psicologia da Educação.

 


 

Débora Campos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Débora Campos 

Débora Campos possui um doutoramento em Biotecnologia e Engenharia e Ciência Alimentar pela UCP, desde 2019. Durante este período, teve uma missão de longa duração no IPROBIQ, Universidad de Rosario (Rosario, AR), e três missões de curta duração, no Laboratório Internacional de Nanotecnologia (Braga, PT), na UC Davis (Ca, EUA) e no Food Systems Lab, MIT (Mass, EUA). A sua formação está relacionada com o desenvolvimento à base de bioestruturas para melhorar a nutrição e segurança dos produtos alimentares. O seu doutoramento relacionado com o 'Desenvolvimento e caracterização de ingredientes funcionais através da valorização de subprodutos de abacaxi' foi premiado pelo R&D+i na categoria de sustentabilidade do Born from Knowledge (BfK) Idea Award e com uma carta de louvor em reconhecimento da sua contribuição sobre polifenóis e Saúde pelo comitê científico do ICPH realizado no Japão. Em 2019, trabalhou como Pesquisadora Pós-Doc no Departamento de Novos Alimentos da AZTI (Bilbao, Espanha), onde desenvolveu o projeto H2020 'SMARTCHAIN', com o objetivo de acelerar a cadeia de fornecimento de alimentos de curto prazo, sob a construção de modelos de negócios robustos e soluções práticas inovadoras. Desde 2020, tem sido Pesquisadora Pós-Doc na UCP trabalhando no Laboratório de Produtos Biobaseados e Biomédicos, 1º no projeto MULTIBIOREFINERY financiado pela FCT, estudando a composição e propriedades funcionais de resíduos alimentares definindo aplicações sustentáveis para sinergias industriais. Atualmente, está a desenvolver o projeto H2020 MIRACLE, no desenvolvimento de planos de exploração e um modelo de negócios robusto, para a comercialização dos resultados do projeto. Débora tem um índice h de 23 (google acadêmico), 49 artigos de pesquisa e revisões em revistas revisadas por pares, 8 capítulos de livros (1 de colaboração internacional) e mais de 40 resumos em conferências (inter)nacionais. Autora de uma patente concedida pela UE e coautora de 1 patente registada. Foi a fundadora da start-up AgroGrIN Tech (Spin-off da UCP). Adquiriu competências em transferência de tecnologia através de intensa participação em programas de desenvolvimento e aceleração de ideias. Foi selecionada pela EIT Food GFV2018 como uma distinta estudante de doutoramento e foi selecionada para o 'EIT Food Innovator Fellowship' 2019 como um talento com potencial criativo e inovador, para um programa de formação em Cambridge, UK. Foi membro da equipa do NANODAIRY, projeto GastroCure (projetos nacionais) e BiValBi, FODIAC e MediSmart (projetos da UE) e posteriormente no MIRACLE (projeto da UE). Débora é co-supervisora de 3 estudantes de doutoramento com bolsa FCT (2020-24), 1 estudante de mobilidade de doutoramento da Argélia e supervisionou 2 estudantes de licenciatura da Turquia.

 


 

Diana Soares

 

 

 

 

 

 

 

 

Diana Soares 

Diana Soares, doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Minho em 2015 e com formação base em Psicologia da Educação, é Professora Auxiliar convidada e membro da Direção para a ‘Qualidade do Ensino’ da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e investigadora no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano. Desenvolve, ainda, atividades de investigação no Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES).

Participa em diversos projetos sobre políticas e práticas educativas no Ensino Superior e Não-Superior. É autora e coautora de diversas publicações nacionais e internacionais, participando como oradora e formadora em congressos, conferências e ações de formação. É consultora na área da Educação, no âmbito do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME FEP-UCP) e a nível da gestão local e intermunicipal de projetos educativos.

