Apresentação do livro "Liberdade de Imprensa em Portugal e na Europa"
"A imprensa e a Universidade partilham o lema "Dizer o que é" - e por isso, a liberdade académica é uma aliada constante da liberdade de imprensa", palavras de Peter Hanenberg, Vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa, no discurso de abertura da apresentação do livro 'Liberdade de Imprensa em Portugal e na Europa', que decorreu no dia 17 de dezembro, na Assembleia da República.
O livro 'Liberdade de Imprensa em Portugal e na Europa', é uma edição da UCP Editora que surgiu da iniciativa do Professor Paulo Pinto de Albuquerque, antigo juiz do Tribunal Europeu dos Direitos do Humanos.
O livro, que contou com o apoio do Diário de Notícias e do Grupo Bel, apresenta 23 casos portugueses e 7 estrangeiros, submetidos ao TEDH. Estes são comentados na obra por 63 autores, jornalistas e juristas, e contou com a organização de Paulo Pinto de Albuquerque, de Valentina Marcelino, Diretora adjunta do DN e de Bruno Contreiras Mateus, ex-Diretor do DN.
O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, que encerrou o primeiro painel de apresentação do livro, afirmou que a liberdade de imprensa "só existe quando é inteira" e concluiu realçando: “Bem precisamos, como sociedade, de falar mais e melhor sobre a liberdade de imprensa. Estou certo de que este livro nos ajudará a fazê-lo com mais critério.”
O evento contou ainda com a promoção de dois debates: sobre A LIBERDADE DE IMPRENSA E A JUSTIÇA e sobre A LIBERDADE DE EXPRESSÃO PELO TEDH, nos quais participaram autores da obra.
Créditos de imagem - Assembleia da República