A interdisciplinaridade é um elemento-chave do CLIL. Por essa razão, o Laboratório conta com a participação ativa de representantes das várias Unidades Académicas e serviços da Universidade Católica Portuguesa.
Docente
Faculdade de Educação e Psicologia (Porto)
Diana Soares é Professora Auxiliar Convidada e membro da Direção para a 'Qualidade do Ensino' da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
Doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho em 2015, é Investigadora do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH), desenvolvendo, também, atividades de investigação no Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES). Atualmente coordena o Católica Learning Innovation Lab, um laboratório para a Inovação Pedagógica.
Participa em diversos projetos de investigação, nas áreas da inovação pedagógica, educação baseada em competências, gestão curricular, desenvolvimento profissional docente e políticas de Ensino Superior.
É autora e coautora de diversas publicações nacionais e internacionais, participando como oradora e formadora em congressos, conferências e ações de formação. É, ainda, consultora na área da Educação no âmbito do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME FEP-UCP).
Docente
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Braga)
Paulo Dias, é Professor Auxiliar na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Psicólogo, Mestre em Ciências da Educação, especialidade de Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, e Doutorado em Psicologia da Saúde. Especialista em Psicologia da Educação e em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
É investigador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) na UCP (Braga), coordenando o tópico CEFH "Cognição, intersubjectividade e desenvolvimento humano".
Desde 2009 que está envolvido em diversos projectos nacionais e europeus na área da Educação:
- Restart for Education in a Digital Era through Project-based E-learning, 2021-23;
- CApS – Catholic University and Service Learning: Innovation and Social Responsibility, 2020-22;
- ProfeSsional development for an effective PBL approach: a practical experience through ICT-enables lEarning solutions, 2012-14;
- plaGiarism or crEativity: teachiNg Innovation versUs Stealing, 2011-13;
- Factores que promovem o sucesso escolar, 2006-08) e das Dependências (European implementation of CAPPYC (Cannabis Abuse Prevention Program for Young Consumers), 2014-16;
- Prevenir o consumo de álcool em adolescentes escolarizados, 2012-15;
- European Network on Exchange Early Detection Drug-comsumption; 2008-10.
Durante este período, tem publicado em revistas nacionais e internacionais com revisão por pares.
Investigadora em Educação e Desenvolvimento Profissional Docente
Faculdade de Educação e Psicologia (Porto)
Amanda Franco é doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, e pós doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro (CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores). Os seus interesses de investigação têm sido, principalmente, a promoção do pensamento crítico no quadro do desenvolvimento e profissional de docentes do ensino superior.
Escola do Porto da Faculdade de Direito
Docente
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais
Ângela Sá Azevedo é Professora Auxiliar na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
É Doutorada em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, desde 2006. Na mesma instituição realizou o Mestrado em Desenvolvimento e Educação da Criança (Intervenção Precoce), em1998. É licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, desde 1991.
Apresenta uma vasta experiência profissional no âmbito da Psicologia Clínica e da Psicologia da Educação, tendo nesta última área da Psicologia assumido funções de coordenação de um Gabinete Psicopedagógico dedicado à intervenção, durante 25 anos, em áreas como o Desenvolvimento de Carreira, Educação Inclusiva, Autorregulação e Motivação da Aprendizagem.
Foram-lhe conferidas as Especialidades de Psicologia da Educação (2016) e de Psicologia Clínica e da Saúde (2019), assim como as Especialidades Avançadas em Necessidades Educativas Especiais (2016) e em Psicologia Vocacional e Desenvolvimento da Carreira (2016) pelo Colégio das Especialidades da Ordem Dos Psicólogos Portugueses.
Coordena o Mestrado em Psicologia da Educação desde 2008 na FFCS – UCP e é membro da Comissão de Coordenação da Licenciatura em Psicologia, desde 2020.É membro do Conselho Científico da FFCS-UCP desde 2008.
É investigadora do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) da UCP nas áreas da Motivação, Autorregulação do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Relação Pedagógica, Desenvolvimento Emocional e Psicossexual, Desenvolvimento Vocacional e da Carreira, Educação Inclusiva.
Apresenta publicação relevante no âmbito da Psicologia da Educação.
Docente
Católica Porto Business School
Professor Associado, doutorado em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho. Mestre em Informática de Gestão (U. Minho).
Professor da Católica Porto Business School.
Coordenador do Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação na Faculdade de Filosofia da UCP‑Braga.
Membro da Direcção da Faculdade de Economia e Gestão de Janeiro de 2005 a Janeiro de 2008.
Colaborador em vários Cursos de Escolas da UCP (FEP, FACIS, FACFIL, ESB, ICS, FD, FT, EGE).
Consultor do Ministério da Educação.
Membro do Conselho Científico do Observatório do Plano Tecnológico da Educação (Maio 2009).
Docente
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais
Armanda Gonçalves, é Professora Auxiliar da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP). É licenciada em Psicologia (Universidade do Minho) e doutorada em Psicologia Clínica (Universidade do Minho - “Narrativas ocultas no encontro terapêutico – o que terapeutas e clientes e clientes não revelam em psicoterapia”). Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Coordena o Gabinete de Autoavaliação e Qualidade do Centro Regional de Braga da UCP desde 2015 e em 2020 assumiu a coordenação do 1º Ciclo em Psicologia.
Investigadora integrada no Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) na FFCS, na Linha de Investigação "Cognição, Intersubjectividade e Desenvolvimento Humano". Tem desenvolvido investigação sobre novas formas de família (famílias reconstituídas, famílias adotivas e em situação de divórcio) e sobre o sistema de promoção e proteção de crianças e jovens em risco. Os interesses recentes de investigação incluem além dos temas citados o desenvolvimento do profissional de psicologia, luto, ferimentos autoinfligidos.
Docente
Instituto de Ciências da Saúde
Enfermeira desde 1985, trabalhou na Casa de Saúde da Boavista e no IPO. Desde 1987 está na docência de Enfermagem, lecionando nos diferentes graus de ensino. Foi docente na Escola Superior de Enfermagem da Imaculada Conceição, durante 19 anos e transitou para a Universidade Católica com a integração daquela escola. É Professora Associada, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa. É coordenadora do curso de Licenciatura de Enfermagem.
Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (1992), Licenciatura em Ciências da Educação (1994) e Mestrado em Ciências de Enfermagem (1996). Doutoramento em Enfermagem, na Universidade Católica (2014), realizando tese subordinada ao tema “O Enfermeiro na Escola: um projeto de ensino-aprendizagem, de investigação e de serviço à comunidade” que culmina um interesse particular de investigação na área da Saúde Escolar.
Docente
Escola Superior de Biotecnologia
Engenheira Química e Doutorada em Biotecnologia com especialidade em Ciência e Engenharia Alimentar, é Professora Associada da Escola Superior de Biotecnologia, Diretora Adjunta para a Internacionalização e responsável pelos 3º ciclos de estudos. Leciona em temas de tecnologias alimentares e fenómenos de transferência. È responsável pelo laboratório de investigação “Food Processing Engineering” do CBQF. Em 2022 foi distinguida a nível internacional na área de engenharia e tecnologia alimentar, através da eleição para Fellow da Academia Internacional de Ciência e Tecnologia Alimentar (IAFoST), o mais elevado reconhecimento internacional pela sua contribuição para o avanço e coordenação do ensino em ciência e engenharia alimentar a nível mundial, e pelo seu trabalho de investigação na área de modelização e otimização de processos alimentares.
Cristina Silva preside o grupo de trabalho de educação 1.2 da IUFoST (União Internacional de Ciência e Tecnologia Alimentar) sobre Questões Emergentes, Principais Áreas de Trabalho. Foi também fundadora, e líder durante 9 anos, da rede ISEKI-Food que incluiu mais de 150 instituições de ensino superior na área da ciência e engenharia alimentar, de mais de 100 países em todos os continentes. Atualmente, é membro do conselho consultivo da Associação internacional ISEKI-Food, editora-chefe do International Journal of Food Studies e editora associada dos periódicos Journal of Food Process Engineering, Brazilian Journal of Food Technology e Foods.
Docente
Faculdade de Educação e Psicologia
Diana Mesquita é doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Minho em 2015, na especialidade de Desenvolvimento Curricular. É Professora Auxiliar convidada na Faculdade de Educação e Psicologia e investigadora no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa.
Participa em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais, bem como possui uma vasta experiência na dinamização de atividades de formação e desenvolvimento profissional de professores em todos os níveis de ensino. É autora e coautora de várias publicações de artigos em conferências, capítulos de livros e revistas internacionais.
Técnica de Comunicação e Marketing
Faculdade de Educação e Psicologia (Porto)
Diana Seabra desempenha o cargo de Marketing and Communications Manager no CLIL | Católica Learning Innovation Lab. É Mestre em Ciências da Comunicação, na variante de Cultura, Património e Ciência pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e Licenciada em Ciências da Comunicação, na variante de Assessoria de Comunicação, pela mesma faculdade. Os seus principais interesses recaem sobre estratégia de comunicação, assessoria de imprensa, marketing digital e comunicação de ciência.
Docente
Católica Porto Business School
Doutorada em Comportamento Organizacional pela Universidade de Liverpool. Mestre em Administração Pública pela Universidade de Liverpool.
Docente da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa.
Coordenação do Projeto PIC na Faculdade de Economia e Gestão entre 2006‑2011.
Oradora convidada e autora em revistas internacionais no domínio do desenvolvimento de competências de estudantes do Ensino Superior (Employee Relations and Higher Education Management and Policy).
Recentemente mantém interesse nas áreas do desenvolvimento do estudantes, mais especificamente, tem pesquisado no domínio da fraude académica.
Sobre os contextos organizacionais, o foco da investigação tem sido sobre as práticas de gestão de RH nas empresas startup, assim como no processo de morte de uma empresa.
Docente
Faculdade de Educação e Psicologia
Helena Gil da Costa é doutorada em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Concluiu um Master em Criatividade Aplicada Total na Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Docente na área da Criatividade e da Escrita Criativa, é representante em Portugal do The Creative Problem Solving Group, Inc (Buffalo / Nova York).
Docente
Faculdade de Educação e Psicologia
Maria Ilídia de Meireles Cabral da Rocha é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante Inglês/Alemão pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1999), Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa (2008) e Doutorada em Ciências da Educação pela mesma universidade (2013).
É Professora Auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, coordenadora do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME), coordenadora do curso de Doutoramento em Ciências da Educação e é membro integrado do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH-UCP).
Sistema da Qualidade da UCP Porto (SIGIQ)
Docente
Instituto de Ciências da Saúde
É assistente convidado no Instituto de Ciências da Saúde (UCP) e investigador integrado do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde.
Licenciado, Mestre e Doutor em Enfermagem, é também Especialista em Enfermagem na área de Enfermagem Comunitária. É enfermeiro no Centro de Enfermagem da Católica desde 2007.
Realizou o Curso Geral de Gestão e a Formação Avançada Governação e Políticas Públicas em Saúde.
Integra o Conselho de Direção do Instituto de Ciências da Saúde desde 2022.
Docente
Faculdade de Educação e Psicologia (Porto)
José Joaquim Ferreira Matias Alves é Professor Associado da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Possui 149 livros publicados ou organizados e 85 capítulos de livros publicados. 47 artigos científicos publicados em revistas da especialidade, 37 textos publicados em jornais ou revistas, 4 participações editoriais em revistas. Coordenador da Comissão de Avaliação de Relatórios Finais da área Ciências e Políticas de Educação_FCT [2016-18; 2019_22]. Director Adjunto da Faculdade de Educação e Psicologia (2011-2021). Presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (desde 2017...). Membro da Comissão Científica do XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (2018), Membro da Comissão Organizadora do XV Congresso da Sociedade Portuguesa da Ciências da Educação (2020) - Orientador de 68 Dissertações de Mestrado, 14 Teses de Doutoramento e 2 Pós_Doutoramento na área das Ciências da Educação; Membro do Conselho Científico para a Avaliação dos Professores (2008) - Presidente da Assembleia Municipal de Gondomar (2009-2013) - Director-Geral do Ensino Secundário (1994-1996).
Docente
Faculdade de Teologia
Doutor em Teologia, na área da Teologia Prática, pela Universidade Católica Portuguesa com uma tese intitulada "O digital no serviço da fé. Formar para uma oportunidade". É mestre em Ciências da Educação, com especialidade em Pedagogia do e-Learning, pela Universidade Aberta e o segundo grau canónico em Teologia Catequética pela Facultad de Teología "San Dámaso", Madrid. É licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga.
É Vice-Diretor, Coordenador da Faculdade de Teologia no Campus da UCP, Braga. É membro do Conselho Científico desta Faculdade.
É membro do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER).Habitualmente leciona na Faculdade de Teologia, em Braga, na área da Teologia Prática.
As suas principais áreas de investigação situam-se a nível da Teologia Prática, nomeadamente o fenómeno da transmissão da fé, a aplicabilidade dos métodos de pesquisa empírica no âmbito da reflexão teológica, a didática do ensino da religião e a reflexão sobre a formação de agentes de pastoral.
Docente
Faculdade de Educação e Psicologia (Porto)
Maria Luísa da Mota Teixeira Ribeiro é Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP). Licenciada e mestre em Psicologia pela Universidade do Porto, é doutorada em Ciências da Educação - Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho.
É responsável pelo Projeto CApS - Católica Aprendizagem Serviço: Inovação e responsabilidade Social, que está a ser desenvolvido na UCP (Braga, Lisboa, Porto e Viseu) e que pretende estimular a inovação pedagógica e a responsabilidade social no ensino superior. Tem dinamizado várias experiências com recurso à Aprendizagem Serviço, metodologia de ensino que combina a aprendizagem académica com o serviço à comunidade por forma a que os/as estudantes se formem, pessoal e profissionalmente, a partir do trabalho com necessidades reais da comunidade. Nesta metodologia são valorizadas a participação ativa dos/as estudantes e dos membros da comunidade e a reflexão sobre a experiência vivida.
É responsável pelo programa de Serviço Comunitário da licenciatura em Psicologia, que foi reconhecido, em 2010, pela OCDE – Institutional Management in Higher Education como uma iniciativa de qualidade de ensino e inovação pedagógica.
É presidente do Conselho Pedagógico da FEP.
Investigadora em Educação e Desenvolvimento para a Carreira
Faculdade de Educação e Psicologia (Porto)
Magda Rocha é Pós Doutorada pelo Centro de Estudos em Gestão e Economia (CEGE-CPBS-UCP) na área das competências Transferíveis no Ensino Superior e Investigadora Integrada na área da Educação e Desenvolvimento na Carreira no Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP.
Docente
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Braga)
Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Paris 2 (Panthéon-Assas), leciona Sociologia da Comunicação, Jornalismo de Investigação, Comunicação Política e Métodos de Investigação. É coordenador do Mestrado em Comunicação Digital, da pós-graduação em Comunicação no futebol profissional (UCP-Liga de Portugal) e dos estágios da Licenciatura em Ciências da Comunicação. Integra ainda o Centro de Estudos Filosófico-Humanísticos (UCP).
Especialista em Sociologia dos Media, Estudos de Recepção, Migrações e Metodologias Qualitativas é autor de três dezenas de publicações e outras tantas comunicações em eventos e congressos nacionais e internacionais. O seu livro "Les Portugais de France face à leur télévision. Médias, migrations et enjeux identitaires" (PUR, 2009) foi premiado com a menção honrosa do Prix national de la recherche de l’Inathèque de France.
Docente
Escola do Porto da Faculdade de Direito
Licenciado em Direito (1996), mestre em Teoria e Ciência Política (1999) e doutor em Direito (2012) pela Universidade Católica Portuguesa.
Exerce, desde 2013, as funções de Diretor.
Foi, de 2017 a 2021, Vice-Presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica.
Foi Professor Convidado na Universidade Católica de Moçambique, na Faculdade de Economia e Gestão da UCP, na Escola de Direito da Universidade do Minho, na Universidade de São José (Macau) e na Universidade Pontifícia Comillas (Madrid).
Foi advogado e é jurisconsulto.
É autor de diversos artigos e livros publicados em Direito Público, Direito da União Europeia, Direito Mundial do Comércio e, em particular, Auxílios de Estado e Subvenções.
Docente
Instituto de Ciências da Saúde
Enfermeira (1980) especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (1987), Mestre em Ciências de Enfermagem (1994) e Doutora em Filosofia Contemporânea (2003) com uma tese sobre A Vulnerabilidade e o Respeito no Cuidado ao Outro. Foi docente na Escola Superior de Enfermagem da Imaculada Conceição durante 25 anos e transitou para a Universidade Católica com a integração daquela escola. Integrou a Comissão Instaladora da Ordem dos Enfermeiros e presidiu ao Conselho Jurisdicional Nacional de 1999-2003.
É atualmente professora associada no Instituto de Ciência da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e, desde 2005, coordena o programa de doutoramento em Enfermagem na UCP. Foi diretora adjunta do Instituto de Ciências da Saúde (2014-2022) e diretora da Escola de Enfermagem no Porto (2007-2022).
Docente
Faculdade de Educação e Psicologia (Porto)
Marisa Simões Carvalho concluiu a licenciatura em Psicologia na Universidade do Porto, mestrado em Psicologia Escolar e doutoramento em Psicologia Vocacional na Universidade do Minho e doutoramento em Ciências de Educação na Universidade Católica Portuguesa. É, atualmente, Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, dedicando-se à docência e investigação em Educação e Psicologia. É investigadora no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano. Atualmente, ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Especialidades da Psicologia da Educação na Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Psicóloga no Sistema de Qualidade da UCP Porto (SIGIQ)
Docente
Escola do Porto da Faculdade de Direito
Licenciada em Direito pela Escola de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa, em 1998.
Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, na área das Ciências Jurídico-Políticas, em 2002.
Doutora em Direito na área das Ciências Jurídico-Públicas pela Escola de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa, em 2013.
Docente
Escola das Artes
Publicações relevantes
- Alves, P. (2018). “Strategies for sustainable development of the UNESCO Creative Cities: conclusions from the XI UCCN Annual Meeting (2017)”. In García García, F.; Taborda Hernández, E. (coord). Actas - VI Congreso Internacional de Ciudades Creativas. Madrid: ICONO 14, pp. 61-75. ISBN: 978-84-15816-25-6.
- Alves, P. (2017). “As expectativas do espectador na criação de argumentos: da análise a uma proposta de metodologia prática”. In Oliveira, A.B.; Maia, C.; Oliveira, M. (2017). Atas do VII Encontro Anual da AIM. Lisboa: AIM, pp. 268-279. ISBN: 978-989-98215-8-3.
- Alves, P. (2017) “If you fail to prepare, prepare to fail: a produção fílmica”. In García García, F.; Alves, P. (coord.) (2017). Oficios del cine: manual para prácticas cinematográficas. Madrid: ICONO14/CITCEM, pp. 105-139. ISBN: 978-989-8351-61-6 (Portugal); 978-849-4028-92-2 (Espanha).
- Alves, P. (2015). “La ficción ‘realizada’: implicaciones y transferencias entre ficción y realidad en la pragmática del cine narrativo”. Madrid: Universidad Complutense de Madrid (tese de doutoramento). Disponível em: https://eprints.ucm.es/34408/
- Alves, P. (2014). “Pragmática del espectador en las narrativas fílmicas”. In Alves, L. A.; García García, F.; Alves, P. (coord.). Aprender del cine: narrativa y didáctica. Madrid: ICONO14, pp. 69-110. ISBN: 978-84-158-16-07-2.
Projetos Científicos
- CHIC - Cooperative Holistic View on Internet and Content. POCI-01-0247-FEDER-024498. 2017-2020.
- “Realización de contenidos audiovisuales y de apps de vídeo para enseñanza semipresencial y online: el alumnado como creador de recursos educativos abiertos para campus virtuales y MOOC”. IR: Maria Luísa García Guardia (UCM - Universidad Complutense de Madrid). Projeto financiado pela UCM. Ref. do projeto: 256. 2017.
- “Realización y difusión de un Massive Open Online Course de narrativa audiovisual avanzada: el alumnado como creador de recursos educativos abiertos”. IR: Maria Luísa García Guardia (UCM). Projeto financiado pela UCM. Ref. do projeto: 354. 2015.
- Avaliação do Programa de Educação Estética e Artística da Direção-Geral da Educação. Projeto entre I2ADS (FBAUP) e CITCEM (FLUP). 2014-2015.
Áreas de interesse científico
- Teoria e prática do cinema
- Narrativa audiovisual
- Recepção e pragmática fílmica
- Cinema e educação
- Cidades Criativas