 


 

Filipe Daniel Martins

 

 

 

 

 

 

 

 

Filipe Daniel Martins

Filipe Martins é Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e Investigador do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano. É doutorado em Antropologia Urbana pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (2013), com a tese “Entre Projeto e Convivência: ser jovem na periferia do Mindelo, Cabo Verde ”. Realizou posteriormente estudos de Pós-doutoramento em Ciências da Educação na Universidade Católica Portuguesa. Tem desenvolvido investigação etnográfica com jovens em contextos urbanos de Cabo Verde e Portugal, com particular enfoque nas trajetórias educacionais, inclusão escolar e participação cívica. Tem colaborado em diversos projetos e organizações socioeducativas, tanto em Portugal como em Cabo Verde, nas áreas da inclusão social, do desenvolvimento comunitário, da educação para a cidadania e direitos humanos e da diversidade cultural. Atualmente coordena um projeto de investigação de âmbito nacional sobre avaliação de competências de cidadania em contexto escolar.

 


 

Filipe Santos - Diretor CLSBE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Filipe Santos

Filipe Santos é Professor de Empreendedorismo Social e Diretor (Dean) da CATÓLICA-LISBON, sendo titular da Cátedra Alfredo da Silva em Empreendedorismo e da Chair Girl Move Academy for Social Entrepreneurship. Desempenhou funções como Diretor-Adjunto para a Faculty antes da sua nomeação como Diretor em Fevereiro de 2019. É também Professor Visitante no INSEAD, escola onde foi professor de carreira durante 12 anos entre 2003 e 2014. No INSEAD, Filipe Santos dirigiu o Centro de Empreendedorismo entre 2009 e 2013 e fundou e dirigiu a Iniciativa em Empreendedorismo Social de 2007 a 2014. Tem licenciatura em Economia e Mestrado em Gestão e Estratégia. É Doutorado em Ciências da Gestão e Engenharia pela Universidade de Stanford, com foco em Empreendedorismo. Recebeu da Universidade de Stanford o prémio Lieberman por contribuições extraordinárias para a Universidade ao servir como Chair of the Graduate Student Council of Stanford University dos 8000 Alunos Graduados.

A investigação do Professor Filipe Santos tem sido publicada nas revistas científicas mais prestigiadas em Gestão e foi citada mais de 7500 vezes (Google Scholar). A sua investigação encontra-se na interseção entre a estratégia, teoria das organizações e empreendedorismo, com um foco no setor emergente do empreendedorismo social e inovação social. Outros temas de investigação são a inovação em modelos de negócio, o investimento de impacto, empreendedorismo corporativo e negócios familiares. É co-autor do “Manual para Transformar o Mundo” o primeiro guia para empreendedores sociais editado em Português em 2013 e com a 2ª edição (em Português e Inglês) publicada em 2016. Como educador, o Professor Filipe Santos ganhou vários prémios de excelência de ensino no INSEAD, em programas executivos e de MBA. Também recebeu o prémio EFMD 2012 para o melhor caso de estudo na categoria de África com a série de casos Nuru Energy. Na CATÓLICA-LISBON, ensina cursos de empreendedorismo social, investimento de impacto e empreendedorismo corporativo. É orador regular em eventos nacionais e internacionais sobre empreendedorismo e inovação social. Faz mentoria a empreendedores e investidores sociais.

Como empreendedor social, o Professor Filipe Santos foi co-fundador e presidente do IES-Social Business School em 2009 e do Laboratório de Investimento Social em 2013, designado de Maze-Decoding Impact. Em 2015 fundou e foi o primeiro presidente da iniciativa pública Portugal Inovação Social, a qual lançou uma inovadora política de promoção e financiamento da inovação social em Portugal, considerada uma melhor prática pela OCDE e Comissão Europeia. O Professor Filipe Santos é Presidente da European Venture Philanthropy Association (EVPA) e membro do comité de investimento do Fundo para a Inovação Social, e júri de várias iniciativas e prémios de inovação social na Europa. Ele procura contribuir para o desenvolvimento de um sistema económico alinhado com a geração de bem-estar e prosperidade, assente na energia empreendedora dos cidadãos que procuram um propósito e geram impacto social. Por fim, em setembro de 2019 recebeu o prémio Social Innovation Thought Leader da Schwab Foundation, uma das organizações do The World Economic Forum.

