Docente
Diana Soares é Professora Auxiliar Convidada e membro da Direção para a 'Qualidade do Ensino' da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
Doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho em 2015, é Investigadora do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH), desenvolvendo, também, atividades de investigação no Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES). Atualmente coordena o Católica Learning Innovation Lab, um laboratório para a Inovação Pedagógica.
Participa em diversos projetos de investigação, nas áreas da inovação pedagógica, educação baseada em competências, gestão curricular, desenvolvimento profissional docente e políticas de Ensino Superior.
É autora e coautora de diversas publicações nacionais e internacionais, participando como oradora e formadora em congressos, conferências e ações de formação. É, ainda, consultora na área da Educação no âmbito do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME FEP-UCP).
Docente
Armanda Gonçalves, é Professora Auxiliar da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP). É licenciada em Psicologia (Universidade do Minho) e doutorada em Psicologia Clínica (Universidade do Minho - “Narrativas ocultas no encontro terapêutico – o que terapeutas e clientes e clientes não revelam em psicoterapia”). Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Coordena o Gabinete de Autoavaliação e Qualidade do Centro Regional de Braga da UCP desde 2015 e em 2020 assumiu a coordenação do 1º Ciclo em Psicologia.
Investigadora integrada no Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) na FFCS, na Linha de Investigação "Cognição, Intersubjectividade e Desenvolvimento Humano". Tem desenvolvido investigação sobre novas formas de família (famílias reconstituídas, famílias adotivas e em situação de divórcio) e sobre o sistema de promoção e proteção de crianças e jovens em risco. Os interesses recentes de investigação incluem além dos temas citados o desenvolvimento do profissional de psicologia, luto, ferimentos autoinfligidos.
Docente
Cristina Palmeirão é Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica no Porto. Doutorou-se pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, em 2008.
É responsável pelo Programa “Territórios de Educação e Intervenção Prioritária TEIP - zona norte" do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação – SAME e Consultora Científica em diversas Escolas.
Áreas de interesse científico:
- Administração e Organização Escolar;
- Gestão e Mediação Educativa;
- Educacional Intergeracional;
- Gerontologia Educativa
Técnica de Educação
Ana Machado é Licenciada em Educação, Mestre em Supervisão Pedagógica (Universidade Aberta) e doutoranda em Ciências da Educação (FPCEUP). O seu percurso profissional tem estado sempre ligado ao contexto educativo, nomeadamente enquanto Formadora e Coordenadora pedagógica. Integrou duas bolsas de investigação –“Investigação em Educação para o Desenvolvimento Sustentável com crianças e jovens” (FCUP) e “Investigação em inclusão digital na educação de adultos” no âmbito do seu doutoramento (FPCEUP).
Igualmente, é autora de várias publicações em revistas internacionais, capítulos de livros e tem participado em vários encontros nacionais e internacionais. É, paralelamente, Avaliadora (Estudante) das Comissões de Avaliação Externa (CAE) na Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (Lisboa).
Atualmente, integra o projeto “Católica In! Inovar para Incluir | Skills 4 Pós-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior”, no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
Psicóloga
Marta Martins é Licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia da Educação (2005-2010), pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa, de Braga.
Ao longo do seu percurso, realizou, especialmente, avaliação e acompanhamento psicológico de crianças, adolescentes e jovens, orientação vocacional, ações de consultadoria, dinamização de grupos, formações, implementação de programas de promoção de diversas competências, desde o Ensino Pré-Escolar ao Ensino Superior.
Esteve envolvida em projetos de investigação, trabalhos científicos, publicados em revistas nacionais e internacionais de Psicologia. Atualmente, integra o projeto “Católica In! Inovar para Incluir | Skills 4 Pós-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior”, no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
Psicóloga
Inês é mestre em Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano (FPCEUP). Realizou o seu estágio curricular no Colégio Primeiros Passos (dinamização supervisionada de ateliers de Psicologia; atividades de promoção da consciência fonológica; apoio individual em contexto de sala de aula). A sua primeira atividade profissional pós-estágio, enquanto psicóloga, teve lugar no Centro Qualifica Comenius (orientação vocacional e profissional de jovens e adultos) e, mais recentemente, na Doca Clinic (consultas individuais de orientação vocacional a jovens). Igualmente, é formadora na Skills Gym (Programa CARE - Centro de Alto Rendimento Escolar: desenvolvimento de competências e orientação vocacional). Atualmente, integrar o projeto “Católica In! Inovar para Incluir | Skills 4 Pós-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior”, no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da Faculdade de Educação e Psicologia.
