Centros de Documentação Europeia de Lisboa promovem primeira Caminhada Europeia

O Centro de Documentação Europeia (CDE) da Universidade Católica Portuguesa associa-se aos restantes CDE de Lisboa — Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP), Instituto Superior de Gestão (ISG) e Universidade Lusíada — que em parceria com o Europe Direct da Área Metropolitana de Lisboa organizam a primeira Caminhada Europeia, adiada para data a anunciar, em Monsanto.  

Com um percurso de cerca de 8 quilómetros pelo Circuito dos Miradouros, a Caminhada Europeia 2025 pretende mobilizar a comunidade académica e o público em geral para uma manhã de convívio, partilha e celebração dos valores europeus, num ambiente informal e ao ar livre. 

Para além de ser uma iniciativa pet-friendly, a caminhada contará também com uma vertente solidária, convidando todos os participantes a contribuírem com bens alimentares não perecíveis, produtos de higiene para bebés e ração ou outros produtos para animais, que serão posteriormente entregues a instituições de apoio social e animal. 

As inscrições encontram-se abertas até ao dia 20 de outubro, sendo a participação gratuita e aberta a todos os que desejem juntar-se a esta causa. O acesso é gratuito e aberto tanto à comunidade académica como ao público em geral, promovendo o acesso inclusivo à arte e à cultura.

Com esta iniciativa, os Centros de Documentação Europeia procuram promover valores de solidariedade, cidadania e cooperação, reforçando a ligação entre a universidade e a sociedade.

 

Bibliotecas UCP Bibliotecas - Cultura Campus de Braga
Biblioteca Pe. Júlio Fragata acolhe a tertúlia “Narcisismo e Psicanálise”
A tertúlia realiza-se a 12 de novembro no âmbito do programa Biblioteca ComVida. “Narcisismo e Psicanálise” e contará com a participação da psicanalista e psiquiatra Cristina Fabião, convidando à reflexão sobre perspetivas contemporâneas deste tema. Saiba mais aqui.
Bibliotecas UCP Bibliotecas - Cultura
Biblioteca da Faculdade de Medicina acolhe a exposição “Sombras da Bomba / Bomb Shadows: Hiroshima-Nagasaki”
A exposição estará patente até 19 de dezembro na Biblioteca da Faculdade de Medicina. No âmbito das comemorações dos 80 anos do lançamento da bomba atómica, Sombras da Bomba reúne testemunhos de sobreviventes e uma instalação de tsurus, símbolo universal de esperança e paz.
Bibliotecas UCP Católica Doctoral School
Biblioteca Universitária João Paulo II apresenta a exposição “Memória Viva: arte e dignidade no tempo”
A exposição inaugura a 24 de outubro na Biblioteca e celebra a força criativa de seis artistas seniores, com obras que estarão patentes até 28 de novembro.