Escola Superior de Biotecnologia integra projeto europeu de 2,2 milhões de euros para acelerar a adoção de alimentos de origem vegetal

A Universidade Católica Portuguesa (UCP), através da Escola Superior de Biotecnologia e do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), vai participar no projeto europeu ISAAP – Innovative Strategies to Accelerate Adoption and Consumption of Plant-Based Food, que recebeu um financiamento de 2,2 milhões de euros da União Europeia.

O projeto, oficialmente lançado a 3 de setembro de 2025, é promovido no âmbito do EIT Food Impact Funding Framework e decorrerá até agosto de 2027, envolvendo parceiros de Portugal, Dinamarca e Chéquia.

O objetivo central passa por acelerar a transição para sistemas alimentares mais sustentáveis e saudáveis, incentivando a adoção e consumo de alimentos de origem vegetal. Para tal, o ISAAP irá apoiar a criação e disseminação de estratégias inovadoras, inspiradas no Plano de Ação Nacional para os Alimentos de Origem Vegetal da Dinamarca, e adaptá-las a outros países europeus.

Em Portugal, a ProVeg Portugal será responsável pela disseminação da informação junto dos media e da comunicação social, trabalhando em estreita colaboração com organizações do setor agrícola, como a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e a CERPRO.

A Universidade Católica Portuguesa terá um papel determinante no desenvolvimento de novos produtos inovadores à base de leguminosas, reforçando a ligação entre agricultura, investigação e indústria.

Na Chéquia, o projeto contará com a participação da ProVeg Czechia, que irá apostar na expansão da oferta de refeições vegetais no setor da restauração, em articulação com parceiros como a Catering Zdravě e através da dinamização do New Food Forum, evento de referência no setor.

Com esta iniciativa, a UCP e os seus parceiros europeus reforçam o compromisso em promover sistemas alimentares mais resilientes, saudáveis e sustentáveis, alinhados com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu e da Estratégia do Prado ao Prato.

Escola Superior de Biotecnologia
Manuela Pintado integra Conselho Consultivo da COTEC Portugal
Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa, foi convidada a integrar o Conselho Consultivo da COTEC Portugal, uma das mais importantes plataformas nacionais dedicadas à promoção da inovação e da competitividade das empresas portuguesas.
Escola Superior de Biotecnologia
Microrganismos em destaque na Católica reuniram 1000 estudantes na 4.ª Mostra do Microrganismo
Mais de 1000 estudantes do ensino básico e secundário do norte do país participaram na 4.ª edição do Dia Internacional do Microrganismo, organizada pela Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa.
Escola Superior de Biotecnologia Centro de Biotecnologia e Química Fina
Projeto RADIANT chega ao fim com contributos decisivos para a agricultura sustentável na Europa
A última Assembleia Geral do projeto europeu RADIANT – Realising Dynamic Value Chains for Underutilised Crops (site do projeto) teve lugar no dia 21 de julho de 2025 na Universidade Católica Portuguesa. O evento reuniu os parceiros do consórcio para analisar os resultados do projeto e preparar os seus desdobramentos futuros. Este encontro marcou um momento de balanço, partilha e celebração de quatro anos de trabalho dedicado à valorização das culturas subutilizadas nos sistemas agroalimentares europeus.