Pesquisa, Recuperação e Gestão de Recursos de Informação

As Bibliotecas da Universidade Católica Portuguesa asseguram um conjunto de serviços os quais, de forma integrada, visam auxiliar os utilizadores na pesquisa, recuperação e gestão de recursos de informação relevantes para o seu percurso académico ou ao nível da investigação. De forma complementar a um vasto plano formativo e de materiais de apoio que se encontram à disposição da comunidade académica disponibilizados pelas Bibliotecas para promover uma relação eficiente entre todos os seus utilizadores e os recursos de informação, destacam-se ainda os seguintes serviços:

O serviço de referência e pesquisa consiste num apoio personalizado oferecido aos utilizadores, com o objetivo de os orientar e autonomizar nos processos de pesquisa, recolha e utilização de recursos de informação, físicos e eletrónicos. Este serviço pode ser assegurado de diversas formas: presencialmente (pode ser realizado um agendamento prévio), correio eletrónico, telefone, ou ainda através do Catálogo Bibliográfico que disponibiliza funcionalidades especificamente concebidas para esse efeito. 

As Bibliotecas da UCP asseguram o serviço de empréstimo domiciliário, salvaguardando que apenas estão disponíveis para o efeito as obras de acesso não condicionado. Este serviço contempla ainda a possibilidade da requisição de obras que se encontrem em qualquer Biblioteca da UCP, ainda que o pedido esteja sujeito a uma avaliação por parte da Biblioteca à qual esta pertence, e à possível afetação de custos decorrentes do transporte nos pedidos com caráter de urgência. Todas as condições de utilização do serviço de empréstimo domiciliário estão discriminadas no Regulamento das Bibliotecas da UCP, nomeadamente, os prazos e limites dos empréstimos, as renovações, as reservas de obras, as penalizações por atraso nas devoluções, e as indemnizações por extravio ou dano. 

Através do serviço de empréstimo interbibliotecas os utilizadores podem aceder a obras de outras bibliotecas, nacionais e estrangeiras. Estes pedidos podem ser efetuados através de correio eletrónico ou presencialmente no serviço de atendimento de cada Biblioteca. Os custos inerentes a este serviço estarão afixados no preçário correspondente, devidamente publicitado na receção de cada Biblioteca. 

As Bibliotecas da UCP providenciam a aquisição, tratamento técnico e disponibilização das obras sugeridas por utilizadores internos, assim se afigurem academicamente relevante. De referir que as sugestões serão submetidas à apreciação de um docente identificado pela respetiva Unidade Académica para o efeito e, caso a avaliação seja positiva, a obra será adquirida e disponibilizada na coleção da Biblioteca correspondente. 

Os utilizadores poderão fotocopiar e solicitar a digitalização de documentação, em estrita observância do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos. Em algumas Bibliotecas, a reprodução, fotocópia ou digitalização de parte de qualquer obra reservada só poderá ser realizada pelos seus colaboradores, constituindo um serviço disponibilizado a toda a comunidade, mediante pagamento de eventuais custos associados.