As investigadoras do Católica Learning Innovation Lab (CLIL) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) participaram no congresso “Vidas de Professores Hoje: Desafios e Transformações (NeTLives – New Teachers Lives)”, que decorreu entre os dias 5 e 7 de junho de 2025, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. O encontro reuniu docentes, investigadores e especialistas nacionais e internacionais para refletir sobre os múltiplos fatores de mudança que têm impactado a profissão docente, bem como os desafios que se colocam num contexto educativo em permanente transformação.
Com comunicações centradas no desenvolvimento profissional docente e na complexidade da carreira académica, as representantes do CLIL partilharam experiências e resultados de iniciativas inovadoras desenvolvidas no ensino superior.
Na comunicação “Do geral ao específico: workshops como catalisadores do desenvolvimento profissional docente”, a investigadora Francisca Miranda abordou o papel dos workshops como instrumentos estratégicos de formação contínua de docentes. A apresentação incidiu em duas iniciativas do Laboratório de Inovação Pedagógica — o Ciclo de Workshops Pedagógicos e os Workshops Itinerantes — que têm promovido o envolvimento dos docentes em atividades formativas ajustadas às especificidades de diferentes áreas científicas, incentivando práticas pedagógicas mais reflexivas e colaborativas.
“Participar neste congresso foi uma experiência enriquecedora. Este foi um momento de partilha de práticas e de conhecimentos sobre iniciativas de desenvolvimento profissional docente, que também suscitou reflexões importantes sobre o impacto social da educação e sobre a urgência de democratizar a escola, tornando-a um direito fundamental e um espaço verdadeiramente de todos”, afirmou Francisca Miranda.
Por sua vez, as investigadoras Rita Tavares de Sousa e Inês Monteiro apresentaram a comunicação “A insustentável leveza do ser-se docente no Ensino Superior”, na qual exploraram os desafios enfrentados pelos docentes universitários perante a multiplicidade de papéis que assumem — ensino, investigação, gestão e ligação à comunidade. Com base num grupo de discussão com docentes do ensino superior, foram identificadas as principais tensões vividas, bem como as estratégias utilizadas para articular essas dimensões, evidenciando o impacto da sobrecarga de trabalho na identidade profissional, sobretudo entre aqueles que desempenham funções de liderança.
“A participação neste congresso revelou-se fundamental para refletir sobre os próximos passos deste estudo, ainda numa fase exploratória. O modo como os docentes se reconheceram (ou não) nos dados apresentados trouxe contributos valiosos para o aprofundamento da investigação. Ficou clara a importância da divulgação científica e do trabalho em rede como catalisadores de uma produção científica mais rigorosa e significativa”, referiu Inês Monteiro.
O congresso NeTLives constituiu-se como um espaço de diálogo, partilha e reflexão crítica sobre a docência na actualidade, reforçando a importância da inovação, da formação contínua e da valorização do percurso docente.
Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no site oficial
Laboratório de Inovação Pedagógica | CLIL


