Dia da Educação Médica destaca inovação e perspetivas globais na formação médica

A Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa e o Centro Académico Clínico Católica-Luz organizaram, no dia 13 de maio, o Dia da Educação Médica, reunindo líderes nacionais e internacionais da educação médica para um dia completo de discussão, reflexão e partilha de conhecimento.

O dia teve início com a Sessão de Abertura, que contou com intervenções de José Manuel Pereira de Almeida, Vice-Reitor da Universidade Católica, António Medina de Almeida, Diretor da FM, e Pedro Mateus, Diretor do Departamento de Educação Médica da FM, que deram o tom de colaboração e pensamento inovador para as sessões seguintes.

A primeira sessão, conduzida por Yoon Soo Park, da University of Illinois at Chicago, apresentou as mais recentes abordagens em análise educacional, destacando tendências dos EUA sobre como os dados podem ser utilizados para melhorar o ensino e a investigação.

Na segunda sessão, Maria Amélia Ferreira, docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, abordou as principais transformações e incertezas que moldam a educação médica moderna, sublinhando a importância da narrativa e da adaptabilidade no contexto atual.

A terceira sessão foi dinamizada por uma mesa-redonda do Departamento de Educação Médica da CMS. Sofia Menéres, Frederico Simões do Couto e Teresa Nazareth desmistificaram o desenvolvimento docente, oferecendo uma visão interna da criação e implementação de um currículo baseado em aprendizagem por problemas (PBL).

Após a pausa para almoço, o programa retomou com a quarta sessão, onde Maria José Diógenes, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, discutiu o papel fundamental dos Conselhos Pedagógicos e dos departamentos de educação médica na promoção de uma formação médica mais humana e inovadora.

A quinta sessão deu voz aos estudantes da FM, com Frederico Saragga, Joana Martins, Martim Oliveira Sam Izadloo a partilharem as suas experiências na investigação científica durante a formação médica. Os testemunhos evidenciaram a importância da iniciativa académica dos estudantes na formação de futuros médicos.

Na sexta e última sessão, o especialista em educação internacional Ara Tekian apresentou uma perspetiva global sobre os programas de mestrado em educação das profissões da saúde (MHPE), oferecendo uma análise comparativa de currículos e percursos profissionais a nível internacional.

O evento terminou com as palavras de encerramento de António Medina de Almeida, seguindo-se um cocktail de networking que proporcionou um ambiente informal para os participantes continuarem a trocar ideias e fomentar novas colaborações.

O Dia da Educação Médica reafirmou o compromisso da CMS com a excelência pedagógica e a inovação, promovendo o diálogo entre gerações e contextos na educação médica.

Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem Faculdade de Medicina
Católica inaugura Escape Room para explorar a Nova Licenciatura em Systems and Cognitive Neuroscience
Esta iniciativa foi concebida para proporcionar uma experiência interativa que aproxima os participantes do fascinante mundo da neurociência, estimulando o raciocínio, a colaboração e a descoberta científica.
Faculdade de Medicina
“Na Universidade, posso reconstruir-me” conta Sam Izadloo, iraniano e refugiado da Ucrânia
Estudante do terceiro ano de medicina na Católica Medical School, saiu do Irão para estudar na Ucrânia de onde teve de fugir por causa da guerra. Conseguiu retomar a sua formação graças à bolsa de estudos para refugiados da Católica. Conheça a sua história aqui.
Faculdade de Medicina
Open Day 2025 da Faculdade de Medicina recebe 200 futuros estudantes
No dia 10 de maio, a Faculdade de Medicina da Universidade Católica promoveu o Open Day 2025, que contou com a presença de mais de 200 estudantes do ensino secundário, do 10.º ao 12.º ano, acompanhados pelos seus encarregados de educação.