 


 

Frederico Fezas Vital

 

 

 

 

 

 

 


Frederico Fezas-Vital

Formado em Direito pela Universidade Católica, também estudou Gestão de Marketing no ISG, Gestão de Projetos e Liderança no INSEAD, IESE e Heriot Watt e Liderança Positiva na UN University, na Costa Rica. Em 2011 frequentou o primeiro ISEP (Programa Internacional de Empreendedorismo Social) em Portugal, um programa promovido pelo IES-SBS (Social Business School), desenvolvido pelo INSEAD. Desde então, foi Líder, Formador e Mentor em mais de 25 Bootcamps de Empreendedorismo Social com o IES-SBS. Em 2017 frequentou o primeiro programa EVPA (European Venture Philanthropy Association) para o “Scaling Impact for Social Investors”, promovido pela Católica Lisbon School of Business & Economics. Depois de trabalhar como advogado durante 3 anos, lançou e geriu um Departamento de Private Banking no BCP (1998 a 2002). Em 2002 iniciou uma série de projetos e startups, em diversos setores (2002-2007). Em 2007, começou na busca de um maior propósito para a sua vida, fundou a Terra dos Sonhos, uma ONG dedicada a trabalhar com a saúde emocional de crianças com doenças crónicas em risco de vida, crianças em risco e idosos. Em 2009 recebeu o Prémio Cidadania do Rádio Clube Português. Em 2011, o seu projeto foi reconhecido como um Projeto de Empreendedorismo Social de Alto Potencial pelo Mapa de Inovação Social e Empreendedorismo, desenvolvido pelo IES-SBS e pelo IPAV. Em 2016, começou a trabalhar com a Ashoka Portugal, como responsável pelos Programas de Educação e, em 2017, como Diretor de Competências do Changemaker para Portugal. Na Ashoka, lançou as Escolas Changemaker em Portugal, bem como o MOU para prototipagem do primeiro Ecossistema de Aprendizagem da Changemaker no mundo, juntamente com a OCDE e os Líderes de Mudanças Globais, com o apoio e a facilitação do Governo Português. Desde novembro de 2017, é CEO da Junior Achievement Portugal, a maior organização do mundo em Educação em Empreendedorismo, com impacto global em mais de 10 milhões de estudantes em 120 países. Tem também uma participação numa empresa de consultoria e formação que trabalha com a Social Innovation e Social Impact, através da qual ele continua a aumentar o impacto de pessoas e organizações. Desde janeiro de 2018, é também Assistente na CATÓLICA-LISBON em “Building Impact ventures” para Mestrados apoiados pela Cátedra em Empreendedorismo Social e o primeiro Social Entrepreneur in Residence na CATÓLICA-LISBON. Desde 2011, é mentor, formador e líder de bootcamps em empreendedorismo social, trabalhando com IES e INSEAD numa metodologia desenvolvida especificamente para iniciar projetos sociais. Atualmente dirige bootcamps e seminários de empreendedorismo social, juntamente com o Prof. Filipe Santos, no INSEAD para estudantes de Executive Masters, no campus de Fontainebleau (Paris, França).

