Exposição “Hannah Arendt: 50/80"

Quarta-feira, Janeiro 07, 2026 - 09:00

Biblioteca Universitária João Paulo II | UCP | Lisboa - Sede


No dia 7 de janeiro de 2026, a Universidade Católica Portuguesa apresenta a exposição "Hannah Arendt: 50/80", uma iniciativa dedicada à memória da vida e da obra de uma das pensadoras políticas mais influentes do século XX.

A presente exposição, desenvolvida por Bernardo Freitas em colaboração com a Biblioteca Universitária João Paulo II, resulta da sua dissertação de mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais que se dedica à obra e ao legado intelectual de Hannah Arendt. 

Assinalando simultaneamente os 50 anos do falecimento da autora e os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, esta exposição propõe um enquadramento histórico e conceptual do pensamento de Hannah Arendt, profundamente marcado por esse conflito. Através de diversas fontes documentais, esta aborda a sua biografia e conceitos centrais como A Condição Humana, a Modernidade, o Totalitarismo e a Banalidade do Mal, constituindo-se como um espaço de reflexão, debate e homenagem, acessível tanto a especialistas como a novos leitores da sua obra.

A exposição está aberta a toda a comunidade académica e ao público em geral até dia 28 de fevereiro de 2026.

 

20.09 2025 110:00

Exposição “Baile dos Bugalhos”

Centro de Arte Moderna | Gulbenkian
06.01 2026 109:00

6th Lisbon Winter School for the Study of Communication

Faculdade de Ciências Humanas | UCP | Lisboa - Sede