Cardeal D. Tolentino Mendonça: “O Ser Humano é um mistério que se resolve caminhando”

Foi na sede da Universidade Católica, em Lisboa, que o Cardeal D. José Tolentino Mendonça apresentou o seu novo livro “Para os caminhantes, tudo é caminho”, editado pela Quetzal.

Na sua intervenção sobre a obra, o autor, que é também Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé, explicou que “interessar-se pelo Humano é dar-se conta de que o Ser Humano é uma pergunta, um enigma, um mistério. Mas, como diziam os latinos, é um mistério que se resolve caminhando”. Por isso, sustentou D. Tolentino Mendonça, trata-se de “buscar uma iluminação para a existência a partir da experiência do caminho” até porque “o caminho é uma dimensão que nos une a todos profundamente”, sejam caminhos interiores ou caminhos da paisagem.

O Cardeal, que foi Vice-Reitor da Católica, referiu também que o livro “é feito de fragmentos, com narrativas breves” porque “inclui a escuta”. “É um livro onde falo do que encontro, das pessoas que encontro, do que encontro no encontro com os outros. Por isso, é um livro cheio de nomes e cheio de histórias”, revelou.

D. Tolentino Mendonça explicou ainda que é uma obra que “diz que precisamos de olhar para os protagonistas do nosso tempo como mestres totais”, através da “capacidade de colocar tudo em relação”. De acordo com o autor é essencial “perceber que Fernando Pessoa é um mestre importante para os caminhos da vida interior, que um cientista pode iluminar as grandes perguntas filosóficas, ou que um filósofo pode ser um companheiro que nos estimula a encontrar um horizonte mais amplo para a vida. Todos estes contributos são importantes, não apenas do ponto de vista cultural ou científico, mas do ponto de vista humano”.

Também a Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, salientou a mensagem principal do livro, que considerou ser “uma oferta de caminho”. “‘Para os caminhantes tudo é Caminho’ é um título que não poderia ser mais fiel ao que D. Tolentino Mendonça sempre nos ensinou: que cada etapa, cada pausa, cada dúvida, cada descoberta fazem parte de um percurso que se constrói com atenção, generosidade e abertura ao inesperado”, frisou.

A mesma opinião deixou a professora Teresa Bartolomei. Ao apresentar mais detalhadamente “Para os caminhantes, tudo é caminho”, afirmou que “todos os que lerão este livro serão acompanhados por ele num percurso. Este livro é um caminho, uma viagem, e nós caminhamos com ele”.

Destacando que em vários textos do livro se fala de gratidão, também o diretor editorial da Quetzal, Francisco José Viegas” contou que “para os editores, cada livro é uma forma de nos sentarmos a contemplar o mundo”.

Segundo a editora, neste livro, já nas livrarias, D. José Tolentino Mendonça aborda a vida, o amor, a morte e o perdão e interpela a esperança e a desistência, a necessidade de silêncio e a urgência de espaço interior. Num tom simultaneamente confessional e poético, reflete sobre a procura individual de um caminho e a capacidade de transformar as expectativas em esperança.

A Católica
Católica encerra para férias em datas diferentes no Porto, Lisboa, Braga e Viseu
A Sede e os três campi da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, Porto, Braga e Viseu, vão encerrar para férias. Consulte aqui os períodos por Campus e os serviços mínimos garantidos em cada localização.
A Católica
Comemorações de Natal da Universidade Católica decorrem nos vários campi
Para assinalar a época natalícia, a Universidade Católica promove momentos de convívio e partilha. Na sede, em Lisboa, o destaque vai para um concerto da cantora Nena, que promete animar a comunidade com os seus maiores sucessos. Saiba mais aqui.
A Católica Faculdade de Ciências Humanas
Universidade Católica e Centro Cultural de Belém assinam parceria no âmbito do The Lisbon Consortium
Parceria prevê o desenvolvimento conjunto de iniciativas académicas e culturais, incluindo seminários, projetos aplicados, estágios e oportunidades de investigação e de estudo do acervo.