Estudantes de Medicina, Política e Direito da Católica exploram Património, Biodiversidade e Geografia em experiência imersiva em Kaunas
Na Universidade Católica Portuguesa, Maria Miguel Gaspar, Miguel-Ângelo Martins Machado, Rita Miguel Prego e António Guedes Garoupa estudam Medicina, Política e Direito. Mas na Transform4Europe Week em Kaunas, na Lituânia, aventuraram-se noutras áreas para explorar temas improváveis, como Património, Biodiversidade e Geografia.
Maria Miguel Gaspar tem 22 anos, está no 4.º ano do Mestrado Integrado em Medicina, e escolheu fazer o curso “Critical Heritage”, durante esta semana transformadora, que decorreu de 20 a 24 de outubro, na Vytautas Magnus University.
Uma experiência a repetir, nas palavras da estudante: “Sem dúvida, participaria novamente, não só porque aprendi muito, especialmente coisas fora da minha zona de conforto, mas também porque tive a oportunidade de conhecer uma cidade linda e estar rodeada de pessoas maravilhosas de todo o mundo... que também me ensinaram muito, talvez até mais do que as aulas, e acredito que esse foi o ponto principal.”
Para Miguel-Ângelo Martins Machado, de 20 anos, a experiência foi igualmente marcante. Numa só palavra, o finalista do curso de Ciência Política e Relações Internacionais da Católica, descreve a semana como “multicultural”.
“Se tivesse oportunidade, voltaria a participar sem hesitar. Em momentos como este, onde a Europa enfrenta pressões externas que tentam nos separar, lembramo-nos do que realmente nos une: o objetivo comum de construir laços, cultivar relações e manter o diálogo aberto entre todos os estados do continente.”
Acredita que oportunidades como a T4EU Week são inestimáveis, pois “não são apenas sobre aprendizagem académica; são sobre conectar pessoas, partilhar experiências e fortalecer a cooperação entre diferentes culturas e realidades. É aqui que se reforça a ideia de que, apesar das dificuldades, a união, o diálogo e o entendimento mútuo continuam a ser os pilares da Europa que queremos construir.”
“Participar numa iniciativa assim deixa a certeza de que cada encontro, cada conversa e cada projeto conjunto é um passo para uma Europa mais forte, mais conectada e mais resiliente,” acrescenta o estudante do Instituto de Estudos Políticos, que escolheu fazer o curso “Biodiversity Conservation: Understanding, Threats & Solutions”.
“Cooperação” é para Rita Miguel Prego a palavra-chave para descrever esta experiência imersiva. Tem 19 anos, frequenta o segundo ano do curso de Direito na Escola de Lisboa da Católica, mas na T4EU Week desafiou-se a ingressar no curso "GIS 360° Maps that transform society".
E a participação não podia ter sido mais positiva. Tal como os colegas responde com um assertivo “sim” a uma possível repetição. “Sim, porque é através da partilha de ideias que construímos um futuro de alta qualidade, inovador, inclusivo, criativo e próspero!” comenta.
António Guedes Garoupa que está no 3.º ano do curso de Direito, também não precisaria de pensar duas vezes para participar novamente. Descreve a semana como desafiante, mas positivamente. "A oportunidade de passar uma semana em contacto com culturas europeias diferentes num país europeu diametralmente oposto ao meu fez me não só conhecer novas pessoas, bem como aprender realidades com as quais não me havia deparado," explica.
Tal como os colegas, António de 21 anos, escolheu um curso distinto do seu na Universidade de origem, trocando o Direito pelo curso imersivo "Ideia da Europa".