A Universidade Católica Portuguesa (UCP) participou num debate, no passado dia 8 de novembro, sobre o que se perspetiva ser a Universidade do futuro. Que competências transversais devem ser desenvolvidas nos estudantes? Quais são os modelos pedagógicos recomendados para a promoção dessas competências? O que distingue o ensino da UCP do das outras instituições de ensino superior?
As questões foram lançadas no âmbito da sessão de apresentação do projeto Skills 4 Pós-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior, recentemente aprovado pelo Programa Operacional Capital Humano (PO CH), e dinamizado pela equipa do Católica Learning Innovation Lab (CLIL), o laboratório de inovação pedagógica da UCP que nasce de uma Iniciativa Estratégica da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP), do Centro Regional do Porto, e que é reforçada no interesse comum pela Inovação Pedagógica das várias faculdades da UCP.
A sessão, que decorreu em formato online, reuniu os docentes, estudantes e parceiros estratégicos deste projeto, para debater as competências transversais a desenvolver pelos estudantes e quais os modelos pedagógicos mais adequados para a promoção dessas competências.
Na primeira parte da reunião, que contou com a participação de Isabel Vasconcelos, Vice-Reitora da UCP, foram dados a conhecer os objetivos do CLIL, a equipa que constitui o laboratório e elencadas as várias atividades que estão previstas realizar no domínio da inovação pedagógica. Num segundo momento da sessão, os docentes, estudantes e parceiros estratégicos da comunidade (elementos da sociedade civil e tecido empresarial), foram repartidos por quatro grupos para discutirem o tema “Inovar para as Competências do Futuro na UCP”.
Que competências devem os estudantes ter e os docentes ajudar a formar?
Aos parceiros da comunidade que aceitaram participar na reunião foi pedido, entre vários aspetos, que apontassem as competências-chave que mais procuram no momento de captação de profissionais.
“Um aspeto que nos surpreendeu bastante foi o facto de vários parceiros terem referido a importância de se trabalharem competências mais humanistas nos estudantes. O destaque para a tolerância, para competências de gestão emocional, para a diversidade e a inclusão foi notório”, refere Diana Soares, docente e investigadora da FEP e coordenadora do CLIL, a par com Paulo Dias, docente e investigador da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Católica em Braga.
Na ótica dos estudantes que participaram na sessão (alguns dos quais representantes de Associações de Estudantes de faculdades da UCP), a necessidade de desenvolvimento de competências de resolução de problemas complexos e de análise informada acerca das necessidades do mercado laboral são aspetos críticos no processo de aprendizagem. Globalmente, os alunos consideram importante implementar práticas pedagógicas em contexto real, recorrendo à rede de parceiros externos da Universidade.
Quando questionados sobre os modelos pedagógicos que recomendariam para a promoção das competências transversais consideradas críticas, os docentes indicaram a implementação de estratégias de ensino que fomentem o pensamento crítico e de métodos pedagógicos relacionados com a aprendizagem-serviço. Alguns professores mencionaram mesmo a importância do CLIL enquanto espaço relevante para apoiar a comunidade docente da UCP na área da inovação pedagógica.
Criação de um e-book interativo com práticas de ensino inovadoras para a promoção das competências do futuro
Usando como ponto de partida a discussão entre os vários intervenientes presentes na sessão de apresentação, a equipa do CLIL irá criar um e-book interativo com práticas pedagógicas que visam auxiliar os docentes na promoção das competências do futuro. O e-book será posteriormente disponibilizado a toda a comunidade académica da UCP e permanecerá online numa plataforma interativa que se encontra em desenvolvimento no âmbito do projeto.
Nesta sessão de apresentação do projeto CLIL, para além dos docentes e estudantes parceiros do projeto, estiveram presentes, enquanto representantes da rede de parceiros estratégicos da UCP, elementos da Google, Amazon, Deloitte, Câmara Municipal do Porto, Ordem dos Advogados, DST, Delgado & Associados, Colégio Paulo VI, Human Power Hub, Cetelem, Cáritas Diocesana do Porto e Comissão Executiva da AMP.
Projeto financiado pelo PO CH
O projeto “Skills 4 Pós-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior” é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do PO CH – Programa Operacional Capital Humano, tendo um montante de apoio elegível de 357 781,57€ provenientes da União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.
Laboratório de Inovação Pedagógica | CLIL

