Biblioteca Universitária João Paulo II apresenta a exposição “Memória Viva: arte e dignidade no tempo”

A Biblioteca Universitária João Paulo II será palco da exposição Memória Viva: arte e dignidade no tempo, uma iniciativa promovida pela CADOS – Católica Doctoral School, em parceria com a Biblioteca.  

A inauguração está marcada para sexta-feira, 24 de outubro, às 18h e contará com a presença dos artistas participantes e poderá ser visitada até ao dia 28 de novembro. O acesso à exposição é gratuito e aberto tanto à comunidade académica como ao público em geral, promovendo o acesso inclusivo à arte e à cultura.

Esta mostra tem como objetivo celebrar e dar visibilidade à produção artística de criadores seniores, frequentemente excluídos dos circuitos contemporâneos. Através da arte, propõe-se uma reflexão profunda sobre o valor da memória, da experiência e da dignidade humana. 

A exposição nasce em sintonia com a missão da CADOS, que visa “promover a dignidade humana e o bem comum através da arte, da cultura e da investigação interdisciplinar”, alinhando-se também com os princípios do Programa de Desenvolvimento Humano Integral, que defende uma abordagem holística e inclusiva do ser humano em todas as fases da vida. 

Memória Viva reúne obras de seis artistas — ELSARDINHA, Franco Palma, Joana Romeiro, João Carlos Espadinha, Maria João Matos Gomes e Sara Velez Malta — cujos percursos de vida são marcados pela resistência, pela beleza e pela força criativa. 

A mostra inclui pintura, escultura e instalação, com especial atenção à acessibilidade e à mediação cultural. Propõe-se como um espaço de encontro intergeracional, onde passado e presente dialogam de forma sensível e inspiradora. 

Mais do que uma exposição, Memória Viva: arte e dignidade no tempo é um convite à redescoberta da arte como veículo de humanidade, memória e esperança — um tributo à criação que permanece viva em todas as idades da vida.

 

Bibliotecas UCP Bibliotecas - Cultura Campus de Braga
Biblioteca Pe. Júlio Fragata acolhe a tertúlia “Narcisismo e Psicanálise”
A tertúlia realiza-se a 12 de novembro no âmbito do programa Biblioteca ComVida. “Narcisismo e Psicanálise” e contará com a participação da psicanalista e psiquiatra Cristina Fabião, convidando à reflexão sobre perspetivas contemporâneas deste tema. Saiba mais aqui.
Bibliotecas UCP Bibliotecas - Cultura
Biblioteca da Faculdade de Medicina acolhe a exposição “Sombras da Bomba / Bomb Shadows: Hiroshima-Nagasaki”
A exposição estará patente até 19 de dezembro na Biblioteca da Faculdade de Medicina. No âmbito das comemorações dos 80 anos do lançamento da bomba atómica, Sombras da Bomba reúne testemunhos de sobreviventes e uma instalação de tsurus, símbolo universal de esperança e paz.
Bibliotecas UCP Bibliotecas - Cultura
Centros de Documentação Europeia de Lisboa promovem primeira Caminhada Europeia
Os Centros de Documentação Europeia de Lisboa promovem, em parceria com o Europe Direct AML, a primeira Caminhada Europeia em Monsanto, adiada para data a anunciar. A iniciativa alia convívio, solidariedade e celebração dos valores europeus.