Submissão de Projetos

• A excelência na Investigação Científica

A conduta ética na investigação científica implica a aplicação de princípios éticos fundamentais e legislação vigente, em todos os domínios aplicáveis à investigação, pois todos eles podem colocar questões éticas. A ética é anterior à lei e à deontologia e está plasmada em tudo aquilo que fazemos, particularmente no modo como fazemos.

A ética é parte integrante do processo de investigação científica, desde a conceção até ao seu termo, e a conformidade ética - de qualquer projeto e processo de investigação -, é considerada essencial para promover a verdadeira excelência em investigação.

O Procedimento de apreciação Ética tem o seu enfoque na conformidade com normas e padrões éticos, legislação aplicável, convenções e declarações nacionais e internacionais, autorizações nacionais e aprovações éticas, proporcionalidade dos métodos e consciência dos proponentes no que diz respeito à observância dos elevados padrões éticos, assim como à imperiosidade de proteger e garantir a dignidade e integridade de todos os envolvidos, nas diferentes fases do processo de investigação.

O preenchimento do presente formulário é obrigatório e pretende ser uma ferramenta de apoio à preparação e apresentação de projetos/estudos de investigação à Comissão de Ética para a Saúde da Universidade Católica Portuguesa (CES-UCP), especialmente para elucidação dos elementos a apresentar. Leia atentamente a nota explicativa e preencha da forma mais completa possível. Anexo a este formulário está um documento com a sugestão de elementos essenciais para elaboração de um modelo de Consentimento Informado e Esclarecido.

A submissão apenas será válida após verificação do correto preenchimento deste formulário, assim como da presença de todos os documentos que podem atestar o seu conteúdo.

Depois de finalizado o preenchimento do presente formulário, e reunidos todos os documentos considerados pertinentes pelo(s) investigador(es), para a apreciação ética pela CES-UCP, os proponentes deverão enviar email dirigido ao presidente da CES-UCP solicitando a correspondente apreciação ética. Todos os documentos para análise devem estar anexos a esse correio eletrónico de modo a poderem integrar o processo individual de cada proponente.

Reunidos todos os elementos acima enunciados o processo de submissão está concluído e entrará em fase de apreciação pela CES-UCP. O estado do processo poderá ser consultado na página web destinada a esta CES. Todos os projetos apresentados para apreciação da CES-UCP estarão identificados – no sítio internet -, através do número de entrada, título do projeto e estado – em «apreciação», «parecer favorável» ou «parecer desfavorável».