Impacto da Investigação

Construir pontes entre a investigação e a sociedade

A Universidade Católica Portuguesa é uma instituição líder em investigação. Para além do compromisso com a investigação fundamental, a Universidade é reconhecida pelo impacto social da sua agenda de investigação e pela sua contribuição para a formulação de políticas.

A UCP é financiada por fundos privados e reconhecida pelo Estado Português como uma instituição universitária autónoma de utilidade pública. A investigação na UCP está organizada em Unidades de Investigação (Unidades de I&D) e Laboratórios Associados, seguindo o Sistema Científico Nacional implementado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). No âmbito deste modelo, a Católica tem vindo a ser bem-sucedida no garantir de fundos nacionais competitivos para as suas Unidades, contando com um Laboratório Associado e várias Unidades de Investigação em Ciências Sociais reconhecidos com o Selo de Excelência pela avaliação internacional competitiva levada a cabo pela FCT.

Apresenta-se uma síntese dos principais dados sobre a área da investigação da Universidade Católica Portuguesa no que respeita às unidades de investigação e investigadores, publicações, prémios científicos, patentes e projetos de interface da área com as empresas, produção cultural e artística, conferências e seminários realizados e redes internacionais de ensino e investigação às quais a Universidade pertence.