Associações de Estudantes
A Universidade Católica Portuguesa dispõe de um sistema formal e estruturado de representação estudantil, composto por diversas Associações de Estudantes independentes, correspondentes às diferentes faculdades e campi da Universidade. Estas estruturas são reconhecidas nos Estatutos da Universidade Católica Portuguesa (art.º 58.º) e no Código de ética e conduta (artigo 7º, alínea f), assumindo um papel ativo na vida académica e institucional.
As Associações de Estudantes têm como missão representar os estudantes junto dos diversos órgãos de gestão, promover a sua participação na vida universitária e organizar iniciativas culturais, académicas e de apoio estudantil. Funcionam como canais privilegiados de comunicação entre a comunidade estudantil e a Universidade, contribuindo para um ambiente académico dinâmico, participativo e inclusivo.
As associações de estudantes são regidas pela Lei 23/2026, de 23 de junho, que estabelece regras de Governance, de eleição e de funcionamento de acordo com os princípios da legalidade, democraticidade e da representatividade, que têm de ser observados em toda a sua atuação. Nesse sentido, os seus órgãos são eleitos de acordo com os princípios da democracia e da representatividade, por sufrágio direto e secreto, de forma transparente e com a participação de todos os associados, que exercem o seu direito de voto livremente.
Algumas das associações académicas são ainda afiliadas a estruturas estudantis mais amplas, como a Federação Académica do Porto (FAP) ou a Federação Académica de Lisboa (FAL), reforçando a sua representatividade no contexto do ensino superior em Portugal e assegurando a participação dos estudantes da Católica em debates e processos de decisão de âmbito nacional.
Lisboa
Com o objetivo de promover a interação entre todos os alunos ao longo do ano letivo, a AEFCH dinamiza anualmente uma variedade de eventos que promovem uma cultura de entretenimento dentro da Faculdade. Destacamos alguns eventos que acontecem anualmente: fim de semana do caloiro, gala de Natal, bênção interna, baile de finalistas e bênção de finalistas.
Contactos
- E-mail: aefch@ucp.pt
Contactos
Fundada em março de 2007, tem como objetivo de servir e representar os Estudantes da Escola de Enfermagem de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa.
Contactos
- E-mail: aeeel.ics.ucp@gmail.com
A AAIEP (Associação Académica do Instituto de Estudos Políticos) tem os seguintes fins:
- Representar os estudantes do IEP-UCP e defender os seus interesses dentro e fora da Universidade Católica Portuguesa;
- Promover a integração e participação dos estudantes IEP-UCP na vida académica do IEP-UCP e da UCP;
- Contribuir para a formação cívica, física, cultural e científica dos estudantes do IEP-UCP;
- Criar ligações entre os estudantes do IEP-UCP e o mundo não-académico;
- Reforçar os laços entre todos os estudantes da UCP.
Contactos
- Website
- E-mail: geral@aaiep.pt
- E-mail: catolicamedsu@gmail.com
Porto
- E-mail: geral@aecpbs.pt
- E-mail: aeesbio@gmail.com
- E-mail: aefcse.crp.ucp@gmail.com
- E-mail: fducp.ae@gmail.com
- E-mail: aefep.ucp@gmail.com
Contactos:
Braga
- E-mail: aeffcs.braga@ucp.pt
Viseu
- E-mail: aavuco2010@gmail.com