Gestor de Marketing e Comunicação
O Isaac é Licenciado em Tecnologias de Comunicação Multimédia e em Ciências da Comunicação (Universidade da Maia). Tem mestrado em Ciências da Comunicação (Universidade do Porto) e é doutorando em Ciências da Comunicação (Universidade do Minho). A sua tese dedica-se ao tema “Paradigmas da Comunicação Humano Computador e Design de Interfaces: um estudo de caso entre a aplicação móvel Bem-Me-Ker e os Utentes do IPO-Porto”. É investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Tem interesse ciêntífico por Comunicação Digital, Inovação Tecnológica e Transição Digital, eHealth e Semiótica. Com experiência profissional sólida na sua área de formação, a sua última experiência profissional decorreu na Escola de Economia e Gestão (Universidade do Minho) no Gabinete de Comunicação e Imagem. Atualmente, integrar o projeto “Católica In! Inovar para Incluir | Skills 4 Pós-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior”, no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da Faculdade de Educação e Psicologia.
Socióloga
Marta Martins é doutorada em sociologia (2020) pelo Instituto de Ciências Sociais, da Universidade do Minho.
Tem estado envolvida em projetos de investigação nacionais e internacionais financiados. Entre 2015 e 2020, foi investigadora num projeto financiado pelo European Research Council (ref. 648608) e em 2022 desenvolveu o seu pós-doutoramento no projeto FCT (ref. PTDC/COM-OUT/0243/2021) acerca dos jovens, as notícias e a sua cidadania digital.
A sua investigação insere-se num trabalho inovador na medida em que reúne a reflexão e o diálogo das narrativas dos média e dos peritos forenses sobre o uso de tecnologias de DNA na investigação de casos criminais transnacionais. A inovação empírica auxiliou a preencher uma lacuna científica em Portugal, uma vez que não existem estudos semelhantes no contexto da União Europeia. Recentemente, também tem vindo a trabalhar na relação dos jovens com os média.
Das publicações mais recentes destacam-se o livro: Casos Criminais Transnacionais. Narrativas dos Média Sobre o Uso de Tecnologias de DNA (Húmus, 2021) e o artigo na revista Humanities & Social Sciences Communications (2021) intitulado: “News media representation on EU immigration before Brexit: The ‘Euro-Ripper’ case”.
Atualmente, integra o projeto “Católica In! Inovar para Incluir | Skills 4 Pós-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior”, no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
Docente
Marisa Simões Carvalho é licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto (1999), Mestre em Psicologia Escolar pelo Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho (2007) e Doutorada em Psicologia Vocacional pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho (2013). Encontra-se a realizar doutoramento em Ciências de Educação Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
É Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e colaboradora do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME). Integra projetos na área da educação de âmbito nacional e internacional (e.g. Inclusive Early Childhood Education - European Agency for Special Needs and Inclusive Education).
Áreas de interesse científico:
- Educação inclusiva;
- Modelos de atuação multinível na educação;
- Avaliação de escolas e projetos de melhoria;
- Desenvolvimento profissional e organizacional
Docente
Doutorada em Comportamento Organizacional pela Universidade de Liverpool. Mestre em Administração Pública pela Universidade de Liverpool.
Docente da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa.
Coordenação do Projeto PIC na Faculdade de Economia e Gestão entre 2006‑2011.
Oradora convidada e autora em revistas internacionais no domínio do desenvolvimento de competências de estudantes do Ensino Superior (Employee Relations and Higher Education Management and Policy).
Recentemente mantém interesse nas áreas do desenvolvimento das estudantes, mais especificamente, tem pesquisado no domínio da fraude académica.
