Serviços

Formação de utilizadores


As Bibliotecas da UCP disponibilizam planos de formação regulares para os seus utilizadores, os quais visam a sua capacitação para a eficiente utilização dos recursos disponíveis, bem como a aquisição de outras competências relacionadas com a literacia da informação e digital. As inscrições para estas iniciativas podem ser efetuadas a partir da área pessoal (link) de cada utilizador ou através dos contactos gerais da respetiva Biblioteca. Os docentes poderão igualmente solicitar a realização de ações de formação específicas sobre recursos de informação científica. Estes pedidos deverão ser dirigidos à direção de cada Biblioteca para apreciação e agendamento.

 

Referência e pesquisa


O serviço de referência e pesquisa consiste num apoio personalizado oferecido aos utilizadores, com o objetivo de os orientar e autonomizar nos processos de pesquisa, recolha e utilização de recursos de informação, físicos e eletrónicos. Este serviço pode ser assegurado de diversas formas: presencialmente (pode ser realizado um agendamento prévio), correio eletrónico, telefone, ou ainda através do Catálogo Bibliográfico que disponibiliza funcionalidades especificamente concebidas para esse efeito.

 

Apoio à investigação


As Bibliotecas da UCP garantem o apoio aos investigadores nas várias fases do processo de investigação científica, nomeadamente, esclarecimento de políticas nacionais e europeias de Acesso Aberto e de Dados de Investigação; recomendação para a publicação e uso da informação; monitorização do depósito de publicações e dos dados de investigação; avaliação do impacto e alcance da produção científica. Este serviço, assegura igualmente a realização de ações de formação, a pedido ou por convite, dirigidas a investigadores e gestores de ciência, nas seguintes áreas: perfis de investigadores, revistas indexadas e suas métricas, publicar em Acesso Aberto, uso e reutilização da informação, editoras predatórias, entre outras.

 

Empréstimo domiciliário


As Bibliotecas da UCP asseguram o serviço de empréstimo domiciliário, salvaguardando que apenas estão disponíveis para o efeito as obras de acesso não condicionado. Este serviço contempla ainda a possibilidade da requisição de obras que se encontrem em qualquer Biblioteca da UCP, ainda que o pedido esteja sujeito a uma avaliação por parte da Biblioteca à qual esta pertence, e à possível afetação de custos decorrentes do transporte nos pedidos com caráter de urgência. Todas as condições de utilização do serviço de empréstimo domiciliário estão descriminadas no Regulamento das Bibliotecas da UCP (link), nomeadamente, os prazos e limites dos empréstimos, as renovações, as reservas de obras, as penalizações por atraso nas devoluções, e as indemnizações por extravio ou dano.

 

Empréstimo interbibliotecas


Através do serviço de empréstimo interbibliotecas os utilizadores podem aceder a obras de outras bibliotecas, nacionais e estrangeiras. Estes pedidos podem ser efetuados através da área pessoal (link) de cada utilizador ou, excecionalmente, por correio eletrónico ou presencialmente no serviço de atendimento de cada Biblioteca. Os custos inerentes a este serviço estarão afixados no preçário correspondente, devidamente publicitado na receção de cada Biblioteca e na área pessoal de cada utilizador no Catálogo Bibliográfico, na secção destinada ao serviço de empréstimo interbibliotecas.

 

Extensão cultural


As Bibliotecas da UCP realizam regularmente iniciativas de cariz cultural e científico, tais como, exposições bibliográficas, mostras de arte, debates e workshops, entre outros, a título individual ou em cooperação com entidades internas e externas. Por regra, a participação nestas iniciativas está aberta a todos os interessados independentemente de se constituírem membros da comunidade académica.

 

Gabinetes de trabalho em grupo


As Bibliotecas da UCP disponibilizam aos seus alunos, docentes e investigadores o acesso aos gabinetes de trabalho em grupo, quando disponíveis, e no respeito pela lotação máxima de cada um. A requisição destes gabinetes é realizada no serviço de atendimento, mediante a apresentação e entrega do cartão de identificação da UCP. Salienta-se que, entre outras normas que regulam a utilização destes espaços, inscritas no Regulamento das Biblioteca da UCP, que o utilizador que requisitar o gabinete é responsável pela conservação do espaço, equipamento, supervisão da chave/cartão de acesso e mobiliário existente, e que em caso de dano ou uso indevido, será responsabilizado e suportará os custos de reparação do que for danificado. Os utilizadores são ainda responsáveis pelos seus bens pessoais, não podendo ser imputada à Biblioteca qualquer responsabilidade em caso de dano ou furto dos mesmos.

 

Aquisição de obras


As Bibliotecas da UCP providenciam a aquisição, tratamento técnico e disponibilização das obras sugeridas por utilizadores internos, assim se afigurem como academicamente relevante. Estas pedidos devem ser formulados a partir da área pessoal (link) de cada utilizador no Catálogo Bibliográfico. De referir que as sugestões serão submetidas à apreciação de um docente identificado pela respetiva Unidade Académica para o efeito e, caso a avaliação seja positiva, a obra será adquirida e disponibilizada na coleção da Biblioteca correspondente.

 

Fotocópia e digitalização


Os utilizadores poderão fotocopiar e digitalizar, na medida em que a Biblioteca disponibilize equipamentos para tal, os recursos físicos de informação disponíveis em regime de acesso direto, em estrita observância do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos. Em algumas Bibliotecas, a reprodução, fotocópia ou digitalização de parte de qualquer obra reservada só poderá ser realizada pelos seus colaboradores, constituindo um serviço disponibilizado a toda a Comunidade, mediante pagamento de eventuais custos associados.