Conferência da EWORA debate liderança feminina no meio académico

Promover a paridade de género na liderança das universidades; ter lideranças seniores com valores académicos e democráticos, alinhados com os direitos humanos e com impacto social; alargar a comunidade de líderes femininas a nível internacional; reforçar os programas de mentoria para as jovens estudantes e futuras líderes; estimular o networking, incluindo com associações de mulheres de áreas além da académica; e reunir dados que orientem a ação e mostrem o impacto das lideranças femininas.

Estas foram algumas das respostas encontradas na conferência da  European Women Rectores Association (EWORA) que decorreu a 26 e 27 de junho na sede da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, e que tinha como tema “A Igualdade de Género na Academia é Frágil: Será a Liderança Orientada por Valores a Resposta?”

Reunindo reitoras, vice-reitoras, investigadoras e parceiros académicos, a conferência da EWORA, incluiu diversas intervenções sobre tópicos como o impacto da inteligência artificial no meio académico e na liderança feminina e a disparidade de género nos cargos de liderança, na investigação e na tomada de decisões nas universidades da Europa, entre outros.

“Temos de usar o nosso conhecimento e potencial coletivos para apoiar, explicar e ajudar a encontrar caminhos adequados”, de modo a fortalecer a comunidade e acolher as novas gerações de líderes nas universidades, defendeu a vice-reitora da Medical University of Łódź, Lucyna Woźniak, na última sessão dedicada ao tema "Olhar em frente em tempos difíceis: conferência de encerramento e considerações finais" e na qual participaram todas as diretoras do board da associação.

Já para a presidente da associação e antiga vice-reitora da Universidade de Malmö, Kerstin Tham, é essencial “definir os valores de forma muito cuidadosa e o que realmente significam” assegurando “uma liderança responsável para a sociedade”.

Quanto à Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, fez uma nova leitura do tema da conferência. “Não existe liderança orientada por valores sem se considerar o género como um fundamento básico, como algo que lhe é subjacente, e não como algo que possa ser adicionado”, argumentou, frisando que só assim se consegue uma liderança inclusiva, diversa e igualitária.

Para Isabel Capeloa Gil tem de se diversificar os percursos académicos, implementar novos modelos de progressão e de acesso à liderança nas universidades e criar parcerias para treino e programas de mentoria que captem desde cedo as jovens estudantes com potencial para ser líderes, que as inspirem e que as preparem para a liderança.

A mesma conclusão apontou a reitora da Mykolas Romeris University, Inga Žalėnienė, para quem a resposta colocada no tema da conferência é clara: “a liderança orientada por valores é o fundamento da resiliência no ensino superior. Mas também é muito frágil, exposta à erosão e tem de ser ativamente protegida e nutrida”. Ainda assim, “frágil não significa fraco, significa algo valioso, que somos responsáveis por proteger juntas”, apelou.

Analisando a atualidade, Inga Žalėnienė lembra que “a liberdade académica está sob pressão” e que “a liderança não é um título, é um ato de coragem”. Por isso considera que “as mulheres líderes são essenciais não só por uma questão de justiça e representação, mas também para haver melhores decisões, governação ética e comunidades mais fortes”.

A fechar este último painel, a antiga diretora e vice-reitora da Glasgow Caledonian University, Pamela Gillies acentuou a relevância de trabalhar de uma forma colaborativa e cooperativa e de incentivar a liderança universitária jovem. “Os jovens de hoje podem ser os líderes de agora se lhes dermos essa oportunidade”, concluiu.

A Reitora
Reitora da UCP recebe Doutoramento Honoris Causa e recorda importância de alunos, professores e colegas na sua carreira
Veja aqui a cerimónia na qual Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pelo Institut Catholique de Paris.
A Reitora
Papa Leão XIV distingue Isabel Capeloa Gil com o título de Dama da Ordem de São Silvestre Papa
Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, foi distinguida no dia 28 de julho com o título de Dama da Ordem de São Silvestre Papa, por decisão do Papa Leão XIV. Saiba mais aqui.
Transform4Europe Internacional
Católica acolhe reunião estratégica sobre enquadramento do "Diploma Europeu"
Cinco instituições europeias alinham-se para aprofundar a cooperação sobre o futuro da educação e da investigação europeias. Saiba mais sobre esta reunião.