O futuro da comunicação. Nova cadeira da Católica ensina alunos a criar Podcasts

Meios Sonoros e Podcasting é a nova cadeira do Mestrado em Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, que damos a conhecer hoje, Dia Internacional do Podcast.

Lecionada pelos docentes Rita Curvelo e Luís Loureiro, a nova oferta formativa da FCH vai dar a conhecer, aos alunos, o mais recente meio de informação e entretenimento que, sobretudo durante a pandemia, se tornou um verdadeiro fenómeno de comunicação.

Mas afinal o que é o Podcast? A palavra vem da junção de “iPod” e “Broadcast”. Quanto a definições, existem muitas, mas podemos dizer que o Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming, que pode ser ouvido em diversos dispositivos, quando se quer, e que aborda um assunto específico, com o objetivo de criar uma audiência fiel.

Quanto às vantagens deste formato, também podemos apontar várias, mas talvez a maior de todas seja o de permitir aproveitar o tempo disponível e aumentar a produtividade diária. É por isso natural, que esteja a conquistar cada vez mais ouvintes e a gerar um grande interesse.

Segundo Rita Curvelo, esta cadeira pretende dar aos alunos mais uma ferramenta que lhes seja útil e que assenta em duas dimensões: “queremos que enquanto ouvintes percebam o que podem encontrar e como se podem precaver, mas também queremos prepará-los para profissionalmente usarem esta ferramenta como instrumento de trabalho.”

Apesar de ter surgido em 2004, o Podcast tem “crescido em flecha”, como refere Rita Curvelo lembrando que “fazia todo o sentido ter esta oferta tendo em conta a emergência do podcast e o interesse dos alunos.”

“Temos a cadeira de Comunicação Radiofónica desde que existe o curso de Comunicação Social. Depois foi criada a disciplina de Projeto de Rádio e no seguimento desta, a cadeira de Meios Sonoros e Podcasting. É uma sequência natural”, salienta a docente.

Já Luís Loureiro, o outro docente da cadeira, recorda que “o séc. XXI é extraordinário porque marca o regresso do som e da palavra falada”, acrescentando que “as plataformas tecnológicas, depois de estarem centradas no messaging, vieram passar para uma dimensão em que o áudio é colocado no topo.”

“O que aconteceu foi uma conjugação do enorme desenvolvimento das plataformas de reconhecimento de voz e a realidade da pandemia que trouxe as pessoas para uma plataforma audiovisual, na maior parte dos casos áudio,” acrescenta o docente.

Planear, criar, gravar, editar, publicar. É este o processo do Podcast, meio que, segundo Rita Curvelo, “tem em comum com a rádio a simultaneidade de ações possíveis de executar enquanto se ouve uma conversa. Depois tem a vantagem de ser o ouvinte a impor as coordenadas. A escolher o que quer ouvir, quando e onde. Uma liberdade que a rádio não tem.”

Além disso, complementa Luís Loureiro: “cada vez mais, os podcasts são utilizados pelas organizações para comunicar”, ou seja, “já são um negócio.”

A terminar, quisemos saber que Podcasts estão os dois docentes neste momento a ouvir. Rita responde com um sorriso: “continuo a ouvir com muito interesse ‘As Mulheres Não Existem’, da Carla Quevedo, do Expresso, o ‘Extremamente Desagradável’ da Rádio Renascença e o ‘Governo Sombra’, do Carlos Vaz Marques.”

Já Luís Loureiro confessa que “depois de ter passado por todos”, está agora “mais fidelizado em podcasts de música, onde os compositores explicam a origem das suas canções”, mas também, não resiste a “procurar tudo o que é estranho, novo e diferente.”

O impacto dos nossos alumni Faculdade de Ciências Humanas
Alumna da Católica vence Prémio ‘Thinking Photography’ da Deutsche Boerse Photography Foundation na mais prestigiada mostra mundial de fotografia
Dzifa Peters, artista visual alemã-ganesa e alumna de doutoramento do The Lisbon Consortium da Universidade Católica Portuguesa, é a vencedora do Prémio ‘Thinking Photography’, atribuído pela Deutsche Boerse Photography Foundation, no âmbito da Paris Photo, a mais prestigiada mostra mundial de fotografia. Conheça a investigadora premiada.
Faculdade de Ciências Humanas
“Baile dos Bugalhos”, de Francisco Trêpa, inaugura a 19 de setembro
Projeto europeu Institution(ing)s, coordenado pela Universidade Católica Portuguesa, terá espaço de programação no CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian até outubro de 2028. Saiba mais aqui.
Faculdade de Educação e Psicologia A missão de ensinar
Catarina Ribeiro: “Os psicólogos não devem dessensibilizar-se perante o sofrimento humano.”
Catarina Ribeiro é docente na Faculdade de Educação e Psicologia, Psicóloga Clínica/Saúde e Perita em Avaliação Psicológica Forense.