Na Aprendizagem-Serviço “todos somos professores e aprendizes”: Robert Bringle visita a Católica para duas semanas transformadoras

Na Aprendizagem-Serviço (ApS), o serviço é um meio para um fim e esse fim é a aprendizagem”, salientou Robert Bringle, docente na Universidade de Indiana e especialista internacional na metodologia ApS, de visita à Universidade Católica, de 29 de maio a 12 de junho, para duas semanas dedicadas a formação e encontros com a Reitoria, docentes, estudantes e instituições parceiras.

Nos dias 2 e 3 de junho, Robert Bringle foi o orador do 3.º Workshop Aprendizagem-Serviço da Aliança Transform4Europe, sobre os tópicos: “Service-Learning and Civic Engagement” e “Service-Learning: Pedagogical Aspects and Curriculum Design”.

O evento centrou-se na distinção da metodologia Aprendizagem-Serviço de outras situações semelhantes, mas que são “Community-based instruction”, bem como nos aspetos pedagógicos da ApS e nas componentes do desenho curricular dos projetos.

Nos workshops, Robert Bringle sublinhou também: “nas atividades de Aprendizagem-Serviço, servimos com a comunidade e não a comunidade ou para a comunidade. Todos somos professores e aprendizes.”

Esta foi uma oportunidade única para os docentes da Católica, que têm vindo a implementar esta metodologia, de apresentar os seus projetos e receber feedback especializado sobre como melhorar as suas unidades curriculares.

As duas semanas terminaram com uma reunião entre a Reitora da Católica, Isabel Capeloa Gil, o Vice-Reitor José Manuel Pereira de Almeida e Robert Bringle, juntamente com a equipa de coordenação do CApS – Católica Aprendizagem-Serviço: Inovação e Responsabilidade Social.

Neste encontro, o especialista destacou a forma ímpar como a Universidade Católica tem vindo a institucionalizar a metodologia nos quatro campi, destacando-se na Europa como um exemplo neste processo. 

Em 2024, o projeto Aprendizagem em Serviço da Universidade Católica "Ser Cuida(I)doso” ganhou o Prémio Uniservitate, que visa reconhecer as melhores iniciativas de Aprendizagem em Serviço no Ensino Superior Católico.

A visita decorreu no âmbito do Programa de Especialistas da Fulbright e da aliança T4EU.

Transform4Europe
Da sala de aula à Escape Room: Repensar o Ensino Superior
O nono episódio do Reach Out Podcast da Aliança Transform4Europe explora o mundo dos métodos educativos inovadores que estão a remodelar o ensino superior. Ouça agora o episódio para descobrir a abordagem criativa: Educational Escape Room.
Transform4Europe
Património e Igreja: A teologia dos lugares
"O significado teológico dos espaços e dos lugares". No dia 4 de setembro, quatro especialistas da Transform4Europe reuniram-se na Estonian Academy of Arts para o Science Café “Keep the Church in the Village. How to Make Use of Heritage?”. Reveja a sessão.
Transform4Europe Investigação e Inovação
Novo programa para jovens investigadores | T4EU
A Universidade Católica Portuguesa, em cooperação com a Transform4Europe, acaba de lançar um novo Programa para investigadores em início de carreira, que decorrerá online e presencialmente, em Lisboa, Portugal, de 17 a 21 de novembro de 2025. Saiba mais e inscreva-se!