Informação Geral

Perguntas & Respostas

O COVID-19 é o nome oficial, atribuído pela Organização Mundial da Saúde, ao novo coronavírus que foi identificado pela primeira vez em humanos, no final de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei.

As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas semelhantes a uma gripe comum com mal-estar, congestão nasal, infeção respiratória aguda com febre, dor de garganta, tosse. Em casos mais sérios pode haver uma pneumonia grave com falência renal e de outros órgãos e eventual morte.

Caso tenha estes sintomas, antes de se deslocar a um serviço de saúde, deve ligar 808 24 24 24 (SNS24), informando sobre a sua condição de saúde, seguindo as orientações que vierem a ser indicadas.

A doença pode espalhar-se entre pessoas através de pequenas gotículas do nariz ou da boca que podem ser emitidas quando uma pessoa infetada com COVID-19 tosse ou espirra. Estas gotículas podem alojar-se também em objetos e superfícies. A transmissão de COVID-19 pode acontecer após algumas das situações atrás referidas e por transporte do vírus por contaminação das mãos e consequente manipulação de áreas dos seus olhos, nariz ou boca.

Será importante o cumprimento de regras de distanciamento social, por exemplo, se possível ficar a mais de 1 ou 2 metros de distância de uma pessoa que está doente e evitar apertos de mão, beijos e abraços.

A maioria das pessoas infetadas tem uma doença leve e recuperam, mas pode ser mais grave para outras pessoas. Cuide da sua saúde e proteja os outros, fazendo o seguinte:

  • Limpe e lave frequentemente e completamente as mãos (saiba mais aqui) com uma solução à base de álcool e lave-as com água e sabão;
     
  • Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre si e qualquer pessoa que esteja a tossir ou espirrar;
     
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos sujas;
     
  • Sempre que tossir ou espirrar, certifique-se que cobre a boca e o nariz com o cotovelo ou com um lenço de papel dobrado. De seguida, deverá deitar fora, de imediato, o lenço.
     
  • Fique em casa se não estiver bem. Se tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, antes de se deslocar a um serviço de saúde, deve ligar 808 24 24 24 (SNS24), informando sobre a sua condição de saúde e história de viagem (caso tenha existido), seguindo as orientações que vierem a ser indicadas.
     
  • Nas suas atividades diárias, privilegie o contacto por chamada telefónica ou e-mail.
  • Fumar;
     
  • Não usar máscara em espaços fechados: o uso de máscara é obrigatório em espaços fechados. Saiba como colocar a máscara corretamente aqui.
     
  • Fazer automedicação, por exemplo com antibióticos ou outros medicamentos;
     
  • Dar apertos de mão, abraços e beijos.
     
  • Contacto pessoal, quando existir sintomatologia. Caso esteja em casa deverá contactar a linha SNS24, através do número 808 24 24 24.

Mantenha-se calmo, mantenha o distanciamento social razoável e antes de se deslocar a um serviço de saúde, deve ligar 808 24 24 24 (SNS24), informando sobre a sua condição de saúde e história de viagem (caso tenha existido), seguindo as orientações que vierem a ser indicadas.

Caso se identifique uma situação compatível com infeção por COVID-19, deverá entrar contacto com contacto com as Linhas de Apoio:

UCP em Lisboa:  217 21 40 64

UCP no Porto: covid19@porto.ucp.pt

UCP em Braga: 253 20 61 11

UCP em Viseu: 232 41 95 63