Sobre os contextos organizacionais, o foco da investigação tem sido sobre as práticas de gestão de RH nas empresas startup, assim como no processo de morte de uma empresa.
Docente
Ângela Sá Azevedo é Professora Auxiliar na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
É Doutorada em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, desde 2006. Na mesma instituição realizou o Mestrado em Desenvolvimento e Educação da Criança (Intervenção Precoce), em1998. É licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, desde 1991.
Apresenta uma vasta experiência profissional no âmbito da Psicologia Clínica e da Psicologia da Educação, tendo nesta última área da Psicologia assumido funções de coordenação de um Gabinete Psicopedagógico dedicado à intervenção, durante 25 anos, em áreas como o Desenvolvimento de Carreira, Educação Inclusiva, Autorregulação e Motivação da Aprendizagem.
Foram-lhe conferidas as Especialidades de Psicologia da Educação (2016) e de Psicologia Clínica e da Saúde (2019), assim como as Especialidades Avançadas em Necessidades Educativas Especiais (2016) e em Psicologia Vocacional e Desenvolvimento da Carreira (2016) pelo Colégio das Especialidades da Ordem Dos Psicólogos Portugueses.
Coordena o Mestrado em Psicologia da Educação desde 2008 na FFCS – UCP e é membro da Comissão de Coordenação da Licenciatura em Psicologia, desde 2020.É membro do Conselho Científico da FFCS-UCP desde 2008.
É investigadora do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) da UCP nas áreas da Motivação, Autorregulação do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Relação Pedagógica, Desenvolvimento Emocional e Psicossexual, Desenvolvimento Vocacional e da Carreira, Educação Inclusiva.
Apresenta publicação relevante no âmbito da Psicologia da Educação.
Docente
Anabela Santos Rodrigues é licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho e Doutorada em Psicologia (área da Psicologia do Trabalho e das Organizações) pela Universidade do Porto. Tendo já colaborado, enquanto docente/investigadora, em diversas instituições de ensino superior, do domínio público e privado, e lecionado unidades curriculares como Comportamento Organizacional, Dinâmica de Grupo e Investigação e Métodos de Pesquisa é, atualmente, Professora Auxiliar Convidada, a tempo parcial, na Universidade Católica Portuguesa, Polo de Braga.
Nesta universidade tem vindo a lecionar Unidades Curriculares no 1º e 2ºciclos de estudos, nomeadamente Trabalho e Qualidade de Vida (Opcional do 3º Ano), Seminário de Investigação em Psicologia (Unidade Curricular partilhada do 3º Ano), Liderança e Trabalho em Equipa (Mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações) e Metodologias Avançadas em Investigação (Unidade Curricular partilhada do Mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações). Colabora, ainda, em termos de lecionação, em projetos/protocolos da universidade com ofertas no domínio das pós-graduações e formação continua, assim como na orientação de estágios e teses de dissertação de mestrado, tendo vindo a arguir diversas provas de mestrado em diferentes contextos universitários. Foi coordenadora da Área Científica das Ciências Sociais e Humanas (IPAM Aveiro – 2009/2010; 2010/2011).
Esteve envolvida, como assistente de Investigação, no projeto “Prestação de Serviços de Estudo e Consultoria” (2013) cujo objetivo consistiu em analisar a estrutura organizacional existente, assim como caracterizar e definir o perfil de competências dos recursos humanos da Universidade do Porto (em todas as suas unidades orgânicas). É coautora do livro “O Essencial do Questionário. Preparação, Recolha e Tratamento de dados em SPSS” (2013) e revisora da revista RPM desde 2013, tendo publicado na área do Stress Ocupacional e Trabalho de Equipa.
Docente
Maria Luísa da Mota Teixeira Ribeiro é Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP). Licenciada e mestre em Psicologia pela Universidade do Porto, é doutorada em Ciências da Educação - Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho.
