Célia Manaia: Uma das investigadoras mais citadas do mundo, pelo quinto ano consecutivo

A investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, Célia Manaia é uma das cientistas mais citadas do mundo pelo quinto ano consecutivo.

Este reconhecimento mostra que o trabalho que desenvolvemos tem impacto e relevância na comunidade científica,” refere a investigadora, sublinhando: “A ciência é um esforço coletivo e global, e é muito gratificante perceber que contribuímos para esse diálogo internacional.

Dedicando-se à área da microbiologia, com especial foco no estudo da resistência bacteriana aos antibióticos, Célia Manaia vê esta distinção como “um estímulo para continuar a investigar e a contribuir para avanços que beneficiem a sociedade.”

A investigadora deixa ainda um conselho aos novos investigadores: “Mais importante do que perseguir rankings ou métricas, é trabalhar com paixão, criatividade e honestidade. Encontrem sentido no que fazem e entreguem-se ao processo, independentemente de ser algo simples ou complexo.

A lista “Highly Cited Researchers 2024”, elaborada pela Clarivate Analytics, empresa norte americana especializada em gestão de informação científica, identifica os 6,636 investigadores a nível mundial que demonstraram influência significativa na sua área de investigação ou áreas científicas, o que corresponde a 1% de todos os cientistas no mundo. Em Portugal, Célia Manaia é um dos 18 cientistas portugueses que integram a lista.

A metodologia que determina o "quem é quem" de investigadores influentes baseia-se nos dados e análises realizadas por especialistas em bibliometria e cientistas de dados no Institute for Scientific Information™ da Clarivate.

 

Escola Superior de Biotecnologia
Microrganismos em destaque na Católica reuniram 1000 estudantes na 4.ª Mostra do Microrganismo
Mais de 1000 estudantes do ensino básico e secundário do norte do país participaram na 4.ª edição do Dia Internacional do Microrganismo, organizada pela Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa.
Escola Superior de Biotecnologia
Escola Superior de Biotecnologia integra projeto europeu de 2,2 milhões de euros para acelerar a adoção de alimentos de origem vegetal
A Universidade Católica Portuguesa (UCP), através da Escola Superior de Biotecnologia e do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), vai participar no projeto europeu ISAAP – Innovative Strategies to Accelerate Adoption and Consumption of Plant-Based Food.
Escola Superior de Biotecnologia Centro de Biotecnologia e Química Fina
Projeto RADIANT chega ao fim com contributos decisivos para a agricultura sustentável na Europa
A última Assembleia Geral do projeto europeu RADIANT – Realising Dynamic Value Chains for Underutilised Crops (site do projeto) teve lugar no dia 21 de julho de 2025 na Universidade Católica Portuguesa. O evento reuniu os parceiros do consórcio para analisar os resultados do projeto e preparar os seus desdobramentos futuros. Este encontro marcou um momento de balanço, partilha e celebração de quatro anos de trabalho dedicado à valorização das culturas subutilizadas nos sistemas agroalimentares europeus.