Investigação Interdisciplinar

O CAtólica REsearch (CARE) é um fórum que pretende cultivar e estimular um ambiente interdisciplinar entre as unidades de investigação e desenvolvimento, bem como entre o CARE e outras entidades e instituições nacionais e internacionais de várias áreas de investigação.

A colaboração interdisciplinar é um elemento-chave no desenvolvimento de respostas mais aprofundadas e simultaneamente mais abrangentes que permitam lidar com as grandes questões e desafios que as sociedades enfrentam hoje em dia.

Ao adotar uma abordagem multi-perspetiva, a investigação interdisciplinar pode enfrentar problemas e apresentar soluções para um leque mais amplo de empresas, indústrias e realidades societais, contribuindo para um desenvolvimento regional, nacional e internacional que é impulsionado pelo conhecimento.

Exemplos de projectos colaborativos interdisciplinares na UCP:

Colab DTx

DTx logo

A Universidade Católica Portuguesa foi uma das três universidades que integrou a candidatura do CoLAB DTx – Digital Transformation: experienciando o futuro, promovida pela Universidade do Minho e recentemente aprovada pela FCT.

Para o reconhecimento definitivo deste CoLAB é necessário que os parceiros sejam membros da associação sem fins lucrativos Laboratório Colaborativo em Transformação Digital – DTx, no caso da UCP, como membro associado. A UCP participa neste projecto através dos centros de estudo CEPCEP, CECC, CUBE, CITAR E CCD.

O Laboratório Colaborativo DTx tem por missão investigar novos paradigmas de desenvolvimento de tecnologias materiais, hardware e software no âmbito da conceção de produtos e serviços e dos seus variados interfaces com processos profissionais e sociais em geral, estudando as consequentes mudanças organizacionais, culturais, sociais e comportamentais, através da colaboração entre a academia e a indústria.

A participação da UCP insere-se neste domínio e vai permitir alargar a rede de colaborações com parceiros relevantes, nomeadamente do setor empresarial, representado no DTx por empresas como a Bosch, Accenture, Embraer, IKEA, NOS, Primavera, Simoldes, WeDo, etc. O CoLAB DTx terá a oportunidade de aceder a fundos que permitam desenvolver a investigação na área e o estabelecimento de parcerias relevantes.

REVIJ

Reparation to the victim in the European Juvenile Justice Systems: Comparative analysis and transfer of best practices

REVIJ

O projeto REVIJ - Reparação à Vítima nos Sistemas Europeus de Justiça Juvenil: Análise Comparativa e Transferência de Boas Práticas - tem como objetivo realizar uma análise comparativa das medidas previstas de reparação à vítima de crimes praticados por jovens inseridos nos Sistemas de Justiça Juvenil Europeus em seis países europeus, entre os quais Portugal. Este projecto está orientado para compreender: a) a conformidade europeia com a Directiva 2012/29 / UE do Parlamento Europeu e do Conselho; b) práticas de parceiros sobre a justiça restaurativa em relação ao campo da justiça juvenil e direitos das vítimas.

iCheese

Cynara Innovation for best Cheese

O Grupo Operacional iCheese reúne os principais stakeholders envolvidos na fileira dos Queijos Tradicionais de Portugal coagulados com o extrato aquoso de flores secas de Cynara cardunculus. A Escola Superior de Biotecnologia e o Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) da UCP estão envolvidos no projeto, trabalhando com outras universidades, empresas e associações de produtores. Mais informação aqui.