Neste primeiro episódio, com o mote “Porquê conversar sobre Transparência? Prestação de Contas Transparente e Questões Identitárias”, conversámos com Filipe Almeida, Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, a entidade coordenadora da iniciativa pública Portugal Inovação Social, e Anabel Cruz, Diretora e Fundadora do Instituto de Comunicación y Desarrollo (ICD) do Uruguay e Coordenadora da Iniciativa Regional Rendir Cuentas.
Debatemos porque é que importa falar sobre Transparência no setor da Economia Social, em Portugal e no Mundo, e abordámos várias dimensões, processos e ferramentas que compõem uma prestação de contas transparente. Porque é que não é suficiente trabalhar em função de um maior bem-estar social? Porque é que importa prestar contas? E a quem? Quais os principais obstáculos e potencialidades no que diz respeito à Transparência no setor social? Que papel assumem a avaliação de impacto e o erro no processo de aprendizagem organizacional? Como criar espaço na agenda pública para estas temáticas?
Estas foram algumas das questões e inquietações exploradas por Filipe Almeida e Anabel Cruz. Esta conversa foi gravada via ZOOM.
Esperamos que desfrutem e que participem no debate.