Sessão Premium do Programa ADN Jurista
Terça-feira, Novembro 11, 2025 - 17:30
Auditório Carvalho Guerra | UCP | Campus do Porto
O Programa ADN Jurista promove a primeira sessão premium do ano letivo 25/26 com a apresentação do livro "Como proteger a democracia", do jornalista David Dinis (Expresso).
O evento decorre no dia 11 de novembro, às 17h30, no Auditório Carvalho Guerra. A apresentação contará, também, com a participação de Catarina Santos Botelho, docente desta Faculdade, recém-nomeada Membro do Conselho de Administração da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia. Especialista em Direito Constitucional, é docente da unidade curricular "Constitucionalismo Democrático sob Ameaça: os Fenómenos Autoritários, Extremistas e Populistas".
As sessões premium do programa ADN Jurista consistem em eventos com convidados que abordam temas relacionados com o Direito e a literacia política, mediática e europeia. No âmbito do eixo temático do ano letivo 2025/2026 - os 50 anos da Constituição da República Portuguesa - esta sessão propõe-se discutir a resiliência das instituições democráticas portuguesas face à ascensão de forças populistas de direita radical. Quando conseguirem formar governo, que capacidade têm os três pilares de uma democracia liberal como a portuguesa para resistir a ameaças autoritárias? Para além da Constituição da República Portuguesa, que mecanismos de defesa existem? E perante cenários de fragilização democrática, que papel podem desempenhar os cidadãos, a Academia? Num clima informal, esta sessão pretende fazer a convergência de diferentes ângulos de análise - do Direito e do Jornalismo, promovendo o debate sobre soluções práticas e ações concretas que todos os cidadãos democratas - em particular estudantes de Direito e profissionais da área jurídica - podem desenvolver para proteger a democracia.
Os convidados trazem experiências complementares no domínio da análise política e constitucional: o autor David Dinis, enquanto jornalista, exerce a sua atividade numa das mais significativas estruturas de mediação das democracias liberais - os media institucionalizados - mediando a relação entre cidadãos e os diferentes poderes legislativo, executivo e judicial. Catarina Santos Botelho, pela sua experiência académica e institucional europeia, oferece uma perspetiva especializada sobre os mecanismos de proteção dos direitos fundamentais e da ordem constitucional democrática.
Entrada gratuita, mas sujeito a inscrição obrigatória.
Para mais informações: adnjurista@ucp.pt