Católica atribui doutoramento Honoris Causa a Rui Chafes

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) atribuiu o grau de Doutor Honoris Causa a Rui Chafes, escultor português de relevo nacional e internacional, no dia 1 de fevereiro.

A obra de Rui Chafes é marcada pela procura da integração das suas esculturas diretamente na natureza ou em situações arquitetónicas concretas e, sobretudo, pela utilização maioritariamente do ferro, quase sempre pintado de negro baço, sendo esta uma das singularidades primeiras da sua marca autoral.

Em 1995, Rui Chafes representou Portugal, juntamente com José Pedro Croft e Pedro Cabrita Reis, na 46.ª Bienal de Veneza e em 2004 na 26.ª Bienal de S. Paulo, com um projeto conjunto com Vera Mantero. Em 2013, foi um dos artistas internacionais convidados para expor no Pavilhão da República de Cuba na 55.ª Bienal de Veneza. Realizou exposições individuais em galerias e museus em Portugal e em diversos países e o seu trabalho está representado em várias coleções institucionais e particulares.

Ao longo da sua carreira recebeu várias distinções, nomeadamente o Prémio Pessoa (2015) atribuído pelo semanário Expresso; Gran Premio A.E.C.A. pela melhor obra no ARCO, Madrid (2012); Prémio Nacional Cidade de Gaia (2007); o Prémio de Escultura Robert-Jacobsen, atribuído pela Stiftung Würth, na Alemanha (2004); o prémio de Artes Plásticas União Latina (1996).

A atribuição do título honorífico ao artista aconteceu no dia 1 de fevereiro na cerimónia realizada no âmbito do Dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa. Nesta Sessão Académica, foi também atribuído o doutoramento Honoris Causa a Helen Alford, pela sua investigação sobre o impacto da ética e do pensamento social cristão no domínio da gestão, da sustentabilidade e da inteligência artificial.

No evento, realizou-se ainda a imposição das insígnias e a entrega das cartas doutorais aos doutores que obtiveram o grau em 2023. O Dia Nacional da UCP celebra-se no primeiro domingo do mês de fevereiro, este ano a 4 de fevereiro, tendo a sessão solene tido lugar no dia 1 de fevereiro.

A Católica
Católica encerra para férias em datas diferentes no Porto, Lisboa, Braga e Viseu
A Sede e os três campi da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, Porto, Braga e Viseu, vão encerrar para férias. Consulte aqui os períodos por Campus e os serviços mínimos garantidos em cada localização.
A Católica
“Devemos entender a universidade como estúdio e espaço de experimentação” defende a Reitora da Católica em Fórum Europeu
A Universidade Católica Portuguesa acolheu o 2026 European Learning & Teaching Forum da European Association University, evento que privilegiou reflexão sobre o futuro do ensino superior e que reuniu cerca de 300 especialistas de 42 países na sede da Católica.
A Católica Sustentabilidade
Recorde a 1.ª Semana da Sustentabilidade da Católica
Primeira edição desta iniciativa contou com um programa diversificado que incluiu palestras, workshops, mercados sustentáveis, eventos desportivos e atividades que abordaram os vários pilares da sustentabilidade. Reveja os melhores momentos.