Mapeamento das práticas e estratégias pedagógicas na Universidade
O mapeamento das práticas e das estratégias pedagógicas dos docentes da Universidade Católica Portuguesa (UCP) é um dos eixos de ação do CLIL | Católica Learning Innovation Lab.
O Laboratório pretende conhecer melhor quais as metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas pelos docentes da UCP e o modo como estas contribuem para o desenvolvimento integral dos estudantes.
O mapeamento periódico das práticas e estratégias pedagógicas da comunidade docente visa orientar políticas de governança na UCP e contribuir com outputs de produção científica.
Comunidades de Aprendizagem e Prática Pedagógica (CAP)
As Comunidades de Aprendizagem e Prática (CAP) são uma iniciativa do CLIL, que visam auxiliar os docentes da Universidade Católica Portuguesa (UCP) na exploração e testagem de novas abordagens pedagógicas em sala de aula.
Durante cerca de três meses, os docentes participantes na iniciativa podem trocar experiências, criar parcerias interdisciplinares, aprofundar uma área pedagógica de interesse, e desenvolver vários produtos pedagógicos.
Entre estes produtos incluem-se, por exemplo, repensar o conteúdo da Ficha da Unidade Curricular (UC) de uma UC, conceber e testar atividades em sala de aula, e refletir sobre as práticas pedagógicas em curso.
As CAP são realizadas anualmente, em data a definir pelo CLIL.
Ciclo de Workshops Pedagógicos
O Ciclo de Workshops Pedagógicos é uma iniciativa do CLIL direcionada a docentes da Universidade Católica Portuguesa.
Os Workshops têm o objetivo de permitir à comunidade docente a exploração de novas metodologias de ensino-aprendizagem aplicadas ao Ensino Superior, e são realizados anualmente, em data a definir pelo CLIL.
Círculos de Leitura sobre Inovação Pedagógica
Os Círculos de Leitura sobre Inovação Pedagógica são uma iniciativa promovida pelo CLIL para envolver a comunidade da Universidade Católica Portuguesa na discussão de artigos científicos relacionados com temáticas de Inovação Pedagógica.
A atividade, muito semelhante a um clube do livro, realiza-se mensalmente, em formato online, e é aberta a todos os docentes que desejem participar, para analisar e discutir o artigo científico do mês.
Com esta atividade, o CLIL visa promover a discussão científica sobre a Inovação Pedagógica na UCP e sensibilizar para a relevância desta temática.
Encontros de Inovação Pedagógica
O CLIL organiza vários Encontros de Inovação Pedagógica na Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Estes encontros têm o intuito de promover a discussão sobre os desafios da Inovação Pedagógica no ensino superior, envolvendo docentes e estudantes da UCP, e parceiros da comunidade.
Entre os vários temas trazidos a debate estão, por exemplo, as competências transversais que devem ser desenvolvidas nos estudantes e os modelos pedagógicos mais indicados para a promoção dessas competências.
Alguns dos Encontros de Inovação Pedagógica já promovidos pelo CLIL são: