Oportunidades de Investigação

Poderá encontrar a lista de todas as Unidades de Investigação & Desenvolvimento da UCP, que são responsáveis pelas oportunidades de investigação, na Página dos Centros de Investigação. No website de cada unidade, poderá encontrar informação detalhada sobre as oportunidades de investigação que estão disponíveis de momento e contactos.

A minha investigação debruça-se sobre a análise do comportamento do consumidor. Mais especificamente, procura compreender os consumidores e os trabalhadores a partir de uma perspectiva social e psicológica e desenvolver conhecimento que possa melhorar as vidas dessas pessoas. Investiguei, por exemplo, por que é que ter experiências (p.ex. um concerto musical) faz mais pela felicidade do consumidor do que possuir objectos materiais (p.ex. um novo aparelho electrónico). A minha co-autora, Merrie Brucks, da Universidade de Arizona, e eu descobrimos que as experiências têm maior valor conversacional do que os objectos. Isto é, há maior probabilidade de as pessoas falarem acerca das suas experiências e esta interacção social que acontece após a experiência traz-lhes felicidade. Em colaboração com Sigal Barsade de Wharton, estou a colocar esta questão da felicidade no campo dos trabalhadores, perguntando: Os trabalhadores cujas funções se centram em torno de oferecer experiências aos consumidores (vs. objectos) retiram mais felicidade desses trabalhos? Descobrimos que sim e que a explicação reside no facto de que providenciar experiências aos outros é sentido como tendo mais significado para o trabalhador do que vender objectos. Este e outros projectos beneficiaram directamente de recursos que me foram disponibilizados pela Católica Lisbon School of Business and Economics. O LERNE deu-me acesso a dados fiáveis e reproduzíveis. Os fundos de investigação da FCT permitiram-me assistir a conferências internacionais todos os anos desde que me tornei membro da faculdade, pagar a assistentes de investigação e financiar experiências que levei a cabo online (na plataforma Mechanical Turk da Amazon). A acrescentar a estes bens tangíveis, o ambiente acolhedor e motivador na faculdade fomenta uma mentalidade de investigação que se traduz em trabalho de alta qualidade que o nosso corpo docente tem vindo a publicar em várias revistas de topo.

Investigar  na Católica tem sido uma óptima experiência. Aprecio especialmente o ambiente motivador da Faculdade. Tal fez com que desenvolver o ‘Smart City Innovation Lab’ na CLSBE fosse  um processo fácil e um grande sucesso.

A Católica tem sido, tanto para mim como para outros colegas internacionais, um óptimo ambiente para levar a cabo investigação, principalmente devido a uma combinação de factores: (i) um ambiente acolhedor/colaborativo/interdisciplinar (onde é muito fácil não só trabalhar em conjunto com pessoas da mesma área, como também obter feedback rápido e ponderado de pessoas de outras áreas), (ii) a presença de fortes incentivos (formais e informais) à publicação em revistas de topo e (iii) um orçamento de investigação generoso.

O meu contacto com o Instituto de Estudos Políticos teve início na sua origem. De facto, tive a oportunidade de aprofundar o meu gosto pela filosofia e teoria política, bem como receber dos seus académicos o conhecimento e o gosto pela investigação.

Gostaria de saudar a determinação, senão até a audacidade, com que a administração e os seus múltiplos colaboradores foram capazes de erguer e, ao longo de vários anos, reinventar um espaço único de reflexão político-filosófica em Portugal. O contacto que eu estabeleci ali com académicos de várias abordagens teórico-metodológicas foi essencial na minha decisão de me candidatar a um Programa de doutoramento em Cambridge, onde hoje me é oferecido o privilégio de explorar uma vocação que posso dizer ter descoberto enquanto estudante do Instituto de Estudos Políticos. Assim, e pelo sólido trabalho entretanto completado com vários outros estudantes, expresso aqui todo o meu reconhecimento.

Investigação na Católica Áreas e Centros Áreas de Investigação Centros de Investigação Investigação Interdisciplinar Oportunidades de Investigação Inovação Apoio à Investigação Projetos

Informação sobre oportunidades de investigação:

Se não está a conseguir encontrar a informação que procura em relação a oportunidades de investigação, por favor contacte o Gabinete de Investigação e Inovação com informação detalhada relativamente à sua questão.

Informação sobre oportunidades de investigação: