Católica, na vanguarda da comunicação para a prevenção, assinala o Dia Internacional de Consciencialização sobre o HPV
A Faculdade de Medicina Dentária (FMD) da Católica, recebeu uma menção honrosa no concurso Comunicação de Ciência em Microbiologia, promovido pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM).
O projeto destacado, “HPV: Sexo, Cancro e Prevenção”, resultou de um processo criativo levado a cabo por duas professoras da FMD, Raquel M. Silva e Ana Sofia Duarte, e pela ilustradora Sara Costa. Todas comprometidas com projetos de investigação no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da UCP, têm dedicado parte da sua missão à Comunicação de Ciência, no sentido de tornar o conhecimento científico acessível a todos.
Esta recente criação teve como mote o Vírus do Papiloma Humano (HPV). A infeção por HPV é a infeção sexualmente transmissível mais comum e alguns subtipos do HPV são de alto risco para o desenvolvimento de cancro do colo do útero, cancro genital e cancro oral.
Nesta iniciativa, as autoras simplificam o mecanismo de infeção do HPV, que integra do seu material genético no DNA das células humanas para produção das proteínas virais, e explicam que algumas destas proteínas (oncoproteínas E6 e E7) interferem com proteínas supressoras de tumores humanas, resultando na proliferação celular descontrolada (transformação maligna das células).
O Dia Internacional de Consciencialização sobre o HPV, instituído pela International Papillomavirus Society e celebrado a 4 de março, é um marco importante pois pretende chamar a atenção para a infeção causada por HPV. “HPV: Sexo, Cancro e Prevenção” foi criado, também, para participar ativamente na prevenção e diagnóstico precoce, promovendo a vacinação contra os subtipos de alto risco de HPV, o uso de preservativo e a realização de rastreios periódicos de cancro do colo do útero.