Projeto do CBQF entre os cinco finalistas do Prémio Bolsa Jorge de Mello Indústria e Inovação

O projeto “RECELDERMIS – Advancing 3D Skin Models with Rabbit Derived Dermis for scalable in vitro screening”, do grupo de Biomateriais e Tecnologia Biomédica do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), foi selecionado como um dos cinco finalistas do Prémio Bolsa Jorge de Mello Indústria e Inovação, entre 55 propostas elegíveis.

A iniciativa resulta de uma colaboração entre as investigadoras Ana Leite Oliveira, Viviana Pinto Ribeiro e Marta Rosadas (CBQF), Alda Sousa (Cortadoria Nacional do Pêlo) e Brigitte Onteniente (Phenocell AXOL, França), e tem como objetivo o desenvolvimento de modelos de pele 3D mais éticos e escaláveis para testes in vitro.

Para Ana Leite Oliveira, “esta distinção reflete não só a qualidade da investigação no CBQF, mas também o valor das parcerias com a indústria para criar soluções com impacto real”.

A nomeação do projeto como finalista reforça o compromisso da Escola Superior de Biotecnologia e do Centro de Biotecnologia e Química Fina com a inovação colaborativa, a ciência aplicada e a promoção de práticas mais sustentáveis e éticas no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.

A Bolsa Jorge de Mello – Indústria e Inovação afirma-se como um estímulo à investigação aplicada em Portugal, promovendo a colaboração direta entre o meio académico e o setor empresarial.

 

Escola Superior de Biotecnologia Centro de Biotecnologia e Química Fina
Projeto RADIANT chega ao fim com contributos decisivos para a agricultura sustentável na Europa
A última Assembleia Geral do projeto europeu RADIANT – Realising Dynamic Value Chains for Underutilised Crops (site do projeto) teve lugar no dia 21 de julho de 2025 na Universidade Católica Portuguesa. O evento reuniu os parceiros do consórcio para analisar os resultados do projeto e preparar os seus desdobramentos futuros. Este encontro marcou um momento de balanço, partilha e celebração de quatro anos de trabalho dedicado à valorização das culturas subutilizadas nos sistemas agroalimentares europeus.
Centro de Biotecnologia e Química Fina
Porto acolheu conferência internacional sobre o futuro sustentável da alimentação
A investigação de ponta em proteínas e coloides alimentares passou pelo Porto quando, de 16 a 18 de junho de 2025, a Universidade Católica Portuguesa acolheu a décima edição do CIPCA – Conferência Internacional sobre Proteínas e Coloides Alimentares.
Centro de Biotecnologia e Química Fina
Investigadoras do CBQF entre as 10 finalistas portuguesas do programa Empowering Women in Agrifood 2025
Os projetos AgriDerma e BioUpCycle, ambos liderados por investigadoras do Centro de Biotecnologia e Química Fina, da Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica Portuguesa, foram selecionados para o programa EWA 2025 Portugal — Empowering Women in Agrifood, promovido pelo EIT Food, com o apoio da União Europeia.