2024 – 2027
- Contribuir para uma maior visibilidade das questões da Transparência e legitimidade da Economia Social em Portugal, com o envolvimento ativo das entidades de cúpula do sector;
- Fortalecer as competências e práticas de prestação de contas transparentes das OES portuguesas.
Intrinsecamente articulados com estes objetivos de mudança social, o Projeto contribuirá para três resultados intermédios e correspondentes resultados diretos:
- Maior visibilidade das questões de Transparência e Accountability no sector da Economia Social.
- Um website dinâmico, simples e apelativo criado;
- Um podcast sobre prestação de contas transparente no sector da Economia Social;
- Um arquivo criado com notícias do Projeto e dois artigos submetidos para publicação.
- Reforço da consciência crítica e das competências em Transparência e Prestação de Contas dos quadros e dirigentes das OES portuguesas.
- Segunda e terceira edições do Curso de Formação Avançada em Transparência e Prestação de Contas implementadas.
- Nove workshops online (de 3 horas cada) sobre Accountability e Transparência dirigidos a trabalhadores de OES realizados.
- Dois seminários presenciais realizados, com oficinas de trabalho colaborativo.
- Envolvimento ativo das OES portuguesas na adoção do Mecanismo de Prestação de Contas Transparente como um exercício contínuo de aprendizagem organizacional em matéria de responsabilização transparente, aumentando a sua credibilidade.
- Um Mecanismo de Prestação de Contas Transparente atualizado e consolidado.
- Práticas de prestação de contas de 100-150 OES portugueses mapeadas, com base na informação recolhida através do Mecanismo de Prestação de Contas Transparente.
- Um Guia técnico sobre práticas de prestação de contas transparente produzido e divulgado, a partir de 15 OES estudo de caso.
2022 – 2023
- Fomentar o uso do Mecanismo de Prestação de Contas Transparência coconstruído, junto das OES portuguesas e, deste modo, aprofundar evidências sobre as suas práticas de prestação de contas;
- Reforçar as competências técnicas, em matéria de prestação de contas transparente, das equipas das OES portuguesas;
- Planear a próxima do projeto com o envolvimento de vários atores-chave do setor da Economia Social.
Considerando o potencial de transformação da Economia Social e Solidária, conforme destacado na segunda conferência de alto nível de a Ação Global da OCDE para a Promoção de Ecossistemas Sociais e Solidários realizada em março de 2023, o Projeto “Transparência nas Organizações da Economia Social portuguesas” constitui uma oportunidade de colaboração com OES e, eventualmente, com iniciativas mundiais de aprofundamento da reflexão, debate e ação em torno das práticas de prestação de contas transparentes no amplo sector da Economia Social. Não obstante a pertinência do trabalho realizado nos últimos três anos, permanece uma visibilidade incipiente das questões de Transparência e Accountability que, pelo menos em parte, contribui para uma reduzida consciência crítica das partes interessadas internas e externas das OES sobre a importância de práticas de prestação de contas transparentes na ação organizacional. De igual modo, a frágil credibilidade do sector da Economia Social em Portugal, devido a práticas de prestação de contas pouco transparentes, põe em causa a legitimidade das OES.
2019 – 2021
- Contribuir para a legitimação do sector da Economia Social portuguesa, através do reforço da eficácia e da transparência gestionária das suas Organizações.
- Revisitar a literatura existente e contribuir para um conhecimento mais aprofundado sobre as práticas de prestação de contas e de transparência no âmbito deste sector de atividade.
- Desenhar e desenvolver um Mecanismo de Transparência e de Prestação de Contas online e de fácil utilização adaptado às necessidades do setor da economia social em Portugal.
- Promover a capacitação de técnicos e dirigentes das OES em torno das temáticas abarcadas pelo Projeto.
A Comissão Europeia (CE), com o Plano de Ação para a Economia Social 2021-2026, reconhece a necessidade persistente de promover a visibilidade e o reconhecimento do sector da Economia Social e de reforçar as competências das pessoas que trabalham nas OES, em prol do aumento de todo o potencial do sector. Este enquadramento político e institucional justifica a pertinência do Projeto, uma vez que visa promover atividades de capacitação de equipas técnicas e diretivas das OES portugueses para reforçar a sua consciência crítica e competências em práticas de prestação de contas transparentes, bem como criar novas evidências sobre práticas de prestação de contas e transparência, com potencial para aumentar a visibilidade das questões de Transparência e da Accountability no Sector da Economia Social. A falta de visibilidade e de formação sobre estas temáticas compromete uma gestão transparente e uma abordagem de aprendizagem organizacional, que assumimos como chave para legitimar a missão das OES.