Semana da Sustentabilidade: “Para mudar o mundo são necessárias pequenas iniciativas com as quais todos nos comprometemos”
Começou a primeira Semana da Sustentabilidade da Universidade Católica Portuguesa, uma iniciativa que decorre de 24 a 28 de novembro em simultâneo nos quatro campi – Lisboa, Porto, Braga e Viseu –, oferecendo mais de 80 atividades.
No discurso de abertura desta Semana, na sede da Católica, em Lisboa, a Reitora começou por frisar que a Sustentabilidade “não é uma moda passageira, mas sim parte da estratégia e da missão da nossa universidade, que compreende que não existe um plano B nem para o planeta, nem para as pessoas”.
Neste contexto, Isabel Capeloa Gil recordou a importância de cuidar do ambiente, e de ter uma visão e modelos de gestão e de governação que colocam a pessoa humana no centro. Lembrou ainda algumas apostas da Católica em diferentes áreas da Sustentabilidade. Por exemplo, o recurso a energias renováveis, a monitorização e redução da sua pegada de carbono, mas também o respeito pelo outro, o envolvimento social e a valorização da diversidade.
“Somos uma universidade católica e ‘católico’ significa ‘universal’ no sentido de ser uma universidade sem paredes, que abrange todos e é acolhedora. Isso também faz parte da nossa estratégia de Sustentabilidade. Focamo-nos principalmente em questões ambientais e de gestão, mas este aspeto cultural também faz parte disso”, sublinhou.
Isabel Capeloa Gil sustentou ainda que “é papel de instituições como as universidades liderar a sensibilização, mas também produzir soluções concretas” que possam realmente transformar o modo como as sociedades se organizam e lidam com as questões ambientais, sem esquecer que os nossos impactos como indivíduos e as nossas atividades diárias podem prejudicar o planeta e o futuro.
“Para mudar o mundo não são necessários grandes planos, são necessárias pequenas iniciativas com as quais todos nos comprometemos, para que todos nós possamos fazer a diferença”, finalizou a reitora, convidando depois a comunidade académica a tomar um café sustentável, numa parceria com a Delta.
Nos próximos dias, decorrerão diversas atividades nos quatro campi da Católica. Na sede, em Lisboa, haverá, por exemplo, uma campanha de recolha de lixo eletrónico, palestras sobre desperdício alimentar e sobre a relação da Sustentabilidade com a Psicologia, Educação, Direito e Liderança, debates dedicados a mobilidade urbana e violência no namoro. Hoje, destaca-se um workshop sobre como organizar festivais sustentáveis.
Com a realização da Semana da Sustentabilidade, a Católica reforça o seu compromisso em promover o cuidado com o ambiente, a justiça social, a equidade económica e a governança responsável, contribuindo para um futuro mais justo e equitativo e desenvolvendo ações sustentáveis em todas as suas dimensões – ensino, investigação, responsabilidade social e ambiental – com o envolvimento de todos.