Manuela Pintado integra Conselho Consultivo da COTEC Portugal

Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa, foi convidada a integrar o Conselho Consultivo da COTEC Portugal, uma das mais importantes plataformas nacionais dedicadas à promoção da inovação e da competitividade das empresas portuguesas.

A COTEC Portugal é uma associação sem fins lucrativos que tem como missão promover o aumento da competitividade das empresas localizadas em Portugal, através do desenvolvimento e difusão de uma cultura e de uma prática de inovação, bem como do conhecimento residente no país. Desde a sua criação em 2003, a COTEC conta com o Presidente da República como Presidente Honorário e foi reconhecida como instituição de utilidade pública. A sua atividade assenta em três eixos estratégicos — Antecipar, Ativar e Advogar — orientados para promover a reflexão sobre tendências futuras, fomentar a inovação colaborativa e contribuir para políticas públicas eficazes que estimulem a inovação empresarial.

É uma honra integrar o Conselho Consultivo da COTEC Portugal e poder contribuir para a reflexão estratégica sobre os caminhos da inovação nacional. Acredito que a colaboração entre ciência e indústria é essencial para transformar conhecimento em valor económico e social,” sublinha Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

Com uma carreira marcada pela investigação de excelência e pelo forte compromisso com a transferência de conhecimento, Manuela Pintado tem desenvolvido numerosos projetos em colaboração com empresas e instituições científicas, tanto nacionais como internacionais, nas áreas dos alimentos funcionais, cosméticos e materiais, da valorização de subprodutos e resíduos, e da produção e caracterização de compostos bioativos. Enquanto diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina e coordenadora do grupo de investigação Bioactives & Bioproducts Research, tem promovido uma cultura de inovação e colaboração que reforça a ligação entre ciência e indústria, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a competitividade nacional. A integração de Manuela Pintado no Conselho Consultivo da COTEC Portugal representa um importante reconhecimento do seu percurso e uma oportunidade para reforçar o diálogo entre o sistema científico e o tecido empresarial português.

 

Escola Superior de Biotecnologia
Microrganismos em destaque na Católica reuniram 1000 estudantes na 4.ª Mostra do Microrganismo
Mais de 1000 estudantes do ensino básico e secundário do norte do país participaram na 4.ª edição do Dia Internacional do Microrganismo, organizada pela Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa.
Escola Superior de Biotecnologia
Escola Superior de Biotecnologia integra projeto europeu de 2,2 milhões de euros para acelerar a adoção de alimentos de origem vegetal
A Universidade Católica Portuguesa (UCP), através da Escola Superior de Biotecnologia e do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), vai participar no projeto europeu ISAAP – Innovative Strategies to Accelerate Adoption and Consumption of Plant-Based Food.
Escola Superior de Biotecnologia Centro de Biotecnologia e Química Fina
Projeto RADIANT chega ao fim com contributos decisivos para a agricultura sustentável na Europa
A última Assembleia Geral do projeto europeu RADIANT – Realising Dynamic Value Chains for Underutilised Crops (site do projeto) teve lugar no dia 21 de julho de 2025 na Universidade Católica Portuguesa. O evento reuniu os parceiros do consórcio para analisar os resultados do projeto e preparar os seus desdobramentos futuros. Este encontro marcou um momento de balanço, partilha e celebração de quatro anos de trabalho dedicado à valorização das culturas subutilizadas nos sistemas agroalimentares europeus.