Metodologia criada por Celmira Macedo considerada uma das 100 mais inovadoras do mundo
A HundrED Global Collection 2023 distinguiu a metodologia EKUI desenvolvida por Celmira Macedo, docente no Centro Regional de Braga (CRB) da Universidade Católica, como uma das 100 mais inovadoras do mundo, no passado dia 26 de outubro, em Helsínquia.
A EKUI, a primeira metodologia portuguesa premiada pela HundrED, é um método multissensorial de desenho universal e inclusivo que combina quatro formas de comunicação, designadamente a gráfica (letras), o código Braille, a Língua Gestual Portuguesa (LGP) e o Alfabeto Fonético (sons e formas de os articular).
A metodologia foi criada pela docente do CRB em 2003, quando trabalhava como professora de crianças com dificuldades de aprendizagem, perturbações do espectro do autismo e limitações cognitivas e destacou-se entre as mais de três mil metodologias avaliadas pela HundrED Global Collection.
"É a primeira vez que uma entidade portuguesa é reconhecida por esta organização neste país, de excelência, onde estão os melhores processos educativos do mundo. Fomos considerados entre as cem melhores do mundo e a única portuguesa de sempre", explicou Celmira Macedo.