Cultura, Guerra e Paz em debate na XIV Lisbon Summer School da Católica

“Estamos a falar sobre guerra porque queremos falar sobre paz.” Foi com estas palavras que Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), resumiu o tema da 14.ª edição da Lisbon Summer School for the Study of Culture.

A relação entre Cultura e Guerra esteve em debate de 24 a 29 de junho na Fundação Calouste Gulbenkian e na UCP, em Lisboa. Organizada pelo Lisbon Consortium da Faculdade de Ciências Humanas, é também a primeira Summer School da aliança de universidades Transform4Europe. O eventou contou com mais de 130 participantes de 24 países de cinco continentes.

Na sessão de abertura, a Reitora referiu a origem do Lisbon Consortium e desta Summer School há 14 anos quando “um grupo de académicos, curadores e gestores culturais decidiu juntar universidades, museus e fundações para criar uma rede de conhecimento focada na promoção de diálogo crítico e intelectual”.

Com o objetivo de “compreender as questões que a nossa sociedade enfrenta”, o evento pretende “promover o diálogo sobre o estado do mundo e o papel que a cultura pode desempenhar para combater as desigualdades e as crises que nos afetam”, explicou Isabel Capeloa Gil.

Sobre o tema desta edição, Nelson Ribeiro, diretor da FCH, afirmou que “infelizmente não é necessário explicar porque é um tópico premente. A guerra tornou-se central nas discussões da atualidade nacional e internacional, com um impacto direto ou indireto em milhões de pessoas, gerando ansiedade sobre o nosso futuro comum”.

Sem esquecer o papel das redes sociais e da inteligência artificial nas guerras, Nelson Ribeiro disse que “os media não são só mediadores de guerras, mas também instrumentos de guerra ou munições da mente”.

A fechar a sessão, Alexandra Lopes, diretora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC), lembrou a “longa tradição da Summer School na promoção de bons debates, convivialidade e partilha de conhecimento”.

Reafirmou ainda o compromisso do CECC com “a formação em investigação e com a participação numa cultura de diálogo, negociação e inter-relação, uma cultura em que a produção de conhecimento não é necessariamente uma competição, mas antes um espaço propício à discussão, ao desacordo, à participação e à inclusão”.

A Summer School incluiu palestras e masterclasses de oradores como a cineasta Tonya Lewis Lee, a artista Rosângela Rennó e os professores Antonio Monegal e Christiane Solte-Gresser. Além disso, os estudantes de doutoramento e de mestrado puderam apresentar as suas investigações em curso.

O impacto dos nossos alumni Faculdade de Ciências Humanas
Alumna da Católica vence Prémio ‘Thinking Photography’ da Deutsche Boerse Photography Foundation na mais prestigiada mostra mundial de fotografia
Dzifa Peters, artista visual alemã-ganesa e alumna de doutoramento do The Lisbon Consortium da Universidade Católica Portuguesa, é a vencedora do Prémio ‘Thinking Photography’, atribuído pela Deutsche Boerse Photography Foundation, no âmbito da Paris Photo, a mais prestigiada mostra mundial de fotografia. Conheça a investigadora premiada.
Transform4Europe
Especialistas da Estónia, Irlanda e Brasil vão visitar a Universidade Católica e a Universidade de Alicante no âmbito da Transform4Europe
Martin Ebers, University of Tartu, Estónia, Fiona Timmins, University College Dublin, Irlanda, e Magnus Luiz Emmendoerfer, Universidade Federal de Viçosa, Brasil são os três docentes selecionados para o Visiting Professorship Programme da Transform4Europe. Conheça os especialistas e os tópicos das estadias na Católica e em Alicante.
Transform4Europe
CALL FOR PAPERS | Semana Europeia do Património Comum T4EU | FUTURO(S) DO PATRIMÓNIO / PATRIMÓNIO(S) DO FUTURO
De 16 a 20 de março de 2026, a Universidade Católica Portuguesa acolherá a Semana do Património Europeu Comum T4EU no Porto, Portugal. Submeta o seu paper até 30 de novembro.