Estudantes da Católica ganham Bolsa Gulbenkian Novos Talentos 2023
Quatro estudantes da Universidade Católica Portuguesa receberam a Bolsa Gulbenkian Novos Talentos. Marta Cansado, Xavier Rendeiro Silva Cunha, Camila Monteiro e Guilherme da Costa Pimenta foram reconhecidos como estudantes excecionais pela Fundação Calouste Gulbenkian e terão a oportunidade de participar num programa imersivo de enriquecimento de talento.
"Sabia que este era um Programa muito seletivo, pelo que receber a notícia da minha seleção foi uma surpresa que me deixou muito feliz", confessa Marta Cansado, aluna do 3.º ano da Licenciatura em Direito da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da UCP.
A estudante, que é também detentora de Bolsa de Mérito da Católica, candidatou-se à Bolsa da Gulbenkian "pela curiosidade de investigar alguns dos temas mais emergentes do Direito, relacionados com a Proteção de Dados e Inteligência Artificial.”
Já Xavier Rendeiro Silva Cunha, estudante da Dupla Licenciatura em Direito e Gestão, na Escola do Porto da Faculdade de Direito e Católica Porto Business School, espera “poder enriquecer o seu percurso académico, intelectual e pessoal, ao ter um primeiro contacto com o mundo da investigação, aproveitando as oportunidades internacionais que a Bolsa possibilita”.
Com a investigação como prioridade, Camila Monteiro, a completar o 3.º ano em Gestão na Católica Lisbon School of Business and Economics, vê esta bolsa como “uma oportunidade para entrar no mundo da investigação e seguir uma formação com uma vertente mais académica na área de Economia”.
Também a estudar Gestão, mas no 2.º ano na Católica Porto Business School, Guilherme da Costa Pimenta vê com “enorme orgulho” esta distinção. “É um grande reconhecimento de todo o esforço e dedicação que orientam o meu percurso académico, sendo o estímulo ideal para me manter motivado.”
A Bolsa Gulbenkian Novos Talentos pode chegar aos 3 500€ e pretende estimular a iniciação à investigação, através de apoios ao prosseguimento dos estudos, à realização de cursos de formação avançada, participação em conferências e escolas de verão, estágios, cursos de línguas, aquisição de livros e material de laboratório, entre outros. Inclui ainda um programa integrado que envolve o acompanhamento de tutores, comissões científicas, retiros científicos e workshops.