I&D e Programas de Doutoramento

Investigação e Ensino - Uma Abordagem Colaborativa

Na Universidade Católica Portuguesa, a Investigação e o Ensino funcionam de forma colaborativa. Os Programas de Doutoramento são ferramentas essenciais que fundamentam as atividades de Investigação e Desenvolvimento levadas a cabo pelas Unidades de Investigação.

Os Programas de Doutoramento da UCP são também um reflexo dos caminhos que a Universidade e as suas Unidades de Investigação consideram mais relevantes, abrangentes e inclusivos no envolvimento atempado dos Doutorandos nas atividades de formação em investigação, no âmbito da Unidade de Investigação associada ao Programa de Doutoramento em que o aluno está inscrito.

Os Doutorandos são convidados a participar ativamente na Investigação geral coletiva e nos projetos profissionais desenvolvidos em conjunto com outras Unidades de Investigação e Universidades Nacionais e Internacionais, bem como em cooperação com Instituições parceiras e empresas em Portugal e no estrangeiro.

As Unidades de Investigação da UCP procuram consolidar a relação entre reflexão teórica e prática em todos os sectores e Áreas de Investigação abrangidas pelas Unidades de Investigação e Ensino na UCP.

Esta abordagem de conjunto procura fomentar uma rede colaborativa e interinstitucional que se pretende funcionar, enquanto agente multidirecional propiciador de novas metodologias na produção de conhecimento e na criação de novas oportunidades de Investigação.