Vice-Reitor participa em cimeira internacional sobre Inteligência Artificial

O Vice-reitor da Universidade Católica e também presidente do Council for Doctoral Education da European University Association (EUA-CDE), Peter Hanenberg, vai participar na 2025 Strategic Leaders Global Summit, a decorrer entre 28 e 30 de setembro, no Québec, Canadá.

A cimeira terá como tema principal a “Inteligência artificial e tecnologias emergentes para apoiar o sucesso dos alunos”, que será debatido em seis painéis dedicados a diferentes subtópicos. Em análise estará a forma como a Inteligência Artificial (IA) tem sido implementada nas universidades e como está a mudar o ensino superior, o seu impacto no desempenho e avaliação dos estudantes e a sua utilização para ensinar novas competências e para produzir conhecimento, incluindo na formação doutoral. Desta forma, os participantes do evento vão explorar as possíveis aplicações da IA e de outras tecnologias emergentes na educação pós-graduada.

Sobre este mesmo assunto, Peter Hanenberg publicou recentemente um artigo dedicado aos desafios da orientação no contexto da formação doutoral, propondo uma reflexão mais aprofundada sobre o conceito de orientação e a partilha de boas práticas. Na sua perspetiva, a orientação de doutorandos tem seguido frequentemente um caminho inconsistente, muitas vezes devido à falta de critérios claros em relação ao papel que os orientadores devem desempenhar.

Sob o título “Challenges in Doctoral Supervision”, o texto integra uma publicação da Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) sobre “Doctoral Education in Transition: Addressing Challenges for Inspiring Change”.

A Católica
Católica encerra para férias em datas diferentes no Porto, Lisboa, Braga e Viseu
A Sede e os três campi da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, Porto, Braga e Viseu, vão encerrar para férias. Consulte aqui os períodos por Campus e os serviços mínimos garantidos em cada localização.
A Católica
Universidade Católica Portuguesa reforça parceria com a Fundação Amélia de Mello
O novo acordo, em vigor por mais quatro anos, foi assinado no dia 22 de setembro, na Universidade Católica Portuguesa. Saiba mais aqui.
A Católica
Cardeal D. António Ribeiro homenageado na Universidade Católica
Numa cerimónia que enalteceu a sua memória e legado, antigo Patriarca de Lisboa e primeiro magno chanceler da universidade foi considerado “figura determinante” na sociedade portuguesa, “artesão do lugar da Igreja na sociedade democrática” e “farol de esperança”. “Ao pé dele, ninguém se sentia pequeno”.