Mestrados

O mestrado (2.º ciclo) tem uma duração normal entre três e quatro semestres e confere entre 90-120 créditos ECTS. Este ciclo de estudos requer a frequência de unidades curriculares, a elaboração e defesa pública de uma tese original, ou a realização de um estágio ou de um projeto e a elaboração e defesa dos respetivos relatórios, no caso dos mestrados profissionalizantes ou que são orientados para o mercado de trabalho. 

Os cursos ministrados pela UCP e os graus que confere (licenciatura, mestrado e doutoramento) têm o mesmo valor e produzem os mesmos efeitos que os das Universidades estatais (Decreto-Lei n.º 128/90). Este sistema baseia-se em três níveis de ciclos de estudo e está estruturado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, que entrou em funcionamento a partir de 2006/07. Todos os cursos ministrados estão acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e devidamente registados junto da Direção-Geral de Ensino Superior (DGES).

Em 2006 foi criada, no âmbito do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Católica Portuguesa, a Escola Superior Politécnica de Saúde que integrou a Escola Superior de Enfermagem da Imaculada Conceição (em funcionamento desde 1935) que passou a constituir a Unidade de Ensino de Enfermagem do Porto da Universidade Católica.

Em 30 de Setembro de 2015 o Conselho Superior da Universidade aprovou a alteração da designação da Escola Superior Politécnica de Saúde para Escola de Enfermagem (Porto).