Helena Carmo faz história ao tornar-se na primeira doutorada surda da Católica

“O conhecimento e a educação são ferramentas poderosas que podem transformar vidas.” E no caso de Helena Carmo isso não podia ser mais verdade. É a primeira surda a doutorar-se pela Universidade Católica Portuguesa, e segunda pessoa surda doutorada em Portugal. “Concluir o doutoramento foi um marco muito importante, tanto a nível pessoal como para a comunidade surda,” partilha a recém-doutorada em Ciências da Cognição, Linguagem e Neurociências.

A dias de receber a carta doutoral, na sessão solene do Dia Nacional da Católica, dia 7 de fevereiro, assegura: “Este doutoramento representa o reconhecimento do potencial e da capacidade das pessoas surdas no meio académico e reforça a importância da acessibilidade no ensino superior. Espero que este seja um passo para abrir mais portas a outros estudantes surdos.”

Para este feito, foi essencial o apoio da Universidade, assegura a doutorada e investigadora da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem. “A Universidade Católica deu-me essa oportunidade, permitindo que este percurso fosse possível.”

Tendo ganho uma bolsa de investigação pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, a tese, intitulada "Aspetos Fonológicos, Morfossintáticos e Semânticos da Negação em Língua Gestual Portuguesa: O Caso do Gesto NÃO_HAVER", aprofunda os mecanismos linguísticos da negação na Língua Gestual Portuguesa (LGP).

Concluída com distinção, a tese apresenta “uma descrição mais aprofundada da estrutura linguística da negação, clarificando padrões gramaticais e contribuindo para o avanço dos estudos sobre a LGP, uma língua ainda pouco investigada e conhecida no meio científico.”

Com esta conquista, Helena deixa não só uma mensagem de motivação, como também um contributo muito concreto para a LGP e para o ensino desta língua, “promovendo um melhor conhecimento da sua estrutura e funcionamento, bem como a sua valorização e preservação.”

A par deste marco histórico, Helena acredita que ainda há muito a fazer para garantir a acessibilidade no ensino superior, como por exemplo: “contar com intérpretes de LGP qualificados na tradução entre a Língua Portuguesa e a Língua Gestual Portuguesa, bem como com 'notetakers' – anotadores para digitar resumos de aulas ou palestras.”

“Enfrentar limitações, obstáculos ou dificuldades faz parte do percurso académico, mas para as pessoas surdas como eu, esse desafio é ainda maior”, comenta Helena. “No entanto, nenhuma dessas dificuldades deve ser um impedimento para alcançar os nossos objetivos.”

 

Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem
Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem assinala 20 anos do Doutoramento em Enfermagem com celebração em Fátima
A Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem  celebrou, no dia 4 de outubro, os 20 anos do Doutoramento em Enfermagem, num encontro marcado pela partilha, reconhecimento e gratidão.
Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem
Bolsa Margarida Vieira distingue o mérito e incentiva a formação avançada em Enfermagem
No âmbito das comemorações dos 20 anos do Doutoramento em Enfermagem, a Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem (FCSE) assinala um marco significativo: a renomeação da Bolsa de Mérito em Enfermagem para Bolsa Margarida Vieira, em homenagem à Professora Margarida Vieira, fundadora e impulsionadora desta distinção.
Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem Escola de Enfermagem (Lisboa) Escola de Enfermagem (Porto)
Nota de pesar pelo falecimento da Professora Margarida Vieira
A Universidade Católica Portuguesa manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Margarida Vieira, Professora Jubilada da Faculdade de Ciências da Saúde e antiga diretora da Escola de Enfermagem (Porto).