A decorrer neste mês

Voluntários do Projeto Vida dinamizam Grupo de Discussão e Cidadania

Carolina Teixeira e Inês Graça, voluntárias do Projeto VIDA – Voluntariado na Católica, dinamizaram o Grupo de Discussão e Cidadania no Programa Aproximar Oeiras, da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras.

Neste grupo, as estudantes do Curso de Comunicação Social e Cultural apresentaram conteúdos relacionados com notícias fidedignas vs. fake news e mediaram a discussão de notícias atuais, com o apoio da equipa técnica do programa.

O Aproximar Oeiras é um Programa da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras de combate ao isolamento e solidão. Este programa foi criado com o objetivo de desconstruir a noção de envelhecimento, quebrando o paradoxo de que envelhecer é um processo feito apenas de dificuldades e limitações.

A tónica é colocada nas oportunidades de uma vida com mais saúde, participação, objetivos pessoais e relações satisfatórias, devolvendo um novo sentido de propósito para as vidas de cada pessoa e integrando a contribuição de toda uma comunidade.

Para saber mais sobre o voluntariado na Católica, contacte voluntariado.sede@ucp.pt

G. Discussão e Cidadania

Categorias: CASUS Projeto VIDA Social Responsibility

Sexta, 10/02/2023

Colaboradores, Docentes e Investigadores da UCP participam na confeção de refeições no Centro de Apoio ao Sem-Abrigo

No âmbito da Campanha Solidária de Natal “Somos lugar de Encontro”, a Universidade Católica Portuguesa lançou a primeira iniciativa de voluntariado corporativo do Projeto VIDA - Voluntariado na Católica.

Durante quatro dias, 33 voluntários tiveram oportunidade de apoiar a preparação, confeção e embalamento de 400 refeições para serem distribuídas a pessoas carenciadas nas rondas da noite do CASA – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo.

Para Rita Paiva e Pona, coordenadora do Gabinete de Responsabilidade Social da UCP, a participação destes voluntários “reforça a responsabilidade social da Universidade, junto das organizações parceiras do Projeto VIDA – Voluntariado na Católica”, entre as quais o CASA.

A responsável do projeto sublinha: “através destas iniciativas construímos pontes que ligam o nosso compromisso com um ensino de excelência ao compromisso social, criando um impacto positivo na comunidade.”

O CASA tem como missão auxiliar aqueles que se encontram em situação de Sem-Abrigo, que integrem famílias em risco ou famílias carenciadas, através de ações de solidariedade social, disponibilizando um contacto próximo, bens alimentares, artigos de vestuário e serviços de reintegração social, independentemente do estrato social, etnia, religião ou género.

Categorias: Projeto VIDA Responsabilidade Social

Quinta, 28/12/2023