:root { --c-primary: #00CCCC; --c-secondary: #000000; }
Back to homepage Back to homepage
Back to homepage Back to homepage
Newsletter Conselho Superior #32 Jan 2025
Newsletter Conselho Superior #34 Maio 2025
Newsletter Conselho Superior #33 Mar 2025
Newsletter Conselho Superior #31 out 2024
Newsletter Conselho Superior #30 Maio 2024
Newsletter Conselho Superior #29 Mar 2024
Newsletter Conselho Superior #28 Fev 2024

Reitora da Católica investida para o próximo quadriénio

«Continuaremos com ambição o caminho de contribuir para a transformação do mundo através da ciência e da educação.»

Isabel Capeloa Gil

1_Reitora2

«Continuaremos com ambição o caminho de contribuir para a transformação do mundo através da ciência e da educação.»

Isabel Capeloa Gil

D. Manuel Clemente regressa à UCP para a conferência «Entre dois jubileus»

D. Manuel Clemente, antigo magno chanceler da Universidade Católica Portuguesa (UCP), regressou à universidade para proferir a conferência «Entre dois jubileus: 2000-2025», no dia 25 de outubro.

O patriarca emérito explicou a origem da palavra «jubileu», uma palavra bíblica que provém do «chifre de carneiro que anunciava uma festividade muito especial que poderia ser a recuperação da propriedade familiar ou a libertação dos escravos».

O jubileu, também chamado «ano santo», é um tempo no qual se experimenta a santidade de Deus. A sua frequência mudou ao longo do tempo: inicialmente acontecia a cada 100 anos, e depois passou a ocorrer de 50 em 50 anos.

D. Manuel Clemente destacou os jubileus extraordinários ocorridos ao longo da história, convocados pelo Papa por «alguma motivação especial», como foi o caso do Jubileu da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco em 2015.

O patriarca emérito concluiu a sua conferência com uma interpelação do Papa Bento XVI, de 2007, sobre a esperança cristã: «Em linguagem atual, dir-se-ia: a mensagem cristã não era só informativa, mas performativa. Significa isto que o Evangelho não é apenas uma comunicação de realidades que se podem saber, mas uma comunicação que gera factos e muda a vida».

Esta conferência realizou-se no âmbito da Assembleia Geral anual da Sociedade Científica da UCP.

Comissão Europeia nomeia docente da Faculdade de Direito para fazer parte do Grupo de Peritos sobre Política Penal da União Europeia
Projeto da Católica em destaque no V Simpósio Uniservitate
Reitora da Católica participa na Assembleia Plenária do Dicastério para a Cultura e a Educação
Investigadora da Católica Medical School recebe prestigiado prémio para estudar lesões na medula espinal
Reitora da Católica participa em Fórum dos Reitores em Macau

Prémios Nunes Correa Verdades de Faria 2024 atribuem menção honrosa ao projeto «Public Bathouse Nursing»

O projeto «Consulta de Enfermagem do Balneário Público de Alcântara – Public Bathouse Nursing», liderado por Amélia Simões Figueiredo, diretora da Escola de Enfermagem (Lisboa), foi distinguido com uma menção honrosa nos Prémios Nunes Correa Verdades de Faria 2024, pela sua abordagem inovadora e socialmente inclusiva na prestação de cuidados de saúde a idosos. 

Estes prémios, instituídos em 1987 por Enrique Mantero Belard, visam reconhecer o trabalho de indivíduos e instituições que, em Portugal, se destacam no cuidado e no progresso da medicina aplicada aos idosos e no avanço no tratamento das doenças do coração.

A cerimónia decorreu no dia 18 de dezembro e nela foram distinguidos os vencedores de 2024, cujos projetos e iniciativas exemplificam o compromisso com a melhoria da vida dos idosos e o avanço da medicina.

Católica participa no Congresso Internacional de Teologia convocado pela Santa Sé
Universidade Católica Portuguesa estabeleceu parceria com o Museu Futebol Clube do Porto
Paula Coimbra recebe medalha de bronze no Prémio Primus Inter Pares
Universidade Católica acolhe o Simpósio Internacional de Viticultura e Clima

NOMEAÇÕES

Pelo Decreto MC/0005/2024, de 19 de junho, foi reconduzido no cargo de diretor da Escola das Artes o Doutor Nuno Alexandre Coimbra Crespo, professor associado com agregação daquela escola.

Pelo Decreto MC/00025/2024, de 15 de novembro, foi reconduzida no cargo de diretora da Faculdade de Medicina Dentária a Doutora Marlene Maria Tourais
de Barros, professora catedrática daquela faculdade.

AGREGAÇÕES

Foi aprovada em provas de agregação em Enfermagem Sílvia Maria Alves Caldeira Berenguer, a 14 de novembro 2024, em Lisboa.

Foi aprovado em provas de agregação em Direito Henrique Mário Nunes Sousa Antunes, a 11 e 12 de dezembro de 2024, em Lisboa.

Foi aprovada em provas de agregação em Ciências da Comunicação Rita Maria Brás Pedro Figueiras, a 9 e 10 de janeiro de 2025, em Lisboa.

Foi aprovado em provas de agregação em Simulação Médica Paulo Oom Ferreira de Sousa, a 14 e 15 de janeiro de 2025, em Lisboa.

© 2025 Universidade Católica Portuguesa

Back to homepage