Ao longo do Projeto “Transparência nas Organizações da Economia Social Portuguesas”, promovido pela Área Transversal da Economia Social (ATES) da Universidade Católica Portuguesa – Porto, realizámos diversos encontros dedicados à partilha de práticas, reflexões e ferramentas em torno da Transparência e da Prestação de Contas no setor da Economia Social.
Estes momentos de encontro constituíram espaços de aprendizagem, diálogo e construção conjunta, que reuniram participantes de várias geografias e organizações. Aqui reunimos algumas memórias desses eventos.
Página do webinar “Transparência e Prestação de Contas no setor da Economia Social”:
Webinar “Transparência e Prestação de Contas no setor da Economia Social — Da Teoria à Prática”
16 de novembro de 2020 | online (ZOOM)
O Webinar “Transparência e Prestação de Contas no setor da Economia Social - Da Teoria à Prática”, teve como objetivo proporcionar a convidados e participantes um espaço para
- Debater a relação entre transparência e prestação de contas no contexto da Economia Social portuguesa.
- Conhecer um instrumento que permite avaliar o grau de transparência das organizações de economia social (Livro “Democracia e Transparência”), assim como os resultados de um estudo realizado com base nesse instrumento.
- (Re)Conhecer as potencialidades e os desafios práticos de uma ferramenta de prestação de contas internacional de ampla utilização (Rendir APP).
Participaram como oradores:
- Anabel Cruz, Rendir Cuentas e Instituto de Comunicación y Desarrollo (Uruguai).
- Sérgio Pratas, Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto.
- Victor Gonçalves, Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira.
Página do seminário online “SER & TRANSPARECER: Prestação de Contas e Aprendizagens com as Organizações de Economia Social em Portugal”:
Seminário online “SER & TRANSPARECER: Prestação de Contas e Aprendizagens com as Organizações de Economia Social em Portugal”
20 de outubro de 2021 | online (ZOOM)
O Seminário Online “SER & TRANSPARECER: Prestação de Contas e Aprendizagens com as Organizações de Economia Social em Portugal” marcou o encerramento de dois anos de construção coletiva no âmbito do Projeto “Transparência nas Organizações da Economia Social Portuguesas”.
O encontro foi dedicado à apresentação de vários produtos do Projeto, nomeadamente o Mecanismo de Prestação de Contas Transparente, desenvolvido de forma crítica e colaborativa com representantes do setor da Economia Social.
Esta ferramenta, de caráter exploratório e utilização gratuita, propõe-se apoiar as organizações na realização de um autodiagnóstico organizacional em matéria de Transparência e Accountability, oferecendo recomendações e oportunidades de melhoria em áreas temáticas específicas.
Página do seminário “Vamos Cozinhar a Transparência? — Um roteiro pela Prestação de Contas Transparente na Economia Social”
Seminário “Vamos Cozinhar a Transparência? — Um roteiro pela Prestação de Contas Transparente na Economia Social”
4 de junho de 2025 | Universidade Católica Portuguesa – Porto
No dia 4 de junho, a Universidade Católica Portuguesa — Porto abriu as portas da sua cozinha imaginada para acolher o Seminário "Vamos Cozinhar a Transparência? — Um roteiro pela Prestação de Contas Transparente na Economia Social”, promovido pela Área Transversal para a Economia Social (ATES/UCP). A iniciativa reuniu oradores/as e participantes de várias geografias – territoriais e de saberes, num encontro que combinou reflexão crítica, partilha de experiências e práticas colaborativas em torno de um tema central para o setor: a Prestação de Contas transparente.
Partindo da metáfora em torno do verbo ‘cozinhar’ — associado ao cuidado, à partilha e à transformação —, o Seminário assentou num roteiro sensorial e participativo: da escuta atenta à partilha de ferramentas, passando por conversas entre viajantes e hortas metafóricas onde se semearam ideias para o futuro. O objetivo? Cultivar, de forma coletiva e crítica, novas formas de pensar e praticar a Transparência no setor da Economia Social.
O encontro teve início com a intervenção de Isabel Braga da Cruz, Pró-Reitora da UCP, e Bruno Coutinho, em representação do BPI/Fundação "la Caixa", seguindo-se a apresentação do roteiro percorrido no âmbito do Projeto ‘Transparência nas Organizações de Economia Social Portuguesas’ e a exploração de um menu para uma Prestação de Contas mais transparente por Anabel Cruz, do Instituto de Comunicación y Desarrollo (ICD — Uruguai).
Durante a manhã, as pessoas participantes puderam escolher entre três sessões paralelas — dedicadas aos temas da Governação, da Comunicação e do Impacto —, onde tiveram lugar diálogos críticos e participados. Na parte da tarde, o encontro desenrolou-se em torno de três hortas temáticas — espaços de conversa e experimentação em que se discutiram Impacto e Prestação de Contas Descendente e Ascendente.
O Seminário terminou com a apresentação do “Kit de Jardinagem”, composto por três ferramentas:
- a Norma ONG Calidad, do Instituto para la Calidad de las ONG (ICONG);
- o Código de Conduta da Plataforma Portuguesa das ONGD; e
- o Mecanismo de Prestação de Contas Transparente criado pela ATES/UCP —, pensadas para apoiar as organizações na construção de práticas gestionárias mais claras, cuidadas e participadas.
Mais do que um evento pontual, este Seminário foi um encontro movido por uma vontade genuína de ‘cozinhar' em conjunto, possibilidades para uma Prestação de Contas mais consciente e transformadora, interpelando e implicando cada participante numa reflexão aprofundada sobre formas de pensar, comunicar e legitimar o trabalho no setor da Economia Social.



