ATIVIDADE I - DESENVOLVIMENTO DA INICIATIVA MENTORIA POR PARES
Várias iniciativas de mentoria por pares estão em curso na UCP. Algumas destas iniciativas são coordenadas apenas por estudantes e outras envolvem o suporte de docentes e/ou serviços de apoio ao estudante.
Esta ação contempla as seguintes etapas:
- Levantamento e caracterização das iniciativas de Mentorias de Pares em curso na UCP;
- Avaliação das iniciativas em funcionamento nas Unidade Académicas (UA), com vista à introdução de práticas adaptadas aos desafios atuais dos estudantes e do contexto universitário;
- Desenvolvimento de mecanismos de suporte institucional às atividades implementadas nestas iniciativas, em particular a capacitação dos mentores;
- Envolvimento nos programas de Mentoria de Pares de representantes dos estudantes bem como de alumni e parceiros externos;
- Definição de estratégias de monitorização e valorização institucional de iniciativas de mentoria;
- Organização de atividades de partilha de experiências entre estudantes de diversas áreas científicas e UA.
ATIVIDADE II - DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA TUTORIA POR DOCENTES
Diversas experiências de tutoria por docentes têm vindo a ser desenvolvidas na UCP, integrando uma grande diversidade de modelos e formatos.
A ação 2 visa o desenvolvimento e consolidação das experiências já em curso e o envolvimento progressivo de outras UA nestas dinâmicas.
Propõem-se as seguintes etapas:
- Levantamento, caracterização das Iniciativas de Tutoria por Docentes já em implementação na UCP;
- Avaliação das iniciativas em funcionamento nas UA, com vista à introdução de práticas adaptadas aos desafios atuais dos estudantes e do contexto universitário;
- Desenvolvimento de mecanismos de suporte institucional às Iniciativas de Tutoria, como a capacitação de tutores;
- Definição de estratégias de monitorização e valorização institucional de iniciativas de tutoria por docentes;
- Organização de atividades de partilha de experiências entre tutores de diversas áreas científicas e UA.
ATIVIDADE III - DESENVOLVIMENTO DA INICIATIVA 360° PARA ESTUDANTES EM RISCO
A UCP dispõe de um mecanismo de identificação de estudantes em risco de insucesso e/ou abandono, assente na monitorização dos seus resultados académicos. Neste enquadramento foi produzido o Despacho Reitoral ADM/1047/2020 com recomendações para o melhor acompanhamento destes estudantes, identificando estratégias a serem implementadas pelos coordenadores ou direções académicas.
As respostas institucionais podem ser do âmbito mais interno de cada Unidade Académica ou envolver, de forma mais direta, serviços “centrais” de apoio ao estudante.
Esta ação visa o desenvolvimento dos estudantes, sob o formato de workshops orientados para competências de apoio à autorregulação da aprendizagem e desenvolvimento de competências transversais, particularmente desenhado para responder às especificidades destes estudantes, organizado em workshops temáticos.
Estes workshops terão como base o “Social Identity and Groups Network” (SIGN)” desenvolvido pela Universidade de Queensland (Austrália), integrando sessões de desenvolvimento socio emocional, competências de autorregulação e adaptação ao contexto de Ensino Superior. Esta experiência-piloto possibilitará a adaptação destas sessões ao contexto português, com monitorização da equipa de investigação da Universidade de Queensland.
Esta ação decorre em 3 etapas:
1. Desenho e planificação dos workshops 360°;
2. Implementação dos workshops com estudantes
3. Avaliação da experiência-piloto.
ATIVIDADE IV
Plataforma Digital Católica in! Para agregação das várias medidas institucionais em implementação, pretendemos, assim, desenvolver e incrementar políticas e práticas que permitam acompanhar e apoiar os estudantes. Para este efeito são propostas quatro ações que visam dar especial atenção aos mecanismos de acompanhamento e integração académica dos estudantes, no sentido de promover a adaptação e subsequente permanência, assim como o próprio sucesso académico, alinhados com outros mecanismos já em curso na instituição.