Intervenção de Conservação e Restauro em cinco esculturas do acervo da FBAUP

No âmbito do protocolo existente entre a Escola das Artes e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), estudantes da EA realizaram uma intervenção num conjunto de 5 esculturas em bronze dos jardins da FBAUP.

O trabalho foi desenvolvido por estudantes do primeiro ano da Licenciatura em Conservação e Restauro da Escola das Artes, sob a orientação do Professor João Aguiar e da conservadora Cristina Basto, e consistiu na limpeza mecânica e química, na estabilização e proteção das superfícies metálicas.

No ano passado, os estudantes também tiveram oportunidade de realizar intervenções nos espaços da FBAUP, particularmente nas suas esculturas, no âmbito da componente prática da unidade curricular Técnicas de Preservação e Conservação II (materiais inorgânicos).

Escola das Artes
Francisco de Assis Parcerias: “Cada filme precisa de nascer de dentro de mim.”
Francisco de Assis Parcerias, licenciado em Cinema pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, partilha a sua experiência no mundo do cinema, destacando o sucesso do seu filme Valsas na Lua, premiado em diversos festivais. O realizador reflete sobre a importância da autenticidade e da colaboração no processo criativo, enquanto revela os seus próximos projetos, incluindo uma longa-metragem inspirada na sua obra mais recente.
Escola das Artes
Nuno Crespo é o curador-chefe da primeira Trienal de Arte das Universidades Católicas
É português o curador da primeira Trienal de Arte das Universidades Católicas, que se realizará em múltiplas geografias em 2026. Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, foi nomeado pelo Dicastério para a Cultura e Educação da Cúria Romana, para assumir a direção curatorial de um projeto global designado por “Art Cut”.
Escola das Artes
Artista plástico Pedro Huet expõe "Karle: Cartas" na Escola das Artes
"Karle: Cartas", do artista portuense Pedro Huet (n. 1993) e com curadoria de Nuno Crespo, é a nova exposição da Escola das Artes. O trabalho apresentado propõe um diálogo entre objetos fílmicos, fotográficos e escultóricos, cruzando estruturas narrativas com imaginários fragmentados.