 


 

João Cortez

 

 

 

 

 

 

 

 

João Cortez

J Cortez é doutorado em Biotecnologia Aplicada pela De Montfort University, Reino Unido (1999). Trabalhou na Nottingham Trent University de 1999 a 2008 na utilização de enzimas para modular as propriedades de matrizes baseadas em proteínas. De 2008 a 2012, ocupou uma posição Ciência 2007 na Universidade Nova de Lisboa, na área de aplicações de nanotecnologia em biossensores e em têxteis. A sua pesquisa envolveu colaboração com a indústria tanto no Reino Unido como em Portugal, e o desenvolvimento de produtos e processos. Em 2012, tornou-se Chefe do Gabinete de Transferência de Tecnologia do INEB, com responsabilidades como Oficial de Projetos Internacionais. No i3S, foi Chefe do Gabinete de Financiamento de Pesquisa no i3S entre 2017-19 e coordenou o Programa RESOLVE. Desde Maio de 2019 é o Consultor de Financiamento de Pesquisa e Inovação no CBQF/ESB. Participou em projetos europeus desde o FP4, e mais recentemente no H2020-ICT-30: MIRACLE, H2020-Twinning: STARGATE e H2020-SFS-01: RADIANT.

 


 

CARE - João Pereira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João Pereira 

João Pereira é o Coordenador de Inovação na Universidade Católica Portuguesa, bem como Professor Associado na Faculdade de Medicina, onde lidera o Laboratório de Bioestatística. Com um diploma em Engenharia Elétrica e de Computadores do Instituto Superior Técnico e um Doutoramento em Imagem Cerebral da Universidade de Cambridge, ele trabalhou em diversos campos, desde consultoria empresarial na McKinsey & Company até consultoria política em Ciência e Educação no Parlamento Português. Também foi Investigador em Bioestatística e Imagem Médica na Universidade de Coimbra antes de fundar uma empresa de equipamentos de diagnóstico. Antes de ingressar na UCP, trabalhou como Diretor e CFO da HeartGenetics, uma start-up de testes genéticos, e supervisionou a sua venda a um laboratório internacional.

 


 

Maria José Correia

 

 

 

 

 

 

 

 

Maria José Correia

Doutorada em Biologia no Programa Doutoral em Biologia - Ecologia, Evolução e Comportamento em 2001 pela City University of New York, ao qual obteve equivalência pela Universidade do Algarve em Biologia, na especialidade de Microbiologia. Fez o mestrado em Biologia em 1996 na mesma instituição (CUNY) e a Licenciatura em Biologia Marinha e Pescas em 1994 na Universidade do Algarve. É docente da Universidade Católica Portuguesa desde abril de 2001. Atualmente é Professora Associada da UCP na Faculdade de Medicina Dentária em Viseu, onde coordena o primeiro ciclo do Mestrado Integrado em Medicina Dentária, lecionando as unidades curriculares de Genética Molecular e Microbiologia Oral.

Integra desde a sua formação o Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde onde é membro do laboratório SalivaTec. Os seus interesses de investigação incluem a ecologia do microbioma humano e a sua relação com o hospedeiro. Tem desenvolvido investigação integrada na comunidade com colaborações no programa Atividade Sénior do município de Viseu e em parceria com a Associação Para as Perturbações Do Desenvolvimento e Autismo (APPDA)-Viseu. Liderou o projeto "Molecular insights into Autism" como utilizadora de redes europeias de infraestruturas e integra vários projetos de investigação com foco na utilização da saliva como fluido de diagnóstico e monitorização.

 


 

Pedro Mateus

 

 

 

 

 

 

 

 