É responsável pelo Projeto CApS - Católica Aprendizagem Serviço: Inovação e responsabilidade Social, que está a ser desenvolvido na UCP (Braga, Lisboa, Porto e Viseu) e que pretende estimular a inovação pedagógica e a responsabilidade social no ensino superior. Tem dinamizado várias experiências com recurso à Aprendizagem Serviço, metodologia de ensino que combina a aprendizagem académica com o serviço à comunidade por forma a que os/as estudantes se formem, pessoal e profissionalmente, a partir do trabalho com necessidades reais da comunidade. Nesta metodologia são valorizadas a participação ativa dos/as estudantes e dos membros da comunidade e a reflexão sobre a experiência vivida.
É responsável pelo programa de Serviço Comunitário da licenciatura em Psicologia, que foi reconhecido, em 2010, pela OCDE – Institutional Management in Higher Education como uma iniciativa de qualidade de ensino e inovação pedagógica.
É presidente do Conselho Pedagógico da FEP.
Docente
Alexandra Manuela Paiva Carneiro é Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e investigadora integrada do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa. Atualmente, é também coordenadora da Clínica Universitária de Psicologia (CUP). É doutorada em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho, com o trabalho intitulado Emotional and Behavioral Problems in Preschoolers: Risk Factors and Assessment Issues.
Nos últimos anos desenvolveu investigação nas áreas da avaliação psicológica e psicopatologia em idade pré-escolar, da monitorização psicoterapêutica, e do envolvimento social de jovens.
Áreas de interesse científico:
- Avaliação psicológica em crianças e jovens
- Psicopatologia em idade pré-esoclar
- Vinculação
- Monitorização psicoterapêutica com crianças e adolescentes
- Envolvimento social de jovens
Docente
Isabel Baptista é Professora Associada (FEP / UCP) e Doutora em Filosofia (FLUP) e Mestre em Filosofia da Educação (FLUP). É Presidente do Conselho Pedagógico - FEP / UCP; Coordenadora dos Programas de Mestrado em Ciências da Educação - FEP / UCP; Presidente do Conselho de Acompanhamento da Carta de Ética da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) e Diretora da Revista “A Página da Educação, Profedições”. Em março de 2019 foi nomeada, por Despacho Reitoral, Provedora de Ética do Centro Regional do Porto da UCP para o triénio 2019/2022.
- Áreas de interesse científico
- Ética e Investigação Científica
- Éticas Educacionais e Éticas Profissionais
- Filosofia da Educação
- Pedagogia Social
Docente
É Enfermeira (1980) especialista em Enfermagem Pediátrica (1987), Mestre em Ciências de Enfermagem (1994) e doutorada em Filosofia Contemporânea (2003) com uma tese sobre A Vulnerabilidade e o Respeito no Cuidado ao outro. Foi docente na Escola Superior de Enfermagem da Imaculada Conceição durante 25 anos e transitou para a Universidade Católica com a integração daquela escola. É atualmente professora associada no Instituto de Ciência da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (UCP), e desde 2005 coordena o programa de doutoramento em Enfermagem na UCP. Integrou a Comissão Instaladora da Ordem dos Enfermeiros e presidiu ao Conselho Jurisdicional Nacional de 1999-2003. A sua investigação foca-se em populações vulneráveis e há mais de 30 anos que se dedica ao estudo da ética, à promoção da humanização e à defesa da dignidade nos cuidados de saúde, defendendo um cuidado justo para todos.
Coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP)
Docente
É Professor Catedrático de Linguística na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (Centro Regional de Braga). A sua investigação centra-se na semântica lexical, gramática e conceptualização, variação e mudança linguística na perspetiva da Linguística Cognitiva, adotando uma abordagem empírica, baseada no uso. Desenvolve também estudos sobre metáfora, ideologia e discursos dos media. É autor de mais de uma centena de artigos e vários livros sobre semântica cognitiva, polissemia, gramática de construções, causalidade, pluricentrismo linguístico e variedades nacionais do português, mudança semântica e relações entre linguagem, cognição e sociedade.
O seu livro "O Mundo dos Sentidos em Português: Polissemia, Semântica e Cognição" (Almedina, 2006) ganhou o Prémio Internacional de Linguística da Sociedade da Língua Portuguesa. Mais recentemente, editou os livros "Pluricentricity: Language Variation and Sociocognitive Dimensions (Berlin, De Gruyter, 2014) e “Figurative Language: Intersubjectivity and Usage” (Amsterdam, John Benjamins, 2021). Coordena dois projetos de investigação de comparação entre o português europeu e o português brasileiro: CONDIV - convergência e divergência lexical e gramatical (financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e conceptualização cultural das emoções (financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian).
