O Católica Learning Innovation Lab (CLIL) vai realizar, no próximo dia 16 de outubro de 2025, entre as 17h00 e as 18h30, o webinar “Práticas que Transformam”, integrado no Prémio de Inovação Pedagógica UCP – 2025.
A sessão, em formato online, tem como objetivo promover e valorizar a inovação pedagógica na Universidade Católica Portuguesa (UCP), destacando práticas de ensino inovadoras e criando um espaço de reflexão coletiva sobre o papel da pedagogia na transformação do Ensino Superior.
“Num tempo em que o Ensino Superior enfrenta desafios cada vez mais complexos, valorizar e incentivar práticas pedagógicas inovadoras é reconhecer o poder da docência para inspirar, motivar e transformar. Ao dar visibilidade a estas iniciativas, este evento contribui para consolidar uma cultura em que cada docente se sente encorajado a experimentar, refletir e inovar, reforçando, assim, o compromisso da UCP com um ensino de qualidade, criativo e orientado para o futuro”, refere Rita Tavares de Sousa, especialista em Educação e Desenvolvimento Profissional Docente do CLIL.
O evento destina-se a toda a comunidade académica da UCP e constitui uma oportunidade para partilhar experiências, fomentar o diálogo e reforçar o compromisso institucional com a qualidade e a inovação no ensino-aprendizagem.
A participação no webinar é gratuita, basta aceder através deste link e preencher o formulário de registo de presença.
PROGRAMA:
17:00 | Sessão de Boas-vindas
Isabel Vasconcelos (Vice-Reitora para o Ensino e Inovação Pedagógica da Universidade Católica Portuguesa)
Diana Soares (Coordenadora do Católica Learning Innovation Lab – CLIL)
17:10 | Painel “Relatos de Inovação”
Intervenções dos premiados do Prémio de Inovação Pedagógica UCP – 2025:
Bruno Cardoso (Faculdade de Medicina)
Filipa Sobral (Faculdade de Educação e Psicologia)
Raquel Campos e Leonor Sopas (Católica Porto Business School)
Moderação: Rita Tavares de Sousa (Especialista em Educação e Desenvolvimento Profissional Docente, Católica Learning Innovation Lab – CLIL)
17:50 | Mesa Redonda “Por que motivo e de que forma podemos (re)valorizar a dimensão pedagógica da função docente no ensino superior?”
Isabel Vasconcelos (Vice-Reitora para o Ensino e Inovação Pedagógica da Universidade Católica Portuguesa)
Bruno Cardoso (Faculdade de Medicina)
Filipa Sobral (Faculdade de Educação e Psicologia)
Raquel Campos (Católica Porto Business School)
Moderação: Diana Soares (Coordenadora do Católica Learning Innovation Lab - CLIL)
18:30 | Sessão de Encerramento