Pedro Mateus 

Em 1999 inicia a sua actividade como Psicopedagogo Clínico no Hospital Miguel Bombarda. A par, começa a dar aulas como assistente na área da Pedagogia Clínica, depois de ter sido monitor, em 1998. No hospital dedica-se à Psicoeducação para pessoas com doença mental grave e à Intervenção Precoce na Psicose, participando num projecto de investigação da Universidade de Melbourne, após um estágio no Early Psychosis Prevention and Intervention Centre. Em 2007 inicia funções na Coordenação Nacional para a Saúde Mental, no Ministério da Saúde, trabalhando em áreas da saúde pública associadas à implementação do Plano Nacional de Saúde Mental. Integra o grupo de peritos governamentais em saúde mental na Comissão Europeia durante 10 anos e um grupo similar na OMS-Europa, passando a trabalhar na Direção-Geral da Saúde, a partir de 2012. Em 2014, termina o doutoramento em saúde mental e inicia o trabalho como professor da Faculdade de Ciências Médicas na Universidade Nova de Lisboa, período durante o qual tem oportunidade de dar aulas noutras universidades, incluindo a Universidade Católica Portuguesa, o King’s College London e a Universidade de Concepción, no Chile. Em 2016 participa, como postdoc, num projecto ERC da London School of Economics e em 2021 integra a equipa da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, onde exerce funções enquanto:

  • Coordenador da Unidade Curricular Desenvolvimento Pessoal e Profissional I e Mentor 
  • Membro do Conselho de Direção 
  • Diretor do Departamento de Educação Médica  
  • Membro do Conselho Pedagógico 
  • Membro do Conselho Científico 

 


 

Fotografia de Susana Costa e Silva

 

 

 

 

 

 

 

Susana Costa e Silva 

Doutorada em Marketing (University College de Dublin, Irlanda), Mestre em Economia (Faculdade de Economia da Universidade do Porto), Licenciada em Gestão de Empresas (Universidade Católica Portuguesa). Professora Associada da Universidade Católica Portuguesa. Diretora do Mestrado em Gestão desde 2018. Diretora Msc. em Marketing (2007/2018 e 2019/Presente) e Investigadora no CEGE. Foi Diretora do Departamento de Marketing (2007/2014). Co-autora da trilogia The Business Case Roadmap( 2018 e 2019), Portugueses em Macau (2019), Marketing Internacional (2018), Internacionalização e Redes de Empresas (2003). Tem ainda várias coautorias e capítulos de livros editados em Portugal, no Reino Unido, nos EUA e no Brasil. Tem apresentado trabalhos científicos em conferências internacionais na área do Marketing e Negócio Internacional e publicações em revistas internacionais nas mesmas áreas. É consultora na área do Marketing e Negócio Internacional. Filiada na European International Business Academy, onde foi entre 2013/19 National Representative para Portugal. É desde 2019 National Representative na EMAC (European Marketing Academy) Conf. Tem trabalhado como professora visitante na University of Saint Joseph (Macau, China), na University of Wroclaw (Polónia), e na Escola Superior de Publicidade e Marketing de São Paulo (Brasil). Foi investigadora convidada na University of Economics of Wroclaw, Polónia (2018/2019).

 


 

Vítor Dinis – Pathena, Venture Capital

 

 

 

 

 

 

 

Vítor Dinis – Pathena, Venture Capital

Vitor é Managing Partner, co-fundador e CFO da Pathena. Atualmente, ele é administrador não executivo de dois fundos de investimento Pathena, bem como observador noutros conselhos. Cidadão português fluente em inglês e francês com conhecimentos de espanhol. Vitor tem uma vasta experiência e conhecimento em finanças corporativas, transações transfronteiriças, modelação e planeamento de negócios, bem como em estratégia de negócios. Vitor é formado em contabilidade e gestão de negócios pelo Instituto de Contabilidade do Porto.

Vitor começou a sua carreira na Arthur Andersen em 1997 na linha de serviços de finanças, contabilidade e controladoria. Em 2002, entrou na Deloitte como Manager. Em 2003, assumiu o cargo de CFO na Enabler, uma empresa integradora de sistemas focada em implementações de retalho da Oracle.

Durante a sua carreira profissional, Vitor completou formação contínua em várias áreas, como gestão geral, impostos, liderança, avaliação de empresas e M&A em diferentes escolas, incluindo a Universidade Católica.

Em 2006, quando a Enabler foi adquirida pela Wipro Technologies, Vitor assumiu o cargo de Senior Manager de auditoria interna e gestão de riscos da geografia europeia da Wipro.