Estratégia e Princípios

Abrindo Fronteiras de Futuro

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) é uma Universidade vocacionada para a Investigação e caracterizada por uma visão humanista, empenhada em contribuir para o conhecimento e o bem-estar da sociedade. É uma Universidade Nacional com 4 polos regionais (Lisboa, Porto, Braga e Viseu), com fortes laços intersectoriais com as regiões envolventes, de acordo com uma estratégia de desenvolvimento coerente. Para além do compromisso com a investigação fundamental, a UCP é também reconhecida pelo impacto social da sua agenda de Investigação e pela sua contribuição para a formulação de políticas, alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. No âmbito da Estratégia de Investigação UCP2020, a UCP pretende fomentar investigação interdisciplinar e transversal. Por isso, vem preferencialmente a desenvolver trabalho deligação entre disciplinas de forma a abordar desafios sociais complexos.

A UCP está empenhada em fomentar um ambiente de investigação motivador e produtivo, ancorado na diversidade e igualdade. A Católica está, de igual modo, empenhada em oferecer amplas oportunidades que envolvam todos os Docentes e Investigadores, independentemente da sua nacionalidade, etnia, classe ou género. Nos últimos 50 anos, a Católica tem trabalhado no sentido de promover investigação relevante e de valor em diferentes domínios e disciplinas, estabelecendo-se na vanguarda do progresso científico e tecnológico e procurando construir uma comunidade académica com base nos princípios da verdade e do respeito pela dignidade e diversidade humana. Através das suas atividades de Investigação e formação superior, a UCP produz conhecimento e profissionais qualificados que são capazes de interagir e responder aos desafios multifacetados do nosso mundo global.

Princípios Orientadores

Enquanto Universidade vocacionada para a Investigação, a Católica define a sua ação e princípios orientadores baseados no entendimento de:

• A Investigação como base para o ensino e serviço comunitário;
  • A internacionalização extensiva enquanto compromisso institucional com a atração de diversidade internacional para a investigação, ensino e todos os níveis da estrutura organizacional;
  • Especialização inteligente fundamentada numa análise cuidada das valências científicas e educacionais da Universidade, permitindo assim um fortalecimento da excelência dos nossos projetos.

Plano Estratégico

O Plano Estratégico assenta no desenvolvimento de:

• Alianças estratégicas com universidades de renome, dado que a excelência da nossa formação requere um diálogo com instituições que partilham as mesmas mundividências e culturas na busca da excelência;
  • Parcerias estratégicas com agentes da sociedade civil, nomeadamente empresas, construindo assim pontes com o mundo profissional e estabelecendo ligações que são, nas condições atuais, decisivas para formação em investigação.