É membro da comissão científica de várias revistas nacionais e internacionais, bem como da Societas Linguistica Europaea e da Associação Internacional de Linguística Cognitiva. É diretor do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos e coordenador da Licenciatura em Ciências da Comunicação, do Mestrado em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda e do Doutoramento em Linguística.
Docente
Researcher, Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH).
Assistant Professor, Faculdade de Filosofia e de Ciências Sociais.
Docente
Doutorada em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas (FCH-UCP Lisboa), Mestre e Licenciada em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional de Braga.
Desempenhou funções, entre 2006 e 2007, de Diretora Técnica de uma IPSS na área do envelhecimento, entre 2009 e 2012 concebeu (em co-autoria) e assessorou três projetos sociais financiados pelo POPH na área da Igualdade de Género, Violência Doméstica e Tráfico de Seres Humanos. Faz parte, desde 2015, da Direção do Centro de Solidariedade de Braga – Projecto Homem (na área dos Comportamentos Aditivos e Dependências).
Centro de Investigação: CRC-W (Catolica Research Centre for Psychological, Family and Social Wellbeing)
Docente
Professor Auxiliar na Universidade Católica Portuguesa, Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática, Mestre em Informática e Doutorado em Tecnologias e Sistemas de Informação.
Foi investigador durante quatro anos no Instituto de Computação Gráfica (Fraunhofer IGD) em Darmstadt, Alemanha, onde participou em vários projetos, sendo o mais proeminente o projeto EMBASSI na área de Interação Multimodal e Ambient Intelligence.
Realizou consultoria e formação através de uma empresa líder na área da Gestão de Projetos, a PMO Projects, possuindo Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) emitido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Membro de várias associações profissionais, entre as quais a Ordem dos Engenheiros, o Project Management Institute (PMI) e a European Association for Computer Graphics (Eurographics), possui as certificações de segurança NATO-Secret e EU-Secret. Tem participado e publicado em vários eventos científicos internacionais, tendo também publicado diversos capítulos de livros e um livro. Organizou diversos eventos científicos internacionais, sendo o mais recente a International Conference on Digital and Interactive Arts (ARTECH 2019).
É membro do Comité Científico de diversas conferências e revistas internacionais, desenvolvendo a sua atividade de investigação no Centro ALGORITMI, da Universidade do Minho, no Laboratório Intelligent Data Systems do Grupo Information Systems and Technologies.
Docente
Maria Isabel Pereira Varanda é professora da Universidade Católica, em Braga, e preside ao Centro de Solidariedade/Projecto Homem (Braga). Inicialmente formou-se em Enfermagem, em 1985, mas depois decidiu estudar Teologia e concluiu o doutoramento em Teologia Dogmática, na Universidade Católica de Louvain-la-Neuve (Bélgica), em 1999. Além de ensinar na UCP de Braga, colabora com a Universidade do Minho, o Instituto Teológico Compostelano (Espanha) e o Instituto de Bioética da UCP (Porto e Lisboa).
Docente
Doutor em Teologia, na área da Teologia Prática, pela Universidade Católica Portuguesa, com uma tese intitulada O digital no serviço da fé: Formar para uma oportunidade. É Mestre em Ciências da Educação, com especialidade em Pedagogia do e-Learning, pela Universidade Aberta. Leciona na Faculdade de Teologia, onde é membro do Conselho de Direção e do Conselho Científico. É também investigador integrado do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER).
As suas principais áreas de investigação situam-se nos âmbitos da Teologia Prática, nomeadamente o fenómeno da transmissão da fé, a aplicabilidade dos métodos de pesquisa empírica no contexto da reflexão teológica e a reflexão sobre a formação de agentes de pastoral.
Sistema da Qualidade da UCP Porto (SIGIQ)
Diretora de Parcerias, Alumni e Empregabilidade no Centro Regional do Porto
Psicóloga no Sistema de Qualidade da UCP Porto